A coordenação e os professores do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) promoveram uma caminhada entre o a Praça de Eventos no Centro até o mirante do Camaroeiro com os frequentadores do Centro de Convivência.
Cerca de 120 pessoas participaram do encontro. “Nosso objetivo foi o de realizar uma atividade diferente, fora do prédio do Ciapi, além de levar pessoas que não conheciam o mirante do Camaroeiro, que é um belo ponto turístico da cidade, também promover a interação entre grupos de aulas diferentes”, disse Karina Melo, coordenadora do Ciapi.
Após a caminhada, os participantes fizeram aula de alongamento e dança no palco do anfiteatro a céu aberto, com vista de toda orla do Centro de Caraguatatuba. Ao final, houve confraternização durante lanche com petiscos, refrigerante e suco levados pelos alunos.
A aposentada Evanice Rodrigues Batista Pereira marcou presença no passeio. “Foi uma manhã diferente da rotina. Muito alegre e divertida. Ótimo para distrair e esquecer os problemas”, declarou.
O casal Jorival Delmiro da Silva e Edna Melo Alves, também foi ao encontro. “Nós dois fazemos hidroginástica no Ciapi e foi muito bom conhecermos gente que pratica outras atividades”, afirmou a esposa.
Ciapi
O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.
O Centro de Convivência oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.
O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.
Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.
Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário