GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 26 de junho de 2018

Centro de Educação Infantil do Morro do Algodão ganha novos espaços verdes

Após quatro meses de um trabalho bem orquestrado que envolveu equipe gestora, professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, auxiliares de limpeza, cozinheiras e pais, o CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes inaugurou nessa quinta-feira (21/06) os novos espaços verdes – jardim de entrada, cantinho dos jabutis e jabotas, horta, calçadas gramadas e trilha sensorial com texturas.
A ideia surgiu no início do ano letivo quando foi feita uma avaliação da escola pela comunidade escolar e o quesito lugares verdes foi apontado pela maioria como insuficiente.

“A partir daí fizemos um projeto de revitalização e dividimos alunos, professores e funcionários em grupos. Todos abraçaram a causa. Tivemos a ajuda de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente que doaram e ajudaram a plantar mudas. Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos também nos ajudaram com corte e poda. Pais  trouxeram mudas, terra e adubo. Meus filhos que estudam lá, Pérola, 2 anos, e Davi, 4 anos, ficaram tão empolgados que acabei revitalizando a horta da minha casa com eles. O resultado geral foi maravilhoso”, afirmou a coordenadora pedagógica, Taíse Romeiro.
Ao mesmo tempo em que a parte física era transformada, o projeto político pedagógico que abrange a importância e os cuidados com o meio ambiente também foi trabalhado com as crianças. Bem como o projeto horta, cujos alimentos plantados (chuchu, cenoura, salsinha, orégano, manjericão, cebolinha, alho poró, alface e morango) são utilizados na alimentação dos alunos.
“Os professores e crianças do berçário trabalharam o cantinho sensorial com texturas. O Maternal I ficou com o cantinho dos dois jabutis e das duas jabotas que temos. Eles pesquisaram alimentação destes animais, água e grama para que estes tivessem o melhor habitat. Essa turminha também ajudou na nossa horta. O Maternal II trabalhou no jardim de entrada e a 1ª e 2ª Fases com os gramados, no entorno da unidade escolar e a horta. O aprendizado proporcionado nesse processo foi intenso”, explicou a diretora Fernanda Ferraz Lara Lima.
Vários pais foram visitar a escola e puderam constatar os benefícios da revitalização e dos conhecimentos trabalhados nesse período com a exposição dos trabalhos feitos pelos alunos.
O carpinteiro, Eduardo Hupalo, 47 anos, pai da Sabrina, 5 anos, fez todas as cerquinhas dos espaços. “É o meu serviço e a escola estava precisando, então não me custava fazer. Minha filha ficou muito feliz do pai ter contribuído para a escola ficar mais bonita”, contou.
Já Kelly Isabel Marcos Jerônimo, 25 anos, mãe de Brenda, 4 anos, doou vasinhos e terra e acompanhou os trabalhos. “Minha filha e os coleguinhas estavam muito empolgados. É muito bom ver as crianças felizes. Para mim e para ela foi um aprendizado. Tudo foi muito bem pensado e executado”, afirmou.

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