GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 24 de março de 2012

Sebastião e Amertp seguem firmes contra PCHs no Talhadão

Sebastio_Amertp_13FEV
O deputado estadual Sebastião Santos (PRB) recebeu hoje (13) em seu escritório em Rio Preto integrantes da Associação de Defesa do Meio Ambiente dos rios Turvo e Preto (Amertp) para discutir ações que possam impedir a construção das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) na Cachoeira do Talhadão e na Foz do Preto, no município de Palestina.
Basílio Neto e José Carlos Martins solicitaram ao deputado o agendamento de uma reunião com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG), o prefeito de Cedral José Luís Pedrão, para buscar junto ao órgão apoio dos municípios que compõem o grupo. O objetivo é intensificar ainda mais a luta contra a investida da empresa que pretende realizar a obra.
Pioneiro entre os parlamentares da região de Rio Preto na luta pela preservação da cachoeira, Sebastião mostrou todas as medidas concretas que tomou desde que soube da possibilidade da construção dessas usinas. A primeira mobilização ocorreu ainda em maio quando, da tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado mostrou projeto em 3D de como o local ficará.
"Sabemos que a Secretaria de Meio Ambiente e a Cetesb nada têm a fazer quanto ao assunto a não ser autorizar a obra. Cabe a esses órgãos apenas verificar se os estudos de impacto ambiental e sua compensação estão dentro das normas", disse Sebastião, que esteve reunido com o presidente da Cetesb, Otávio Okano.
Uma das únicas saídas encontradas pelo parlamentar foi seguir o exemplo da Cachoeira de Iauretê, no Amazonas, que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arqueológico Nacional (Iphan). Sebastião protocolou no Condephaat pedido de tombamento da Cachoeira do Talhadão tendo em vista os achados históricos e arqueológicos do local.
"Tenho insistido com o secretário de Cultura, Andrea Matarazzo, para que o pedido de tombamento seja atendido. Ele informou que as avaliações realizadas pelo departamento estão em andamento", afirmou o deputado. A Amertp e Sebastião devem reunir-se com Pedrão ainda hoje.

Nenhum comentário: