GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 11 de setembro de 2011

Níger confirma que um dos filhos de Khadafi está no país


Níger confirma que um dos filhos de Khadafi está no país
"Fogo de explosão em área residencial de Bani Walid, neste domingo (AP)"
O governo do Níger confirmou neste domingo que Saadi Khadafi, filho do coronel líbio Muamar Khadafi, está no país africano.
Segundo o ministro da Justiça do Niger, Saadi entrou no país junto de um comboio com dez pessoas vindas da Líbia. O carro foi interceptado pelas autoridades do Níger.
Na última semana, outro comboio de aliados de Khadafi cruzou o território do Níger, aumentando as especulações de que o líder líbio, cujo paradeiro é desconhecido, iria se refugiar no país vizinho.
A notícia foi desmentida pelo governo do Níger. Também houve rumores de que o comboio teria como destino Burkina Faso, outro país que poderia acolher Khadafi.
A mulher de Khadafi, Saifa, e seus filhos Hannibal e Muhammad buscaram refúgio na Argélia. A filha Aisha também está no país vizinho, onde deu à luz um dia após sua fuga.
Duas semanas após a tomada de Trípoli, a maior parte da Líbia está sob controle do Conselho Nacional de Transição (CNT), que comanda as forças rebeldes.
Há, no entanto, focos de resistência. Forças leais a Khadafi ainda tomam conta das cidades de Bani Walid, Sabha e Sirte, agora sitiadas pelos rebeldes.
Negociação
No início de setembro, fontes ligadas ao CNT relataram que Saadi Khadafi teria entrado em contato com os rebeldes para negociar um cessar-fogo na Líbia.
Até a queda de Khadafi, Saadi era o presidente da Federação Líbia de Futebol. Antes, ele chegou a ser capitão da seleção líbia e teve uma rápida carreira como jogador profissional na Itália.
Mustafa Abdul-Jalil em Trípoli
"Mustafa Abdul-Jalil em Trípoli"
Saadi também investia na produção de filmes na Líbia.
Bani Walid
No sábado, venceu o ultimato dado pelo CNT para a rendição de Bani Walid, o que desencadeou uma ação militar contra a cidade.
Os combatentes anti-Khadafi estimaram que em poucas horas tomariam o centro da cidade, mas parecem ter encontrado muito mais resistência do que o esperado inicialmente.
O correspondente da BBC Andrew Harding, que está próximo à cidade, disse que a situação em Bani Walid é caótica e que a batalha tende a ser bastante dura.
No sábado, a cidade também foi alvo de ataques aéreos da Otan, com o objetivo de ajudar o avanço das forças opositoras.
Em Sirte, cidade natal de Khadafi, os combatentes de oposição tiveram de recuar no sábado, após terem sofrido inúmeras baixas, informou a agência Associated Press.
CNT em Trípoli
Em sua primeira visita à capital Trípoli desde a tomada da cidade, o presidente do CNT, Mustafa Abdul-Jalil, disse a simpatizantes que o momento é de união, e não de vingança.
'Não é tempo de retaliação. Muitos direitos foram perdidos (no regime de Khadafi) e há muitas tragédias em que poderíamos insistir, mas não é a hora. A hora é de nos unirmos', declarou.
Observadores apontam que um dos maiores desafios de Abdul-Jalil é estabilizar a Líbia e tentar formar um governo efetivo nacional, que seja reconhecido pelos líbios.
No front externo, o CNT já foi reconhecido como legítimo por cerca de 60 países e por instituições como o FMI.

Nenhum comentário: