GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência começa nesta quinta

Estão programados debates, peças teatrais, exposições, oficinas esportivas e show da banda Tribo de Jah

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade para a convivência e o respeito às diferenças, Caraguá realiza nesta quinta, sexta e sábado (1, 2 e 3 de dezembro), o 2º Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência. A programação começa nesta quinta-feira (1/12), às 18h30, no Teatro Mario Covas com o debate: Empregabilidade da pessoa com deficiência.
Estão convidados representantes do Legislativo, Executivo, Ministério Público, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi), Associação Comercial de Caraguá, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais (Aponec), OAB, Sebrae, Centro Universitário Módulo, Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avap) e Projeto Solidar.
Para a coordenadora de educação inclusiva de Caraguá, Ivy Malerba, o debate vai propor diretrizes para o futuro e fortalecer os órgãos que habilitam e empregam as pessoas com deficiência. “Queremos fazer as pessoas terem consciência da legislação e incentivar a cultura inclusiva com a sociedade e, principalmente, com empresários para que criem mais vagas de emprego para pessoas com deficiência”.
Na oportunidade, serão discutidas a Lei do Aprendiz, a Lei das Cotas, os Termos de Ajustamentos de Condutas (TAC), previdência e reabilitação profissional, empreendedorismo, direito ao concurso público e Benefícios de Prestação Continuada (BPC).
“O intuito é fazer valer a legislação e mostrar todo o panorama que a pessoa com deficiência tem depois que sai da escola. Na discussão, vamos falar das possibilidades para o acesso das pessoas com deficiência ao emprego e da importância da garantia da fiscalização da legislação”, afirma a coordenadora.
Apesar do aquecimento do mercado, a mais recente Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, aponta que de 2008 a 2010 houve queda de 32% em cargos de gerência e direção de pessoas com deficiência no país. Entre todos os trabalhadores, houve alta de 13% no mesmo período.
O 2º Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Educação, com apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi).
Programação

Dia 1º (quinta)

18h30 - Coreografia “Analogias”
Teatro Mario Covas

Dia 2 (sexta)

18h30 - Peça “Good Morning”
Teatro Mario Covas

Dia 3 (sábado)

Das 9h às 16h - Exposição Inclusiva
Praça de Eventos – Av. da Praia

Das 9h às 16h – Projeto Praia Acessível
Prainha

9h - Futebol Inclusivo
Praça de Eventos – Av. da Praia

10h - Futebol para Cegos (Goalball)
Praça de Eventos – Av. da Praia

10h às 12h – High Fly “Voar para Todos”
Morro Santo Antônio (pouso Praça de Eventos)

11h – Basquete sobre Rodas
Quadra Tom Ferreira

Das 13 às 16h – “Velas ao Vento” (vela adaptada)
Prainha

18h - Passeata da superação
Saída em frente a Unimed e chegada Praça de Eventos

20h – Show da Banda Tribo de Jah
Praças de Eventos – Av. da Praia

Nenhum comentário: