GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Caraguatatuba apresenta culinária caiçara no Festival Revelando São Paulo

Entre os dias 6 e 10 de julho, Caraguá participou da 15ª edição do Revelando São Paulo – Vale do Paraíba, realizado em São José dos Campos, no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”. O evento reuniu gastronomia, artesanato, músicas, danças e costumes tradicionais da cultura paulista.
Nesta edição, Caraguá apresentou o prato “Caiçarola de Frutos do Mar”, desenvolvido e criado pelo chef de cozinha, Manoel Vicente da Silva, conhecido como Manú.
Para o chef, que participa do festival há oito anos, esta receita é uma homenagem aos caiçaras de Caraguá. “Amo cozinhar e me sinto realizado ao participar de eventos como este e poder ver o público saboreando meus pratos. O verdadeiro cozinheiro é aquele que se alimenta ao ver as pessoas se deliciando com as suas invenções”, afirma.
A Secretária de Educação de Caraguá, Marta Regina de Oliveira Braz, disse que participar deste evento, é poder admirar a cultura artística e gastronômica do Estado de São Paulo.
Durante os cinco dias, o público visitou stands de artesanato de peças em fibras naturais, cerâmica e bonecas de pano. No quesito musical, Caraguá foi representada pela Orquestra de Viola Caipira “Estrela de Ouro”; Cia. de Folia de Reis de Santo Antonio, do bairro Tinga; pela Fanfarra Municipal Comunidade Alaor (Famcal) e pelos bonecões gigantes.
Cerca de 100 municípios do estado, participaram desta edição do Revelando São Paulo. A proposta das atividades é resgatar a cultura de comunidades caipiras, caiçaras, piraquaras, tropeiras, quilombolas e indígenas.
Revelando São Paulo - O Programa Revelando São Paulo foi criado em 1996 pela Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Sempre voltado para a Cultura Tradicional do Estado de São Paulo (Patrimônio Imaterial) é um articulador e promotor de ações e políticas culturais em todo o Estado, envolvendo pesquisas, relações institucionais, contatos com as mais diversas comunidades, diálogos e parcerias com os dirigentes culturais dos municípios e instituições privadas de natureza cultural e/ou educacional.
No festival, participam mais de 300 grupos de cultura tradicional, como batuques, folias, jongos, congos, grupos folclóricos de comunidades de imigrantes, cururus, comunidades indígenas, trança fitas, bandas e fanfarras, irmandades religiosas, quilombolas, violeiros e orquestras de violas, ciganos, fandangos, além da rica culinária paulista e, também, seu rico artesanato, em mais de 180 estandes. Atualmente são promovidas quatro edições do Festival por ano: Entre Serras e Águas, em Atibaia; Vale do Ribeira, em Iguape; Vale do Paraíba, em São José dos Campos; e Capital, em São Paulo.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-5661.

Nenhum comentário: