Sabe
a primeira página de um jornal? A chamada de um artigo em um site? Eles
têm uma função fundamental, que é atrair a sua atenção em poucas
palavras, reduzir a matéria em uma linha concisa, que mostre a
importância do tema abordado. É assim que você é fisgado para dar
audiência para os veículos de comunicação.
Recebo vários currículos de jovens e até de profissionais mais
experientes e o equívoco mais frequente é errar na “manchete” do próprio
CV. O objetivo, o título, que vem logo depois dos dados pessoais. A
maioria das pessoas coloca simplesmente o cargo que exerceram ou
pretendem conquistar, sem nenhum “adicional de fábrica”. Ou seja, o foco
de seu interesse, ou da sua experiência naquele segmento de negócios
específico que tenha a ver com o que a empresa está procurando. Sem uma
“manchete” de primeira linha, literalmente, você perde a audiência do
recrutador, do gestor da área que está contratando, até mesmo das buscas
on line. e o seu CV nem será lido até o final.
Muita gente também pensa que o mesmo currículo deve ser entregue para
todas as empresas. Uma espécie de “genérico”. Sim, às vezes é preciso
um CV que sirva para várias situações, mas se você está trabalhando
arduamente para conseguir “aquela vaga”, “naquela empresa”, fique
atento, você deve fazer um currículo para cada uma dessas oportunidades.
Algumas dicas:
- Para fazer seu currículo que pode ser usado por amigos, postar em
sites de recrutamento, coloque informações que indique sua função
exercida mais experiente. E que você quer. Por exemplo:
Gerente de projetos na área de sustentabilidade. Ou, gerente de
projetos com 10 anos de experiência em sustentabilidade. Mais? Analista
Sênior de TI para segmento de Energia. Para iniciantes:
Bibliotecário com foco em acervo digital memória corporativa. Determine
no seu título a função/cargo que você sabe que tem mais experiência
aliado a sua prioridade de recolocação profissional.
- Não misture as estações. Só você trabalhou na área administrativa,
mas a função que você deseja é em Psicologia Organizacional, priorize as
informações na área que você deseja. Coloque no item principais realizações
os cursos, o tema de sua monografia, seja de graduação ou pós –
graduação, projetos de pesquisa na área de psicologia para valorizar o
seu potencial nessa área. Em Experiência Profissional, você descreve sua
trajetória na área financeira.
- Vamos supor que enquanto procura por uma vaga de Psicologia
Organizacional, está aberto a continuar trabalhando na área financeira
desde que tenha uma boa proposta. O título do seu currículo deve mudar,
“Analista Administrativo com seis anos de experiência na área
financeira”. A sua informação como psicólogo deve entrar no lugar da
formação, mas não mais com o destaque anterior. E assim por diante. É
preciso deixar claro para quem está recrutando, selecionando currículos,
o que você faz, e faz bem, e ou o que você quer.
- Faça um currículo com objetivo coerente com o conteúdo para cada
vaga que o interessa. Se você tem experiência com meio ambiente, e a
vaga é na área, coloque nas principais realizações o que você já fez. Se é a capacidade de gerenciar, coloque no objetivo e destaque na suas realizações.
O Monster Brasil
permite que você desenvolva quantos currículos achar necessário para
encontrar o melhor emprego para você. Você pode salvá-los com nomes
adequados às suas áreas de interesse e enviá-los de acordo com a empresa
que o interessa ou a vaga. Capriche!! Boa sorte!