GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Falta público


De uns meses para cá muita gente que costuma frequentar o Teatro Mario Covas, em Caraguá, está notando a falta de público em apresentações teatrais renomadas. Não se sabe se a falta de dinheiro ou o desgosto pelas atrações em cartaz, mas o fato é que ultimamente pouca gente está se dedicando a ir ao Indaiá assistir as apresentações artísticas. Uma pena se levarmos em consideração a estrutura do local.
Talvez a falta de público no teatro tenha a ver com a inauguração das novas salas de cinema da cidade. Uma concorrência e tanto, se levarmos em consideração os custos e o simples fato de o cinema estar constantemente com filas mesmo durante a semana.

Acostumar-se I


A notícia da transferência do bispo diocesano dom Antônio Carlos Altieri de Caraguatatuba para a cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, deixou o religioso preocupado com uma só questão. Ter de se acostumar com as baixas temperaturas do Sul do País.

Paulistano de nascimento, já morou em outros países com Roma, Angola e Japão, no entanto, esta será a primeira vez que o bispo se mudará de Estado e principalmente para uma região costumeiramente fria. “Não tenho dúvida de que um dos meus desafios será acostumar com o frio. Afinal, estou saindo de uma região litorânea e costumeiramente mais quente para morar em uma cidade famosa pelas temperaturas negativas”, disse dom Altieri.

Vice-presidente da CPI defende indiciamento de Perillo

O vice-presidente da CPI do Cachoeira, o deputado petista Paulo Teixeira (SP), defendeu o indiciamento do governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, por envolvimento com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Um relatório da Polícia Federal diz que Perillo firmou um “compromisso” com a Delta Construções, assim que assumiu o cargo, no ano passado. O acordo contava, diz a PF, com a intermediação de Cachoeira.
O acerto incluiria a liberação de créditos milionários da empreiteira com o governo goiano mediante suposto pagamento de propina a Perillo. O primeiro “compromisso”, segundo reportagem da revista Época desta semana, teria sido a compra da casa do governador de Goiás pelo contraventor. “Fechou o cerco. O relatório da Polícia Federal é a prova cabal de que a venda da casa foi para Cachoeira, foi pago com dinheiro da Delta e que houve uma vinculação entre os pagamentos de créditos para a empreiteira e a quitação das parcelas pela casa”, afirmou Teixeira.
Questionado sobre por quais crimes o governador de Goiás poderia ter o indiciamento sugerido pela comissão, Paulo Teixeira, que também foi líder do PT na Câmara, disse que não é possível saber agora. “Tem muitos tipos penais em que ele será enquadrado”, afirmou. A CPI tem prazo para encerrar os trabalhos em novembro, caso não seja prorrogada. Suas conclusões serão remetidas para o Ministério Público, que poderá, ou não, acatá-las.

O relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), preferiu não comentar a sugestão feita pelo colega de partido sobre o indiciamento de Perillo. “Nós falamos em lugares diferentes: não vou antecipar minha opinião a respeito do relatório final”, disse. “Os fatos são conhecidos da CPI. A novidade é que a Polícia Federal se manifesta na linha de estabelecer os vínculos do governador com a organização criminosa”, completou.
Para Cunha, os fatos reforçam o que ele já disse do governador: que Marconi “mentiu” à CPI sobre a venda da casa. No final de junho, o relator da comissão disse que a “história da casa” foi montada para negar a relação de Perillo com Cachoeira. Embora tenha admitido que Perillo “mentiu” à CPI, Cunha também não quis revelar se pedirá o indiciamento do governador por crime de perjúrio (falso testemunho) ao final dos trabalhos.
Em depoimento à comissão no dia 12 de junho, Perillo negou saber quem havia comprado a casa, tendo transferido toda a responsabilidade pela negociação ao ex-vereador Wladimir Garcez (PSDB). Na ocasião, o governador rebateu a suposição de que seria ligado a Cachoeira ou à Delta.

O jornal O Estado de S.Paulo procurou mas não localizou no domingo o advogado de Perillo, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que é quem fala pelo governador. A informação é de que Kakay tirou uns dias de férias depois da cassação de Demóstenes Torres (sem partido-GO), outro cliente seu.
Teixeira afirmou ainda que o governador tem de ser reconvocado para depor em agosto. Nesta segunda-feira, o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) deve apresentar um requerimento para chamar novamente Perillo à comissão.
Odair Cunha, por sua vez, acredita que o melhor seria convocá-lo quando se encerrarem as apurações. “Eu admito a hipótese de reconvocação, mas é preciso que aprofundemos a investigação”, declarou.
Os dois petistas disseram que a CPI poderá ter acesso ao relatório da PF, remetido para instruir o inquérito contra Perillo no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sem a necessidade de aprovar um requerimento específico para isso. A comissão, afirmaram, já havia decidido que todo material da polícia sobre a Operação Monte Carlo, que desbaratou o esquema de Cachoeira, tem de ser compartilhado. 

Atitude é tudo...


 Guilherme Araújo apresenta novidades para uma nova gestão com o PRB, muitas mudanças vão acontecer, vejam quais serão as nossas prioridades:

Transportes públicos: será constituída a secretaria de transportes e extinta a secretaria de transito, essa secretaria vai se transformar em uma diretoria dentro da secretaria de transportes. Essa diretoria tem a responsabilidade de refazer os itinerários e horários e será obrigatório ter no mínimo 01 (um) ônibus circulando nos horários de 00h00min a 05h00min.

Saúde: concursos públicos e contratação emergencial de médicos e profissionais da saúde, construção de 01 (um) hospital municipal de base, 01 (uma) policlínica especializada em pediatria, mulher e geriatria com atendimento 24horas;

Funerária: uma funerária municipal e os munícipes terão os sepultamentos gratuitos desde que tenha o rendimento de 01 (um) salário mínimo vigente;

Funcionários públicos: plano de carreira e melhor salário, concursos em todas as áreas.

Educação: regularizar os salários dos profissionais da educação tendo como base os mesmo salários que são pago São Sebastião com, mas 5% em gratificação e regularizar o plano de acumulo de cargos.


Lista de responsáveis por contas rejeitadas do TCE-SP traz vice de Sato

Advogado diz que publicação não preocupa coligação Avança Ubatuba e alega que pena já foi cumprida

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo encaminhou à Justiça Eleitoral a lista de responsáveis que tiveram contas públicas julgadas irregulares. O documento consiste na relação de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares por decisão contra a qual não caiba mais recurso. As informações que constam da lista subsidiam eventual declaração de inelegibilidade, o que compete somente à Justiça Eleitoral.
Em Ubatuba, oito nomes aparecem na lista com contas rejeitadas em gestões públicas no município. Moralino Valim Coelho (PSD) é o único da relação que solicitou registro para a disputa de outubro. Ele é candidato a vice prefeito na chapa encabeçada por Délcio Sato (PSB), pela coligação Avança Ubatuba. Segundo os dados divulgados, Moralino era presidente da Câmara de Ubatuba em 1997, ano em que a Casa teve as contas rejeitadas pelo Tribunal Paulista. 
Outro lado - Já o advogado da coligação Avança Ubatuba, Hamilton Bonelli ressalta que a publicação do nome de Moralino não está preocupando a coligação. “O nome dele consta na lista divulgada por uma questão formal do sistema do Tribunal de Contas do Estado. Ocorre que esse processo transitou em julgado em março de 2006 e a sentença determinou o prazo de 5 anos sem que ele pudesse ocupar um cargo público. Portanto, o cumprimento da pena acabou em março de 2011, tornando possível a candidatura de Moralino nesse ano. 

O nome dele está lá, pois a lei ficha limpa prevê uma pena de 8 anos de inelegibilidade para responsáveis que tiveram as contas rejeitadas e sem possiblidade de recurso. No entanto, é consenso dentro do direito brasileiro q ue uma lei não pode retroagir para prejudicar um réu, portanto, a pena dele já foi cumprida e ele tem o direto de disputar as próximas eleições”, afirma confiante Dr. Bonelli, ressaltando que, mesmo em caso de derrota, a situação não atrapalhará a candidatura de Sato, já que o nome do candidato a vice pode ser trocado até três dias antes das eleições. O advogado da coligação Avança Ubatuba completa a justificativa ressaltando que a lista do TCE não é um anúncio de inelegibilidade, prerrogativa que cabe apenas a Justiça Eleitoral.
Além de Moralino Valim Coelho estão também na relação do TCE, Andrade Henrique dos Santos, Antônio Epifânio de Oliveira Neto, Euclides Luiz Vigneron, Ibiapara Romero, José Candido de Souza, Luís Bischof, Patricia Monteiro e Sergio Carvalho. No próprio site do Tribunal, um texto confirma que a lista encontra-se atualizada consoante registros assentados até o último dia 02 de julho, sendo que novas ocorrências ou eventuais inconsistências serão resolvidas por meio de certidões individuais mediante requerimento. 

Justiça multa Lula e Paes por propaganda eleitoral antecipada

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), foram condenados pela Justiça Eleitoral no sábado por propaganda antecipada. Acusados pelo PSDB de promoverem a candidatura de Paes à reeleição antes do prazo legal, os dois foram multados em R$ 5 mil cada.
A representação apresentada pelo partido foi motivada por declarações dadas durante a inauguração de um trecho do sistema de ônibus expresso BRT Transoeste no dia 6 de junho. Na ocasião, Lula disse que iria apoiar Paes com mais convicção agora do que em 2008 e chegou a pedir votos para o prefeito.
Procurada, a assessoria de imprensa da candidatura de Paes não respondeu às perguntas enviadas pelo jornal O Estado de S.Paulo. A representação foi apresentada pelo PSDB a pedido do deputado federal Otavio Leite, candidato à prefeito do Rio pelo partido. Ele comemorou a decisão, mas considerou a multa “irrisória”. 

Projeto Tamar tem programação especial para as férias de julho

O Tamar Ubatuba preparou uma programação especial para as férias de julho. Além do trabalho rotineiro da sede, o projeto contará nesse mês com o apoio da Galera da Praia - cinco tartaruguinhas que vão divulgar a mensagem do Tamar de forma leve e atraente, com uma exposição voltada ao público infantil.

Durante a programação, as crianças estão convidadas a brincar com a Galera da Praia, em jogos, dobradura, pintura facial e dinâmicas. Além disso, haverá atividades especiais: Caça ao Tesouro; o Teatro de fantoche ‘Florestamar’, em parceria com o Grupo Pró-Fauna; e a Gincana da Galera da Praia.
Todos podem participar da ‘Alimentação Interativa’– quando os visitantes podem alimentar as tartarugas marinhas do Centro de Visitantes. Além disso, os visitantes estão convidados a saber mais sobre as Tartarugas Marinhas, em palestras com a equipe técnica do Tamar Ubatuba.
Cine Club - Durante o mês de julho, também haverá uma programação de cinema para a família toda – o Cine Club de férias, que acontecerá no espaço cultural. As tirinhas divertidas sobre o comportamento animal do cartunista premiado Fernando Gonsales estarão na exposição ‘A bicharada se esparra’.

A Galera da Praia vai agitar as férias também na internet. Além de integrar campanhas, programas e peças gráficas do projeto, os cinco personagens vão compor histórias em quadrinhos, publicadas pelo site do Tamar. 
Segundo a oceanógrafa Neca Marcovaldi, coordenadora técnica nacional do Tamar, a ideia é levar para as pessoas, de uma forma lúdica, informações e curiosidades sobre as tartarugas marinhas e o ciclo de vida desses animais. “É uma tentativa divertida de aproximar as pessoas das tartarugas marinhas”, completa. 
Durante as férias escolares, o Tamar Ubatuba funciona todos os dias das 10h às 20h. Mais informações pelos telefones  (12) 38326202 e 38327014. 

Vamos que vamos!!!!

Eu não sei o que Deus preparou pra mim... Mas eu sei, que eu entreguei nas mãos dele as minhas necessidades, mesmo sabendo que eu sou falho e cheio de erros e pecados...

Vamos que vamos

"Se alguém disser : Amo a DEUS , e odiar a seu irmão , é mentiroso ; pois aquele que não ama a seu irmão , a quem vê , não pode amar a DEUS , a quem não vê."

Vazamento de água prejudica moradores do bairro Morro do Abrigo

Moradores do bairro Morro do abrigo estão indignados com vazamento de água que brota do chão. Eles relatam que a Sabesp foi acionada há 11 dias e nada foi feito. A moradora Patrícia Telles reside com sua mãe à Rua José Luis de Aguiar e reclama que é água potável que vaza. “Há 11 dias estou ligando na Sabesp, tenho protocolo da ouvidoria e nada. A água está entrando na casa da minha mãe e já fez até um buraco na parede”.

Diante da situação, ela aponta que, além do problema público, quer saber quem vai consertar a casa. “Se a gente atrasa na hora de pagar a conta temos problemas, mas quando são eles, ficamos reféns”.
Em nota, a Sabesp informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que a referida rua é um declive acentuado e que em vistoria ao local, os técnicos observaram a água aflorando, porém não perceptível para conserto imediato. Com isso, os técnicos decidiram por utilizar a técnica de geofonamento (sistema que permite detectar a existência de vazamentos não aparentes, através de um geofone eletrônico e uma haste de escuta). 
Identificado o problema, a Sabesp esclarece que o conserto do vazamento e a recomposição asfáltica foram realizadas. 

Georges Henry Grego é presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, uma das Oscip mais atuantes de Ilhabela

“É necessário comprometer os gestores públicos a administrar baseados em metas e indicadores”

Nosso entrevistado de hoje é Georges Henry Grego, 61 anos (também conhecido como Georgy), presidente do Instituto Ilhabela Sustentável (IS). Nascido em São Paulo, ele é formado como engenheiro de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) na turma de 1973. Há muitos anos frequenta a ilha, onde mora desde 2006, ano em que se aposentou como diretor superintendente de uma indústria de papéis e papelões especiais em Osasco, onde trabalhou por mais de 30 anos.
Veio para o arquipélago com sua esposa e filho. Quase junto com sua vinda, nasceu o Instituto Ilhabela Sustentável, criado em 2007 como uma Organização Não Governamental (ONG) para ser o promotor e animador do Movimento Nossa Ilha Mais Bela, inspirado em outras iniciativas na América Latina, especialmente o “Bogotá como Vamos”, na Colômbia, e o “Nossa São Paulo”, na capital paulista.
Junto com uma dezena de pessoas – a maioria de Ilhabela – Georgy participou da fundação tanto do movimento quanto do Instituto Ilhabela Sustentável (IIS), que foi batizado com esse nome inspirado no Instituto São Paulo Sustentável, ONG que promove a Rede Nossa São Paulo. Conheça mais sobre o IIS conferindo a entrevista com Georgy nesta semana:

Imprensa Livre - Quem participa do Instituto e quem pode participar?
Georges Grego
 – Participam do IIS pessoas, sejam moradores ou veranistas, que se identificam com nossa visão, missão e valores. Podem participar quaisquer entidades ou pessoas que tenham essa identificação. É importante dizer que valorizamos o acesso universal a serviços públicos de qualidade, o emprego e a renda, a cidadania responsável e a transparência do governo. E não podemos aceitar as agressões ao meio ambiente, o desrespeito aos direitos fundamentais do homem, a informalidade, a corrupção e a impunidade. O IIS é hoje uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que não recebe recursos do poder público e é completamente apartidária. 

I.L.: O trabalho é voluntário?
G.G.:
 O instituto possui uma pequena estrutura profissional remunerada, composta de um executivo, uma coordenadora de projetos, um assessor de comunicação e uma secretária. Todos os outros colaboradores, onde me incluo, além de cerca de 50 voluntários, desenvolvem seu trabalho sem qualquer remuneração.

I.L.: Qual o papel do IIS?
G.G.:
 O IIS nasceu da ideia de que é necessário melhorar a qualidade da gestão pública. Para isso é necessária colaboração e cobrança da sociedade civil. E para cobrar e colaborar, esta sociedade civil deve sentir que tem poder de, unida, fazer esse trabalho. O instituto tem o papel de ser a organização que cataliza as ações de sociedade civil nessa direção. Mais especificamente, é necessário comprometer os gestores públicos a administrar baseados em metas e indicadores, como faz qualquer organização, e não apenas com discursos. 

I.L.: O que já foi feito pelo IIS?
G.G.:
 O Instituto desenvolveu, desde sua criação, a formação de grupos de trabalho em diversas áreas, como saneamento, educação cidadã, acompanhamento da câmara, orçamento participativo e indicadores, entre outros. Foram eles responsáveis por promover pesquisas de percepção cidadã; realizar a campanha do Voto Consciente em 2008 e novamente agora em 2012; e promover a aprovação, na Câmara Municipal, do artigo na Lei Orgânica que obriga o prefeito eleito a apresentar, em 90 dias após sua eleição, um programa de governo coerente com seu programa de candidato, baseado em metas e indicadores. Fomos a segunda cidade brasileira a aprovar tal lei - atrás apenas da Capital do Estado. Esse artigo perdeu sua eficácia, pois foi derrubado por uma ação direta de inconstitucionalidade.
O instituto foi responsável ainda por promover o Dia Mundial sem Carro (que se transformou em lei municipal); promover o diálogo da Sabesp com a sociedade civil; participar da criação da Rede Latino Americana e Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que conta hoje com mais de 100 cidades; participar ativamente da articulação de importantes conselhos municipais, como o Conselho sobre Drogas (Comsod) e o Conselho de Segurança (Conseg); produzir, desde 2009, vários documentos endereçados ao poder público, executivo e legislativo, propondo princípios para políticas públicas e focando principalmente na necessidade de se realizar estudos (e destinar recursos para esse fim) de planejamento de médio e longo prazo para o município;

I.L.: O que mais o ISS fez?
G.G.:
 O IIS foi responsável, também, por articular, junto com o colegiado RealNorte de entidades socioambientais do Litoral Norte, a criação e organização do Movimento “Porto Sim, mas sem Contêineres”, que não concorda com o projeto de Ampliação do Porto de São Sebastião com um terminal de contêineres; criar o informativo “O farol da Ilha”, destinado a levar à população - principalmente escolas - notícias e artigos de interesse em linguagem simples, informando sobre ações, não só do IIS, mas de outras entidades da sociedade civil; articular com outras 15 entidades de Ilhabela - Associação Comercial, Associação de Hotéis, OAB, Associações de Bairros e outras - a criação do Observatório Social de Ilhabela, cuja principal função é o acompanhamento de orçamento, de licitações e a realização de ações de educação fiscal. 
O IIS, que hoje é um dos mantenedores do OSIlhabela, também já realizou ações como a criação e realização de campanhas de educação cidadã, como o “Minha ilha Nossa Ilha” que fala de pertencimento e protagonismo e o “Cuidando bem do nosso lixo” sobre resíduos sólidos; a apresentação de indicadores de qualidade de vida, de diversas áreas da vida do município, levantados em séries históricas com dados coletados em organismos oficiais da município e do estado; a realização de um programa de educação sobre orçamento público, capacitando os membros do IIS e lideranças de associações de bairros para o entendimento do funcionamento do sistema orçamentário do município e para a participação nas audiências do orçamento participativo: LDO, LOA e PPA; a produção de relatório de avaliação do desempenho da Câmara de Vereadores e seus membros do ano de 2011. 
O instituto é também responsável pela apresentação aos partidos políticos e candidatos às eleições municipais de 2012 da Plataforma Ilhabela Sustentável, documento que propõe várias políticas públicas e ações sustentáveis, acompanhadas de sugestões de indicadores para medi-las, e que se baseou no Programa Cidades Sustentáveis da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, além da participação, através de vários de seus voluntários, da maioria dos Conselhos Municipais de políticas públicas.

I.L.: Ao longo desses anos foram desenvolvidas várias pesquisas pelo IIS. Quando e por que deixaram de ser realizadas? Acredita que as pesquisas ajudam os representantes dos poderes públicos?
G.G.:
 Não deixamos de realizá-las, apenas decidimos em 2010 (após tê-las apresentado em 2007, 2008, 2009 e 2010) que as pesquisas de percepção seriam apresentadas bi-anualmente e não mais anualmente. Assim, em 31 de agosto de 2012 faremos a apresentação da 5ª Pesquisa de Percepção do IIS, realizada novamente em parceria com o Ibope. Quanto aos indicadores, continuamos a coletá-los e apresentá-los anualmente.

I.L.: Como você traduz o período eleitoral atual? Qual análise faz hoje do panorama político? Neste ano eleitoral, de que forma o ISS pretende atuar?
G.G.:
 Infelizmente em todo o Brasil vivemos um período terrivelmente negativo para a atividade político-partidária, com escândalos de corrupção aparecendo diariamente em todo o país. Isto acaba provocando um julgamento por parte da sociedade civil - justificado, diga-se de passagem - de que tudo é podre e de que não vale à pena participar. A atividade política deveria ser a mais nobre de todas, pois deve trabalhar pelo bem público e não pelo individual e é por esta causa que lutamos.
Neste ano eleitoral, onde a maioria dos candidatos apenas se preocupa com sua eleição ou reeleição, em detrimento de estabelecer políticas públicas duradouras, queremos continuar com as campanhas de educação cidadã. Vamos também levar aos candidatos a prefeito a sugestão de compromisso, agora formal, com a Plataforma Ilhabela Sustentável.
Estamos elaborando um questionário voltado aos candidatos a vereador, com perguntas sobre questões cruciais para o município, como ocupação desordenada, turismo, saúde educação, segurança e outros. Queremos com isso levar ao eleitor informações de como pensam seus candidatos. 
Por fim, estamos comprometidos com a finalização de um projeto de indicadores do Litoral Norte, que poderá servir de instrumento para acompanhamento da gestão dos municípios da região.

I.L.: Como vê a ligação entre os poderes públicos e a comunidade? O que precisa ser feito para melhorias?
G.G.:
 Esta relação é hoje muito antagônica e incompleta. Do lado do poder público é necessária muito maior transparência e consultas à comunidade sobre suas ações e políticas públicas. Estas consultas devem ser sempre prévias e não apenas “para cumprir tabela” em respeito às leis. 
Por outro lado, a sociedade civil deve se organizar em associações de bairro, nos conselhos municipais e outras entidades e exercer de fato seu poder, não só de participação, mas de colaboração e cobrança. Essa participação não se esgota com o voto: ela continua durante toda a administração que se instala.
Somente assim teremos estabelecidas as condições para termos políticas públicas duradouras, consistentes e apoiadas democraticamente pela maioria. 

Clientes e garçons serão premiados na 7ª edição do concurso gastronômico Caraguá a Gosto

Os preparativos da 7ª edição do Caraguá a Gosto, que será realizado entre os dias 3 de agosto e 9 de setembro, continuam. O evento contará com 34 estabelecimentos e será apresentado à imprensa no próximo dia 31 de julho.
Nesta edição a novidade é o sorteio de quatro máquinas fotográficas digitais entre as categorias, entre os garçons, por categoria. Serão sorteados 34 jantares e quatro notebooks para os clientes que consumirem os pratos concorrentes.
Como na edição anterior, os participantes serão avaliados nas categorias: Restaurantes À La Carte, Pizzarias, Bares e Quiosques de Praia. Também será premiado um estabelecimento por categoria, somando a melhor média obtida nos seguintes quesitos: atendimento, ambiente, apresentação e sabor do prato.

Estão inscritos para participar do evento: Pizzaria Lunamar, Restaurante e Pizzaria Recanto Amigo, Índias das Ostras, Restaurante Ostra & Ouriço, Restaurante e Pizzaria Asa Delta, Ice Café, Gergelim Pizzas, Khalifa Restaurante, Guaruça Frutos do Mar, Restaurante Akebono, Água Doce Cachaçaria, Osteria Officina das Pizzas (Avenida da Praia), Al Malik, Toca da Garoupa, Restaurante e Pizzaria do Neno, Nori Sushi, Empório do Frei, Don Quixote, Bacharel Bar, Alex Sushi Bar, Garage Bar, Restaurante Valentin, Bar do Hélio, Bar do Japonês, Antiquário Parodi Pizza Bar, Quiosque Canto Bravo, Kiskonofre, Quiosque Baleia Branca, Estação D’Massa, Restaurante Golfinho Azul, Officina das Pizzas (Capricórnio), Restaurante Imperial, Restaurante Golfinho e Restaurante Baleares.
O festival tem o objetivo de fortalecer o turismo regional. A última edição contou com 32 restaurantes e cerca de 37 mil clientes. A expectativa agora é superar esse número. 

Via Rápida Emprego abre mais de 37 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional

O governador Geraldo Alckmin, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Luiz Carlos Quadrelli, anunciaram a abertura de 37.152 mil novas vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional do programa Via Rápida Emprego. 
A iniciativa que completa um ano em julho já atendeu 40 mil pessoas em todo o Estado. Foram 33 mil capacitações realizadas em 2011, e outras 7 mil ofertadas no primeiro semestre de 2012. A ação é destinada aos cidadãos que buscam aprimorar suas habilidades profissionais e aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 149 milhões em ações do Programa que incluem a contratação de vagas e as unidades fixas e móveis.

De acordo com Luiz Carlos Quadrelli, nenhum país se torna uma grande potência sem eleger a educação e qualificação profissional como premissas de uma sociedade. ”O Governo do Estado de São Paulo trabalha com esse propósito. O Via Rápida, além de preparar os trabalhadores para uma melhor colocação profissional, também oferece oportunidade para que pequenos empreendedores abram o seu próprio negócio e contribuam para a geração de emprego e renda”, completa.
As mais de 37 mil vagas estão distribuídas em 491 municípios, o que correspondente a 76% das cidades paulistas. São 2.880 na Capital, 5.930 na Região Metropolitana de São Paulo e 28.342 vagas no interior e litoral. Há mais de 150 opções de cursos nas áreas da construção civil, comércio, indústria, transporte, agricultura e prestação de serviços. Entre as modalidades ofertadas estão “Assistente Administrativo”, “Operador de Telemarketing”, “Gastronomia”, “Agente de turismo”, “Técnicas de Vendas”, “Garçom”, “Pedreiro”, “Encanador”, “Soldagem”, “Operador de Empilhadeira”, “Logística básica”, “Jardinagem” e “Construtor de Móveis”. A lista completa já está disponível e pode ser consultada no site www.viarapida.sp.gov.br.

As aulas terão duração de no máximo três meses e serão ministradas em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP e em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e da Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva). As inscrições para os cursos já estão disponíveis e podem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. Os documentos necessários são RG e CPF. Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio me nsal de R$ 210 durante o período do curso. 

Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” está com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições para o XXXV Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” em Ilhabela, que podem ser feitas em horário comercial na Secretaria de Cultura, na Vila, onde também se encontra o regulamento. A taxa de inscrição de R$ 15 por obra e um mesmo artista pode se inscrever em mais de uma categoria, com no máximo um trabalho por categoria. O Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e categorias, em suas mais significativas manifestações, bem como promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes.
Este salão de artes tradicional em Ilhabela acontece há 35 anos, já revelou muitos talentos e colocou muitos trabalhos no circuito contemporâneo das artes.
A exposição acontecerá entre 30 de agosto e 30 de setembro, dentro das comemorações do aniversário da cidade, e terá trabalhos em pintura, escultura, técnica mista, instalação, desenho, fotografia e gravura. 
O prédio da Secretaria Municipal de Cultura fica na Rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila. 

Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” está com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições para o XXXV Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” em Ilhabela, que podem ser feitas em horário comercial na Secretaria de Cultura, na Vila, onde também se encontra o regulamento. A taxa de inscrição de R$ 15 por obra e um mesmo artista pode se inscrever em mais de uma categoria, com no máximo um trabalho por categoria. O Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e categorias, em suas mais significativas manifestações, bem como promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes.
Este salão de artes tradicional em Ilhabela acontece há 35 anos, já revelou muitos talentos e colocou muitos trabalhos no circuito contemporâneo das artes.
A exposição acontecerá entre 30 de agosto e 30 de setembro, dentro das comemorações do aniversário da cidade, e terá trabalhos em pintura, escultura, técnica mista, instalação, desenho, fotografia e gravura. 
O prédio da Secretaria Municipal de Cultura fica na Rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila.