GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Perda degenerativa de massa muscular em idosos é tema do Congresso Brasileiro de Nutrologia.


Na próxima semana, entre os dias 19 e 21 de setembro, acontece o XVI Congresso Brasileiro de Nutrologia,organizado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). O Centro de Convenções do Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo, irá receber mais de 3.500 autoridades médicas em alimentação e saúde.
Entre os temas abordados está a Sarcopenia no Idoso, considerada uma das mais importantes síndromes geriátricas. Cientificamente comprovada sua influência negativa na qualidade de vida e a longevidade dos pacientes idosos, a sarcopenia é a perda degenerativa de massa e força nos músculos, que chega com o envelhecimento.  “Com o aumento da expectativa de vida, as entidades de saúde estão juntando esforços mundialmente para orientar os médicos e profissionais de saúde na prevenção e tratamento da sarcopenia” explica o médico geriatra, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Dr. Omar Jaluul.
Para um entendimento amplo é preciso conhecer os fatores de risco e a situação da doença na população, somente assim é possível prevenir.  “Entender e conhecer a fundo a sarcopenia é necessário para orientar os pacientes sobre os caminhos para a prevenção no idoso”, observa o médico geriatra e Membro do Núcleo de Estudos Clínicos em Sarcopenia da Unifesp, Dr. André Kioshi.
De acordo com a médica e membro do Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Dra. Selma Freire, o tratamento nutroterápico pode reverter o processo da sarcopenia, uma das mais prevalentes  causas  de fragilidade  e mortalidade  entre os  idosos.  Já o Dr. Nelson Iucif Jr. alerta que um dos coadjuvantes da terapia nutrológica é o anabolizante, que resulta no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo.


Agenda:

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTROLOGIA
Data: 19, 20 e 21 de setembro de 2012
Local: Hotel Maksoud Plaza – São Paulo (SP)
Informações e ficha de inscrição: www.abran.org.br/congresso

Palestra - Sarcopenia no Idoso:
ü  Entendendo a Sarcopenia  no Idoso: Bases Fisiopatológicas
Dr. Omar Jaluul – USP
ü  Prevalência e Fatores de Risco: Bases para Prevenção
Dr. André Kioshi – UNIFESP
ü  Tratamento  Nutrológico da Sarcopenia
Dra. Selma Freire – USP
ü  Há Espaço  para Anabolizantes Hormonais?
Dr. Nelson Iucif Jr. – UNAERP
Data: 19 de setembro de 2012
Horário: 14h às 15h40

Nenhum comentário: