GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 11 de setembro de 2011

9º Frepop aprofunda a educação popular como um projeto político na América Latina

Cerca de 700 educadores/as populares participaram do 9º Fórum de Educação Popular do Oeste Paulista (Frepop) realizado em Lins-SP, de 19 a 23 de julho, em torno do tema: “Educação Popular: um projeto político e social em construção no Brasil e na América Latina, um outro mundo possível’. 

A educadora popular da Bahia, Ir. Terezinha garantiu a presença da Recid na Tenda Paulo Freire, organizada pela Aneps. Educadores/as de São Paulo também participaram do Fórum. A mesa de abertura do Fórum, contou com a participação da Ana Maria Araújo Freire, pedagoga e escritora; de Edgardo Alvarez Puga, do Chile, da direção do Centro de Educação de Adultos da América Latina (Ceaal), organismos criado pelo Paulo Freire; de Jardson Gregório Silva, reitor da Universidade Popular do Nordeste (Unipop); Dom Mauro Morelli, bispo católico, ex-presidente do Consea; e Willian Bonfim, representando o Departamento de Educação Popular/SNAS/S e a Recid.

Ao analisar a força do projeto da educação popular no Brasil e na América Latina, uma pergunta foi abordada com bastante ênfase: “que forças neutralizaram a força do povo brasileiro?”. O reitor da Unipop destacou que o Brasil deu ao mundo Paulo Freire, e que este reiventou o próprio Brasil. Contudo, para ele a cada Simon Bolívar, a Operação Condor, capitaneada pelos EUA na AL, levantou “uns tantos generais”; Para cada Paulo Freire, “uma ditadura”.

Após retomar trajetória de Paulo Freire, de quem foi companheira, a pedagoga e escritora Ana Maria de Araújo, lembrou que este tinha uma visão não determinista da história. Para Paulo Freire, o socialismo não está dado e será construído a partir de cada contexto. Na América Latina, segundo o representante do Ceaal, há um contexto de ascenção de governos populares e do campo democrático, o que coloca novos desafios para o campo da educação popular, como o desafio da participação, controle social e consolidação da cidadania e da democracia.
O Frepop se consolidou com várias atividades (rodas, mesas, tendas, painéis internacionais, oficinas, entre outros), realizado nas depedências do Centro Universitário de Lins, parceira do evento. A mística e a cultura popular também foram duas dimensões bastante trabalhadas deste a abertura do seminário, privilegiando os referenciais latino-americanos e africanos e o conhecimento popular brasileiro.

O Frepop, que está se consolidando também na agenda internacional, com a sua 6ª edição, tem o desafio de se reiventar frente aos novos desafios da realidade e da sua própria dimensão e estrutura. Para a Recid fica o desafio de consolidar, cada vez mais, a parceria com este espaço de reflexão sobre a educação popular.

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