GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Acompanhe momento a momento a convulsão na Líbia nesta quinta-feira

Pessoas são vistas em cima de um veículo blindado na cidade de Shahat, no leste da Líbia / Reuters

Acompanhe os principais acontecimentos da crise na Líbia (no horário brasileiro), e a tentativa de derrubada do regime de Muamar Kadafi, no poder desde 1969:
19h00m: Dois navios enfretaram mar agitado para levar cerca de 4.500 trabalhadores chineses que estavam na Líbia para a ilha de Creta. O mau tempo deixou centenas de americanos presos em uma embarcação em Trípoli, informa a agência de notícias Associated Press.
18h32m: Segundo o "Guardian", a companhia de telefonia móvel da Líbia mandou mensagens de texto para seus clientes, provavelmente obedecendo a ordens do governo, citando um decreto do xeique Saleh Fauzan que ordena as pessoas a não assitirem canais de TV por satélite, como Al-Jazeera, "que transmitem boatos e incitam derramamento de sangue muçulmano".
18h08m: De acordo com a rede de TV al-Jazeera, manifestantes que apoiam Kadafi estão tentando invadir a embaixada do Catar em Trípoli. Os diplomatas do país, no entanto, não estão mais lá.
18h06m: O Canadá vai enviar um avião de carga militar para resgatar os seus cidadãos que estão na Líbia, disse o chanceler Lawrence Cannon, segundo a agência Reuters.
17h30m: Ahmed Kadafi al-Dam, primo do ditador líbio e um de seus principais colaboradores, teria desertado e ido para o Egito em protesto contra a violência usada pelo regime. A informação é da rede al-Arabiya, que diz que a deserção seria a mais significativa desde o início da revolta.
17h21m: Al-Jazeera diz que forças de Kadafi usaram gás venenoso em ataque contra a cidade de Misurata, a cerca de 200 quilômetros de Trípoli.
17h04m: Reuters: França vai pedir reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU para discutir a situação do conflito na Líbia e possíveis sanções ao país, disse a assessoria do presidente Nicolas Sarkozy.
16h48m: Após boatos, autoridade de Washington afirma que não há razão para o governo dos EUA acreditar que Kadafi esteja morto, informa a agência Reuters.
16h10m: Os Estados Unidos estão preparados para caminhar em direção à suspensão da Líbia do Conselho de Direitos Humanos da ONU para tentar parar com a violência no país de norte da África, diz o Departamento de Estado sem dar detalhes à agência Reuters.
16h:05 Casa Branca diz que um bloqueio do espaço aéreo da Líbia está entre as opções analisadas pelos Estados Unidos e seus aliados como relação à crise.
16h00m: Muamar Kadafi cometerá suicídio como Adolf Hitler fez no fim da Segunda Guerra Mundial em vez de se entregar ou fugir, disse um ex-ministro líbio a um jornal sueco em entrevista publicada nesta quinta-feira. "Os dias de Kadafi estão contados. Ele fará o que Hitler fez. Ele tomará sua própria vida", disse o ex-ministro da Justiça Mustafa Mohame Abud Al Jeleil ao Expressen, em entrevista em Al Bayda.
15h57m: Segundo o "Guardian", o secretário de Defesa do Reino Unido, Liam Fox, anuncia que o país e membros da OTAN estão planejando resgatar estrangeiros que trabalham na indústria petrolífera líbia. O resgate será feito por terra e mar.
15h48m: O governo da Suiça decretou o congelamento dos bens de Kadafi no país. A ordem foi motivada pelo uso da violência contra os manifestantes anti-governo. Em um comunicado, o governo suiço disse que quer prevenir que os bens de Kadafi na sejam usados de forma errada. A Suíça também já havia bloqueado os bens dos presidentes da Tunisia e do Egito, mas apenas depois que eles foram depostos. Como Kadafi ainda mostra resistência a deixar o poder, mesmo com toda a pressão do povo líbio e de autoridades internacionais, seus bens foram apenas congelados.
15h38m: Casa Branca diz que não deixa de cogitar nada em relação a sua resposta à crise na Líbia. Quando perguntado, em coletiva de imprensa, se os Estados Unidos consideram opções militares, o porta voz da Casa Branca, Jay Carney, diz que não deixa cogitar nada. Ele afirma que a situação da produção de petróleo no norte da África requer "ação rápida".
15h30m: De acordo com o "Guardian", todos os campos de petróleo do sul estão sob controle rebelde. Moustafa Raba'a, um engenheiro mecânico da empresa Sirte, teria dito que os rebeldes colocaram pressão para que os gerentes da refinaria parassem de trabalhar e protegessem os estrangeiros que estavam com eles. Ele teria afirmado que o bloqueio impediu que 80 mil barris de petróleo fossem exportados somente do campo de Dregga.
15h28m: Estados Unidos anunciam apoio a expuslão da Líbia do Conselho de Direitos Humanos da ONU, segundo agência Reuters.
15h26: Conselho de Segurança das Nações Unidas concorda em considerar outras opções contra o regime do líder líbio Muamar Kadafi que poderiam incluir sanções. De acordo com Mark Lyall Grant, embaixador britânico nas Nações Unidas, os diplomatas disseram em reunião com o Conselho que é imperativo que os países membros pensem nas próximas medidas, já que Muamar Kadafi falhou em atender a exigência do conselho de pôr um fim na violência contra protestantes opositores do governo, informou AP.
15h04m: A Organização Internacional de Migrações informou que pelo menos 30 mil pessoas, principalmente tunisianos e egípcios, já saíram da Líbia. Do total, apenas 325 eram cidadãos líbios. Já o Alto Comissariado da ONU para refugiados informou que nenhum navio com refugiados em busca de asilo partiu para a Europa, segundo informa o "El País".
14h54m: De acordo com a agência de notícias Reuters, a Arábia Saudita está negociando a exportação de petróleo com refinarias europeias afetadas pela crise na Líbia. Integrantes do governo saudita disseram que o país está disposto a reforçar a falta de oferta do óleo no continente.
14h42m: Reino Unido apela para que o mundo coloque pressão maior sobre Kadafi e União Européia diz que está considerando enviar uma força de intervenção humanitária ao país, diz agência Reuters.
14h42m: O jornal líbio "Quryna" informa que 23 pessoas morreram e 44 ficaram feridas nos confrontos na cidade de Zawiyah entre oposicionaistas de Kadafi e forças leais a ele.
14h36m: Em um artigo divulgado hoje, Fidel Castro acusa a mída europeia de preparar terreno para que os Estados Unidos possam ordenar uma invasão militar na Líbia e chamou os conflitos do país de "guerra civil", diz "El País".
14h23m: Correspondente da al-Jazeera na fronteira do Egito com a Líbia diz pelo Twitter que egípcios que vivem no país vizinho estão sendo orientados por mercenários e passam difuculdades para retornar à terra natal. " Não há Nações Unidas, não há abrigo para essas pessoas que estão tentando escapar da violência na Líbia", disse o repórter.
14h20m: Diplomatas ponderam se Líbia deve ou não ser suspensa do Conselho de Direitos Humanos da ONU devido a possíveis crimes contra a humanidade cometidos por Kadafi, diz a agência AP.
14h12m: De acordo com a TV al-Jazeera, os egípcios que moram na Líbia estão atravessando a fronteira de volta para o Egito. Eles dizem que são alvos especiais dos mercenários.
13h30m: Avião com mais de cem brasileiros ligados a Odebrecht aterrissa em Valeta, capital de Malta, originário de Trípoli. (Leia mais)
13h07m: Autoridade francesa diz à agência Reuters que mais de 2.000 pessoas podem ter morrido no levante na Líbia.
12h53m: Sob protestos de funcionários, o embaixador da Líbia no Brasil, Salem Ezubed, garantiu que permanece na função e falou que a deserção seria "uma traição à Líbia, à honra e a sua família".(Leia mais)
12h39m: CNN - O embaixador líbio na Jordânia, Mohammed Hassan al-Barghathi, diz, durante coletiva de imprensa em Amã, que está abandonando o cargo devido à crise em seu país.
12h14m: A agência AP informa que homens do Exército e milicianos leais a Kadafi investiram contra rebeldes líbios que se insurgiram em cidades próximas à capital, atacando uma mesquita onde muitos realizavam um protesto contra o governo. As forças de seguranças teriam atacado manifestantes que tomaram controle de um aeroporto. Um médico na mesquita teria dito que dez pessoas foram mortas.
12h10m: Principais terminais de petróleo a leste da capital líbia estão sob controle de rebeldes, dizem moradores de Benghazi, segundo a agência Reuters. De acordo com um morador, as exportações continuam. Outro residente teria dito que o fluxo foi afetado.
11h42m: França pede que equipe da Onu seja enviada à Líbia para investigar possíveis crimes contra a humanidade devido às convulsões no país. O ministro da Defesa Alain Juppe disse que espera que o poder de Kadafi esteja chegando ao fim e afirmou que participaria de um eventual movimento por sanções internacionais contra o petróleo líbio, diz agência Reuters.
11h40m: Segundo informa a agência Reuters, a italiana Eni, maior produtora na Líbia, afirmaque crise no país tirou 1,2 milhão de barris de petróleo do mercado global.
11h36m: Autoridade de alto escalão da Otan diz que a aliança liderada pelos Estados Unidos não tem planos de intervir na Líbia, já que qualquer ação requereria autorização da ONU, segundo agência Reuters.
11h34m: Pelo menos dez pessoas estariam mortas e dezenas feridas na cidade de Zawiyah. Número de mortos deve crescer porque um tiroteio impede feridos de alcançar hospital, diz principal jornal líbio, "Quryna".
11h30m: Autoridades líbias alertam aos jornalistas estrangeiros que estão entrando na Líbia sem a autorização do governo que eles serão considerados colaboradores da al-Qaeda e terão a sua prisão decretada, segundo informações veiculadas pela agência AP.
11h17m: Muamar Kadafi faz discurso na televisão estatal. Diferente da vez anterior, não foi exibida imagem do ditador. Ele culpa a al-Qaeda pelo levante contra o seu regime e diz que alguns dos manifestantes são procurados pelos Estados Unidos. Kadafi diz que Osama bin Laden está por trás da revolta e que os manifestantes estão sendo instigados por leite e Nescafé misturados com drogas alucinógenas.
Pessoas celebram em cima de blindado do exército em Shahat, cidade ao leste da Líbia/ Reuters 10h56: : Petrobras informa que retirou quatro funcionários e três familiares de Trípoli, capital da Líbia, na manhã desta quinta-feira, e que todos passam bem.
10h15m: Moradores de Benghazi destroem quartel usado por mercenários africanos recrutados por Kadafi para combater a revolta nessa cidade do leste da Líbia.
10h03m: Residentes de Benghazi prendem mercenários e organizam comitês para tirar a cidade do poder do líder líbio Muamar Kadafi, diz agência Reuters.
9h54m: De acordo com WikiLeaks, o misterioso fundo soberano do governo líbio tem 32 bilhões de dólares depositados em vários bancos dos EUA,além de investimentos em Londres, segundo comunicações diplomáticas americanas, de acordo com a agência Reuters.
8h55m: Vários relatos de tiroteio entre forças de segurança e manifestantes e delegacia de polícia está em chamas,na cidade líbia de Az-Zawiyah, situada 50 quilômetros a oeste da capital, Trípoli, diz a agência Reuters. Fontes dizem a al-Jazeera que o exército invadiu a cidade esta manhã, atirando contra manifestantes durante quatro horas.
8h14m: Brasileiros que deixaram capital líbia chegam a SP. Engenheiro diz que não enfrentou problemas para sair de Trípoli.
8h12m: Governo exige rendição e oferece dinheiro por pistas sobre rebeldes Comitê convoca cidadãos a cooperar.
7h57m: Após tomarem mais cidades no oeste, opositores avançam rumo a Trípoli. Kadafi fica entrincheirado na capital líbia, que seria uma "cidade fantasma".

Nenhum comentário: