GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Ivy Malerba receberá título de cidadã caraguatatubense

Nesta sexta-feira, 14 de novembro, a partir das 19h, será realizada na Câmara Municipal a sessão solene para entrega do título de cidadã caraguatatubense a Sra. Ivy Monteiro Malerba, secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, em Caraguatatuba.
A homenagem se dá por meio do Decreto Legislativo nº 258, de 27 de agosto de 2014, de autoria do Vereador Elizeu Onofre da Silva (Ceará), pelos relevantes serviços prestados por Ivy ao município.
Nascida em Lorena, em 09 de julho de 1981, a nova cidadã caraguatatubense é filha de Ivo Malerba e Sandra Maria Monteiro da Silva Malerba. Sua relação com a cidade existe desde que nasceu. Há 60 anos, o avô, Abílio Malerba, adquiriu uma casa de veraneio na Praia de Massaguaçu. Assim, teve em Caraguá um lugar marcante na sua infância, adolescência até os dias de hoje.
Em 1999, com 17 anos, entrou na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) no curso de Terapia Ocupacional, uma profissão da área da saúde, com forte inserção nas áreas do social e da educação, que busca desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas de qualquer idade que tenham seu desempenho ou sua convivência prejudicados por problemas motores, cognitivos, emocionais e de convivência social.
Após cinco anos, mudou-se para Caraguatatuba, contratada pela Fundação Orsa, integrando a equipe de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, onde atuou como terapeuta ocupacional nas unidades escolares municipais. Em 2009, foi convidada para assumir a Coordenação da Política Municipal de Educação Inclusiva, onde desenvolveu importante trabalho através de projetos importantes como “Programa Viva a Diversidade” e o “Centro de Referência para Inclusão Escolar” (CRIE).
A idealização e realização do I Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência, no dia 3 de dezembro de 2011, data alusiva ao dia internacional de luta deste segmento instituiu o COMDEFI (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), do qual Ivy Malerba foi presidente nos dois primeiros anos de existência, sendo esse o grande propulsor para a criação de uma Secretaria Municipal para tratar desta questão.
Em 2012 foi convidada a assumir a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, no qual nestes dois últimos anos vem desenvolvendo significativo trabalho no município, como, o projeto “Praça Sensorial” e o projeto “Caraguá Acessível”, trabalho vencedor de prêmios.
Atualmente está empenhada na implantação do Centro Integrado de Atenção a Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) previsto para funcionar no ano que vem, e que oferecerá ao município políticas de Centro de Convivência, Centro-Dia e Preparação e Encaminhamento ao Mercado de Trabalho.

Nenhum comentário: