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OCCAP - Observatório de Combate a Corrupção na Administração Publica.

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“A entidade tem por finalidade desenvolver projetos de interesse social e prevenir e combater a corrupção na administração pública em todos os níveis da federação.

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Como criar uma rotina de autocuidado que realmente funcione

O self-care, ou autocuidado, não é apenas mais um termo que está na moda. Reservar um tempo para cuidar de você mesmo pode fazer uma diferença tremenda para sua saúde física, emocional e mental. Às vezes, contudo, sua rotina de autocuidado pode não ser tão benéfica assim.
Um estudo recente constatou que o modo como algumas pessoas programam seu tempo livre pode fazer com que o lazer deixe de ser divertido. Definir limites de tempo rígidos às suas atividades e preocupar-se demais com o que você vai fazer depois pode tirar um pouco da graça do tempo que você tem para relaxar.

Em outras palavras, seus hábitos podem estar transformando sua rotina em algo que é tudo menos descontraído. Consultamos especialistas para saber como podemos reservar tempo para nós mesmos sem transformar isso em mais uma tarefa pesada. Dê uma olhada nas sugestões que eles fizeram.
Faça coisas que você realmente sente vontade de fazer
"Muitas pessoas têm uma ideia do que é o self-care – essa ideia pode envolver praticar ioga e comer quinoa, por exemplo, mas, se você não curte essas coisas, não insista em praticá-las", disse Laura Vanderkam, autora de Off the Clock: Feel Less Busy While Getting More Done.
É claro que não há nada de errado em praticar sua dose diária de posturas de ioga, mas fazer alguma coisa pela qual você não se interessa de verdade contraria a própria finalidade do cuidar de si mesmo.
De acordo com Vanderkam, quando você estiver traçando sua programação de self-care, uma das primeiras coisas que deve fazer é perguntar a si mesmo o que lhe faz sentir-se a melhor versão de si mesma. "O que faz você se sentir inteira e energizada? E então, quais são algumas maneiras de incluir essas atividades em sua vida?", ela explicou.
A autora destacou a importância de ser razoável ao escolher o que incluir em sua prática. E sugeriu que é mais provável que você mantenha a prática de atividades curtas, que podem ser feitas em dez ou 15 minutos, que atividades que levam horas.
Voltar ao mais fundamental
"O autocuidado envolve rituais básicos que beneficiam a saúde e a performance ótima", disse a psicóloga clínica e esportiva Leah Lagos, de Nova York. Qual é um dos maiores e mais essenciais de todos? Simplesmente dormir.
Embora a American Sleep Association (Associação Americana do Sono) diga que não existe um número determinado de horas que todas as pessoas precisam dormir, não dormir o suficiente resulta em privação do sono, que também pode afetar nossa dieta. Lagos orienta seus clientes a programarem suas horas de sono de antemão e planejarem o resto de seu dia em função disso.
Também é importante seguir uma programação alimentar correta. Lagos recomenda que se façam três refeições principais e dois lanches menores todos os dias, nos mesmos horários. Uma rotina alimentar regular pode estabilizar seu corpo e lhe proporcionar um senso de segurança, segundo ela.
Focar sobre o presente
A psicóloga clínica Amalea K. Seelig, de Nova York, disse que, quando você está fazendo alguma coisa que lhe dá prazer, deve tentar se manter o mais conectada possível à experiência.
"Uma das melhores maneiras de se manter ligada à experiência é observar quando você está tendo pensamentos não relacionados a ela", disse Seelig. "Essa é a prática do mindfulness."
Manter um estado de mindfulness, ou atenção consciente, simplesmente significa concentrar sua atenção sobre o que está acontecendo no momento e aprender a sentir prazer em atividades ligadas ao seu self-care, sem se preocupar com tudo que terá que fazer mais tarde. Portanto, em vez de ficar se estressando com sua lista de tarefas a cumprir no momento em que está passando tempo com uma amiga, procure investir essa energia em curtir aquele momento.
Tirar proveito máximo do tempo livre do qual você dispõe
Deus ajuda quem cedo madruga, diz o ditado – e quem cedo madruga também tem uma ótima oportunidade de recarregar as energias logo cedo.
"A manhã tende a ser uma ótima hora para realizar coisas, porque as emergências pessoais e de trabalho do dia ainda não surgiram", disse Vanderkam. "Antes de ligar seu telefone, passe 15 ou 20 minutos fazendo alguma coisa que lhe dê prazer."
Se seu cronograma lhe permite algum tempo livre nos fins de semana, disse Vanderkam, aproveite esse tempo ao máximo.
"Alguns dias antes, pense em três coisas que você pode fazer no fim de semana que vão elevar seu nível de energia", ela recomendou. "Pense em como incluir essas coisas em seus planos e na logística necessária para fazer com que aconteçam."
Ao separar tempo de antemão para a prática de algumas atividades de autocuidado, você evitará se sentir sobrecarregado quando tiver muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo no fim de semana.
Cobre a si mesmo
A melhor coisa que você pode fazer para mostrar a seus entes queridos que os ama é cuidar de si mesma em primeiro lugar, disse a psicóloga Naomi Ben-Ami, diretora assistente do Williamsburg Therapy Group, em Nova York. Para ilustrar o significado de priorizar seu próprio bem-estar, disse Ben-Ami, ela gosta de usar a metáfora da mensagem de segurança transmitida aos passageiros em viagens aéreas: "Se estiver acompanhado por uma criança, coloque sua própria máscara de oxigênio primeiro".
"Temos que garantir que nós mesmos estamos bem e inteiros; só assim vamos poder cumprir nossas outras responsabilidades", ela destacou.
Uma sugestão de Vanderkam para quem sente que realmente não tem tempo para cuidar de si mesmo é encontrar um parceiro que lhe cobre isso.
"Você pode verificar se seu parceiro anda seguindo sua rotina de autocuidado, e ele fará o mesmo com você", disse Vanderkam. "Às vezes o simples fato de saber que outra pessoa espera algo de você já funciona como o empurrãozinho que estava faltando."

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