GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Empreendedorismo é destaque nas salas de aula

Alunos da rede pública municipal tiveram aulas com professores capacitados pelo Sebrae
Desenvolver o espírito empreendedor e estimular o protagonismo juvenil nas novas gerações. Com essa proposta, o Sebrae-SP promoveu o programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) durante 2014 em Caraguatatuba.
Foram capacitados 39 professores, que passaram a ensinar empreendedorismo para 10,5 mil alunos da rede pública municipal durante o ano letivo.
Como resultado, os estudantes puderam mostrar seus trabalhos na Feira do Empreendedor, realizada dentro da programação da 4ª Feira Literária de Caraguatatuba (Flic).
Montando suas lojinhas, que venderam produtos variados como ervas aromáticas, temperos, brinquedos ecológicos e doces, eles colocaram em prática os conceitos aprendidos na sala de aula.
Além dos ensinamentos adquiridos com a experiência, muitos conseguiram arrecadar dinheiro e tiveram como recompensa uma viagem para um parque aquático, bancada com o valor das vendas.
Segundo a supervisora de ensino de Caraguatatuba Gianna Flávia Tonacci Hardt, a implantação da disciplina “Enriquecimento Curricular”, contemplada pelas aulas de empreendedorismo, tem o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor nos alunos do ensino fundamental, que repercute na integração pessoal dos estudantes.
“Realizamos a Feira do Empreendedorismo e obtivemos resultados extremamente positivos, pois contamos com a participação de todas as escolas. Os alunos superaram as expectativas, pois a cada desafio procuravam aperfeiçoar cada vez mais seus trabalhos. Com responsabilidade, estudaram para as apresentações e a cada trabalho se dedicavam e se envolviam cada vez mais”, comentou Gianna, que destacou a parceria com o Sebrae-SP. 
“A capacitação dos professores no curso dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos  (JEPP) oferecido pelo Sebrae possui uma metodologia que abrange a teoria e a prática, envolvendo a participação de todos de forma eficaz, capacitando-os para as aulas de empreendedorismo. Os professores consideram os materiais um facilitador de suas aulas”, concluiu.

Metodologia

O JEPP trabalha com nove temas, um para cada ano do Ensino Fundamental, que podem ser aplicados dentro das disciplinas curriculares ou como atividades extracurriculares, a critério da escola.
Os alunos aprendem por meio de oficinas lúdicas noções sobre planejamento, comportamento empreendedor, cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

O Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos já aplicou o JEPP em 12 cidades da região: Caçapava, Caraguatatuba, Ilhabela, Igaratá, Jacareí, Natividade da Serra, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Santa Branca, Taubaté e Tremembé.
Prefeituras e escolas particulares interessadas podem obter mais informações sobre o programa pelo telefone (12) 3922-2977

Nenhum comentário: