GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Onde investir aos 40 anos para me aposentar aos 65?

Dúvida do internauta: Tenho 42 anos e ainda não comecei a investir para a aposentadoria. Gostaria de me aposentar aos 65 anos. Qual é a aplicação financeira mais recomendada?
Resposta de Fernando Meibak*
Uma coisa extremamente importante no processo de planejamento financeiro é ter o tempo a favor, especialmente em uma economia como a brasileira, que tem juros elevados há bastante tempo.
Por diversos motivos, entretanto, muitas pessoas não conseguem ter a disciplina de poupar um determinado valor a cada mês ao longo da vida. Por isso, sua preocupação com a aposentadoria agora é muito positiva.
A expectativa de vida do brasileiro vem aumentando. Portanto, é interessante estimar um período mínimo de vida de 30 anos a partir do início da aposentadoria.
Como você pretende se aposentar aos 65 anos, você terá uma desvantagem de tempo. O período durante o qual precisará poupar os recursos necessários para o período de inatividade será de 23 anos (dos 42 aos 65 anos).
Esse fator pesará nos volumes de recursos que você precisará depositar no programa de investimento, dado que o prazo de uso do dinheiro (30 anos) será maior do que os 23 anos de investimento. Como o prazo de investimento será menor que o prazo estimado de uso, você terá de depositar mensalmente mais recursos. 
Os valores dos depósitos dependerão do valor de renda que você deseja ter a partir dos 65 anos, a valores de hoje. São cálculos complexos, que incluem juros ao longo do tempo.
No mínimo, recomendo que você deposite mensalmente o valor desejado de renda no futuro. Exemplo, se gostaria de ter uma aposentadoria de 5 mil reais, deveria depositar 5 mil reais por mês.
Como alternativa de investimento, incentivo o investimento em títulos do Tesouro Nacional, como o Tesouro IPCA (antigas NTNBs), que rendem o índice da inflação mais juros e têm prazos de vencimentos diversos (2019, 2024, 2035 e 2050).
Você precisará adquirir esses papéis através do programa Tesouro Direto, que é simples e de baixo custo (veja o passo a passo para começar a investir no Tesouro Direto). Os títulos Tesouro IPCA estão com rendimentos próximo de 7% ao ano mais o IPCA, o que é uma excelente rentabilidade para um investimento de longo prazo.
Dúvidas: especialista responde qual investimento é mais indicado para quem quer se aposentar em 20 anos
Escolha alguns vencimentos mais longos e adquira os títulos de forma disciplinada, todos os meses. Em caso de necessidade de uso dos recursos, o sistema Tesouro Direto recomprará os títulos ao preço do dia. É a forma mais eficiente e segura de investir recursos em prazos mais longos (entenda qual é o risco de aplicações no Tesouro Direto).
*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.
Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Nenhum comentário: