GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Mutirão de catarata deixa pacientes cegos em São Bernardo

Um mutirão de cirurgias de cataratas no Hospital de Clínicas do Alvarenga, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, infectou 21 dos 27 pacientes que se submeteram ao procedimento. A Secretaria Municipal de Saúde admite que parte dos infectados ficou cega, mas não informa o número exato.
As operações foram realizadas no último sábado, 30. As reações nos pacientes começaram no dia seguinte. A dona de casa Genesil Koga, de 66 anos, teve febre, além de bastante inchaço no olho operado. Quando voltou ao médico que fez a cirurgia, ele aumentou a dose de remédios e a liberou novamente. Na clínica particular, o diagnóstico foi de infecção hospitalar, com presença da bactéria do gênero Pseudomonas, com risco de morte.A idosa passou por outra cirurgia às pressas. Não perdeu o olho, mas perdeu a visão.
"Ela está muito aborrecida, sofreu com dores insuportáveis. Ela já não enxergava do olho direito antes e agora perdeu a visão do esquerdo. Para recuperar, o médico disse que ela deve precisar de um transplante de córnea", conta a advogada Letícia Kogo, de 35 anos, filha da paciente. Além de prejudicar Genesil, que faz aniversário nesta sexta-feira, 5, o problema atrapalhou a rotina da família. "Ela cuida do meu sobrinho de manhã e do meu filho à tarde." A família pretende entrar com uma ação judicial contra a Prefeitura de São Bernardo.
A Secretaria de Saúde classificou as complicações como um "episódio pontual" e informou que houve um "evento adverso" nas cirurgias, o que causou a "infecção ocular". Os procedimentos foram feitos, segundo o órgão, por médico de empresa terceirizada pelo município.
A pasta afirmou ainda que foi aberta sindicância para apurar o caso e que vem tomando medidas de assistência aos pacientes e familiares. No ano passado, houve 946 cirurgias de catarata sem registro de complicações, segundo a secretaria.

Nenhum comentário: