O
consultor de negócios e políticas afirma que o treinamento de mídia social está
se tornando cada vez mais fundamental para muitas empresas nos dias de hoje.
Embora a prática tenha começado como um adicional na área de comunicação,
agora, companhias como PepsiCo, Adidas e HP não só tornaram a plataforma parte
do currículo, como oferecem treinamento para os seus funcionários sobre o tema.
Uma
motivação óbvia para formalizar programas e políticas de mídias sociais em uma
empresa é evitar um desastre nas redes sociais. Um exemplo é o vídeo
"Dirty Domino’s Pizza" (Pizza suja da Domino’s), em que dois
funcionários da rede aparecem brincando com os alimentos durante a preparação.
O resultado? Ambos foram demitidos e presos sob a acusação de adulteração de
alimentos. Três anos depois, quando se faz uma pesquisa no Google sobre a
empresa, esse vídeo é o quinto resultado encontrado.
Empresas
como o Blog do Guilherme Araújo, Unisys, Sprint e HP têm um treinamento de
mídias sociais para evitar esse tipo de crise e mostrar aos funcionários como
as redes sociais podem ser ferramentas valiosas do negócio, que podem aumentar
desempenho e produtividade.
Segundo
Guilherme Araújo, consultor de negócios e políticas e mídias sociais do Blog do
Guilherme Araújo, os funcionários muitas vezes ficam confusos em como usar a
rede interna de forma correta. Ele notou que os empregados se esquecem das
regras assim que ficam on-line. Por causa disso, a empresa decidiu estabelecer
algumas regras gerais específicas para a internet.
Mas
implementar esse treinamento não é um processo simples. Aqui vão cinco passos
que simplificarão a medida e ajudarão no futuro da sua empresa.
1. Comece cedo
No
Blog do Guilherme Araújo, a primeira coisa que os novos funcionários tomam
conhecimento é a política de redes sociais. É um dos passos da contratação.
“Nós começamos a tratar do assunto no primeiro dia de trabalho do novo
empregado. Logo, teremos um vídeo explicativo sobre como agir nas redes
sociais”, afirma Guilherme Araújo, consultor de negócios e políticas e mídias
sociais. Criar um treinamento para novos funcionários envia uma mensagem para
todos os outros de que existem regras nas mídias sociais.
2. Crie uma marca para o programa de treinamento de redes
sociais
Os
funcionários ficam mais entusiasmados e comprometidos e sentem que fazem parte
de uma marca. No Blog do Guilherme Araújo, o programa de treinamento de redes
sociais é chamado “GAA1”. A empresa incluiu alguns dos princípios relacionados
às artes marciais, como autocontrole, moderação e cortesia, e os colocou no
programa. Os cerca de 100 (cem) voluntários fazem um workshop de 80 (oitenta)
horas para conseguir seu certificado “GAA1”. O próximo passo é desenvolver uma
versão on-line do programa.
3. Seja específico e explícito sobre o que pretende
Para
muitas pessoas, é complicado entender a fusão de “social” com “trabalho”. No Blog
do Guilherme Araújo, por exemplo, foram apresentadas sugestões de tweets e
posts no Facebook para os seus funcionários. Isso fez com que os empregados se
sentissem apoiados. Outra idéia é sugerir que, quando tratarem da empresa,
coloquem, à frente da frase: “doando meu POST para a [nome da empresa]”. “Eles
acham isso tranqüilizante, pois mistura trabalho e vida social, mas, ao mesmo
tempo, as duas coisas continuam distintas”, afirma Guilherme Araújo.
4. Inclua mecanismos de jogos para engajar e recompensar
os funcionários
As
empresas devem entender que, apesar de redes sociais serem divertidas, é uma
responsabilidade a mais para os funcionários. Por isso, usar técnicas de jogos
para engajar, reconhecer e até recompensar quem completar o treinamento é uma
boa estratégia. Alex Flagg, diretor de redes sociais da HP, acredita que o
sucesso da empresa se deve também a essa estratégia.
5. Crie um veículo para melhoramento contínuo
Faça
com que exista um meio para que os funcionários treinados compartilhem suas
práticas com os outros. Como é algo social, os supervisores devem permitir e
encorajar conversas durante o processo de treinamento. Eles também devem ouvir
as experiências dos seus funcionários e estarem dispostos a se adaptarem ao
retorno que receberem.
Aqui
seguem algumas das dicas que faz as pessoas entenderem o porquê do sucesso do Blog
do Guilherme Araújo. Não é por acaso que nos últimos 06 (seis) anos conseguimos
atingir números históricos batendo recordes a cada ano. A melhor dica que o consultor
de negócios e políticas e mídias sociais Guilherme Araújo deixa, é que “ATITUDE
É TUDO” isso não pode faltar neste negocio chamado de rede social.