A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, por meio do setor de Apoio Pedagógico - Núcleo de Educação Infantil, participou no mês de agosto da formação ‘A cultura das múltiplas linguagens’, realizada em Salvador (BA), com educadores de várias partes do Brasil.
Pautada na experiência pedagógica de ‘Reggio Emilia’, que considera a criança como protagonista na construção do seu conhecimento, a formação teve como objetivo refletir sobre crenças e ações, aprofundar o olhar, entender as relações com a cultura, mergulhar nas raízes, caminhar na integração dos complexos fortalecendo a consciência do valor de inteligências coletivas.
O mediador Juan Carlos Melo, especializado em educação para a Primeira Infância, desenvolveu com os participantes, atividades de reflexão sobre como a filosofia de Reggio Emilia e as ideias da modernidade veem a cultura e como podem colaborar com as reflexões sobre o currículo escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP), por exemplo.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que a pasta está sempre em busca de aplicar ferramentas pedagógicas para potencializar o desenvolvimento dos alunos em todas as etapas de ensino. Especificamente sobre os Centros de Educação Infantil (CEIs), contou que são desenvolvidos projetos com o objetivo de integrar e socializar as crianças nas unidades escolares. "Buscamos provocar, reafirmar, encorajar e impulsionar os educadores em diálogo à repensar a prática educativa, considerando que as crianças são competentes, criativas e autênticas. Por isso, é preciso sair de práticas reprodutoras e descontextualizadas para as que possibilitem a criação e a originalidade de um pensar e agir com sentido e significado”.
Para as professoras Elisangela Ros, Janaina dos Santos, Laura Lese e Lauren Leitão, a formação contribuiu para fortalecimento das propostas do projeto ‘Curiosos por Natureza’, em desenvolvimento nas unidades escolares da infância desde o mês de maio.
“Nós já tínhamos consciência da importância de valorizar o cotidiano, a autonomia e os interesses das crianças, mas depois desse período de estudos pudemos compreender a complexidade da ação do professor ao criar esse leque de possibilidades. A experiência da criança é um processo de exploração, conexão e criação”, concluíram.
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