GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Tequila pode diminuir glicose no sangue e ajudar a emagrecer


Segundo cientistas da Sociedade Química Americana, o agavin, um tipo de líquido adoçante natural, extraído da agave, pode ajudar você a perder peso. Isso porque essa frutose, quando ingerido, estimula a produção de insulina e diminui o nível de glicose no sangue. Em experimento nos EUA, os autores do estudo identificaram que ratos obesos perderam peso e tiveram o nível de glicose no sangue diminuído quando consumiram a substância em comparação com outros animais que receberam a mesma dose de água só que com glicose, sucarose e aspartame.
“Nossa pesquisa é a primeira que testou o agavin como adoçante”, diz Mercedes López, da Universidade de Guanajuato (México), autora do estudo. “Nós descobrimos que, além de não aumentar a glicemia, ele aumenta a secreção de GLP-1”. O GLP-1 (glucagon-like peptide-1) é um hormônio que estimula a produção de insulina, portanto está relacionado à redução da glicemia.
Diferente do que se pensa, o agavin não é um tipo de açúcar, mas sim uma cadeia longa de frutose chamada de frutanos. Elas são benéficas para a flora intestinal e, por não serem absorvidas, podem fazer um papel parecido com o das fibras alimentares, diferente de todos os tipos de açúcares refinados que são colocados em sucos, refrigerantes e drinks. Por isso, não eleva o nível de glicose no sangue, ainda segundo cientistas mexicanos que estudam a Agave, planta usada para produzir tequila.
“O agavin é melhor que adoçantes artificiais, que são absorvidos pelo corpo e podem causar efeitos colaterais, como dor de cabeça”, diz López. “O agavin não é caro e não possui efeitos colaterais conhecidos, exceto em pessoas que são intolerantes a ele. Sua única desvantagem é que não é tão doce como os adoçantes artificiais”.
Por mais que os testes não tenham sido realizados em humanos (ainda), parece um bom motivo para mandar uma dose guela abaixo. Só não vale exagerar, afinal, de acordo com estudos do Centro para vícios e saúde mental (Canadá), um shot de tequila por dia é o suficiente para alcançar o benefício sem sabotar o organismo!

Nenhum comentário: