GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Folia de Reis encanta o bairro do Pontal da Cruz



Fé, cânticos e ornamentos de casa em casa
Uma das mais tradicionais festas do folclore brasileiro encantou as pessoas neste sábado (31) no bairro do Pontal da Cruz, região central de são Sebastião.
Foi a décima nona Folia de Reis, que acontece todos os anos  pelas ruas do Pontal.
Pela tradição, um grupo de pessoas entoa cânticos religiosos. Elas vêm caracterizadas com diferentes ornamentos, um andor com a pomba do Espírito Santo, fitas e até vestidas de palhaço. Com fé e emoção, percorrem as ruas e são recebidas nas casas de alguns moradores.
Esta vez foi na Alameda Santana, onde entre outras casas, o grupo foi recebido pela família da jornalista Priscila Siqueira e pelo ex-prefeito da cidade, João Siqueira. Lá ficaram por cerca de meia hora e com seus cânticos levaram paz, saúde, amor e harmonia a seus membros. A jornalista ficou muito feliz e emocionada, recebeu a todos com muito respeito, cordialidade e comentou “ Esta é uma manifestação muito emocionante e alegrou a todos em nossa casa. Importante porém não confundir esta festa com o Reisado. A Folia tem suas origens em Minas e o Reisado é próprio de nosso Caiçara” concluiu a jornalista.
De lá, sempre entoando seus cânticos, o grupo seguiu até o campinho coberto pela prefeitura da cidade. José Luiz Ribeiro, um dos coordenadores da festa lembrou que a manifestação acontecia antigamente sempre no dia seis, o dia de Reis, mas agora  se prolonga pelo mês de janeiro inteiro. “No 6 de janeiro os Reis Magos chegaram até Jesus Cristo levando ouro, mirra e incenso. Os palhaços, diz a tradição, desviavam a atenção de Erodes, para que o Rei não chegasse até Nosso senhor Jesus Cristo”, explicou José Luiz.
Ainda com muita fé e alegria a Folia de Reis do Pontal se prolongou até a noite. Um encontro do folclore coma religiosidade.

Nenhum comentário: