GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Preta Gil chora ao receber Medalha Pedro Ernesto

Medalha de Mérito Pedro Ernesto
 
A Medalha de Mérito Pedro Ernesto foi criada através da Resolução nº 40, em 20 de outubro de 1980. Ela é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. Recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, e por isso, sua figura é estampada nas duas Medalhas que fazem parte do Conjunto. Uma presa ao colar e a outra para ser colocada na lapela do lado direito do homenageado. Ambas são presas em uma fita de cores azul, vermelha e branca que são as cores da bandeira da cidade.
A Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal Comenda que o Rio de Janeiro possui.

Vocês acham que, o que ela falou para o Deputado Jair Bolsanaro lhes dá o Direito de receber essa Medalha?

A Professora Amanda Gurgel do Rio Grande do Norte é que tem o Direito e obrigação de qualquer Câmara em lhes oferecer e com Grande Méritos a Medalha Pedro Ernesto, por serviços prestados a Educação e ao povo Brasileiro pelo excelente discurso que virou destaque na mídia nacional e internacional.  

É vergonhoso as atitudes dos nossos políticos seja em qual esfera ele esteja Municipal ou Estadual, eles brincam com coisa séria cimo essa abaixo. 

Preta Gil chorou muito ao receber a Medalha Pedro Ernesto / Foto: Claudia Dantas
E Preta Gil chorou! A irrequieta artista, sempre tão risonha, emocionou-se.  O choro foi de alegria, que fique claro. O plenário da Câmara Municipal do Rio viveu momentos de raras e ternas declarações de amor à família, aos amigos e aos fãs, na tarde desta segunda-feira (23/05). Preta recebia a maior honraria do município, a Medalha Pedro Ernesto, das mãos do vereador Leonel Brizola (PDT) e da deputada Aspásia Camargo (PV). A sessão foi contra o preconceito de todas as formas, mas , ao contrário do previsto, o tom da cerimônia foi afetuoso.
No plenário, amigos, fãs, militantes e uma amorosa família aplaudia a homenageada. Discursos cheios de sentimento e orgulho, com palavras doces dos representantes dos fã-clubes eram ouvidas. Leonel Brizola Neto, autor da indicação, presidiu a mesa, tendo a companhia da co-autora da homenagem, deputada Aspásia Camargo, dos amigos de Preta, como os cantores Lulu Santos e Jorge Mautner, além do marido da cantora, Carlos Henrique Lima.
Em seu discurso, Brizola, vereador do PDT, lembrou que, como ela, também sofreu preconceito familiar por ser neto do político de quem herdou o nome e que ambos são filhos do exílio – como a família Brizola, Gilberto Gil, também saiu do País por conta de perseguição durante ditadura militar.
Senti uma afinidade muito grande com Preta, quando o agressor (eu não quero citar nomes, e acho que não é preciso) disse que os filhos dele tinham berço, tinham educação e que não tinham crescido na promiscuidade como ela. Aquilo me doeu demais porque em toda a minha vida eu também fui alvo de preconceito por ser neto de Leonel Brizola. Eu só tinha trégua quando estava com meus amigos do Morro do Cantagalo, pegando onda no Arpoador”, desabafou.
Aspásia Camargo afirmou que Preta Gil, com sua sensualidade e beleza de mulher de verdade fora dos padrões da ditadura da magreza, hoje imposta, é um exemplo de libertação feminina.
Foi uma cerimônia diferente da maioria vista ali, do começo ao fim, com Preta e sua família – o marido Carlos Henrique, a mãe Sandra, a irmã Maria e os irmãos José e Bem Gil. Mas seu agradecimento ao filho Francisco fez a mulherada borrar o rímel: “Ele é o meu maior presente. Meu filho Francisco, hoje, praticamente um homem, com 16 anos, e uma cabeça evoluída. Me surpreendo todos os dias com o apoio ele que me dá. De todo mundo que está aqui, quem mais sofre, sem dúvida nenhuma, somos eu e ele. Porque sempre que me atacam estão atacando diretamente ele. Francisco nunca teve vergonha da mãe. Sempre me apoiou em todos os momentos, dizendo que estava ao meu lado. Você é um exemplo pra mim meu filho”.

Nenhum comentário: