GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Programa Trânsito Legal vai a mais uma escola particular de Caraguatatuba

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, foi levado, nessa sexta-feira (10/08), pela primeira vez à escola de ensino particular Colégio Batista Internacional de Caraguatatuba (CBIC). Essa é a segunda escola de ensino particular que recebe o Programa Trânsito Legal.

A iniciativa veio a partir do pedido da direção da escola, que considera o programa de grande interesse para os alunos dos 4º anos. Em setembro, o programa atenderá também aos 4º e 5º anos do Caraguatá Centro Educacional.
O Programa Trânsito Legal, com 15 anos de existência, já abrangeu mais de 22 mil alunos da rede pública e agora também da particular. De uma forma lúdica e divertida, com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito, Luciane Aparecida dos Santos e Rubem Delgado Barbosa Júnior, responsáveis pelo programa, explicam a importância de usar equipamento de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.
Para a instrutora Luciane, levar o programa também para a rede particular de ensino é interessante, pois significa abranger todos os futuros motoristas. “É legal poder  incluir também os alunos da rede particular nesse programa e passá-los sobre o Trânsito Legal.”
Durante o mês de agosto, os estudantes, em aulas práticas, vão às ruas e orientam motoristas, motociclistas e pedestres e, em alguns casos, aplicam multas fictícias ou advertem os condutores sobre procedimentos incorretos como dirigir sem cinto de segurança, falar ao celular enquanto dirige ou atravessar fora da faixa, por exemplo.
A coordenadora do Colégio Batista Internacional de Caraguatatuba, Márcia Prado, acredita ser uma grande oportunidade para as crianças. “Ainda por ser se tratar de aulas com, por exemplo, ensinamentos de primeiros socorros em casos de acidentes, optamos por estarem aplicando apenas nos 4º anos da escola o que, para eles, vai ser muito importante.”
O Programa Trânsito Legal é uma parceria entre as Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e de Educação. 

Nenhum comentário: