GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Oficinas do CIAPI oferecem melhor qualidade de vida a idosos e deficientes em Caraguá Alunos já sentem diferenças positivas no dia a dia

Idosos e pessoas com deficiência ganham mais saúde e qualidade de vida, em Caraguá, desde abril deste ano, quando foi inaugurado o CIAPI – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso. O espaço proporciona atividades de caráter social, educacional, cultural, de esporte, lazer e saúde.

As ações oferecidas têm o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades, a funcionalidade humana, o envelhecimento ativo e a participação social de seus usuários. Algumas dessas dinâmicas são a academia de ginástica e oficinas como hidroginástica, pilates e macramê. 

Hidroginástica - Com aulas de segunda a quinta, na hidroginástica os alunos se exercitam e trabalham a coordenação motora. O objetivo é evitar problemas como artrose, artrite e outras complicações nos ossos e articulações, além de promover a interação social entre eles. A aula também conta com pesos, flutuadores e até plataformas para pessoas de estatura inferior à profundidade da piscina – que é totalmente acessível. 

A aposentada, Eunice Pereira Zani, participa desde setembro e diz estar contente com a união na aula. “A convivência é ótima. Fiz grandes amigos. Entrei na hidroginástica por causa de um problema no joelho e, de um tempo para cá, nem sinto mais dor”, conta Eunice. Além dessa atividade, ela também participa da oficina de Modernidade na 3ª Idade, na qual aprende a usar smartphone e redes sociais. Por enquanto, todas as 20 vagas para a oficina estão preenchidas, mas, depois da implantação de novas plataformas, serão abertas outras 10 vagas.

Pilates – A atividade é um método de condicionamento físico e mental que, além de fortalecer e alongar o corpo, também auxilia no sistema respiratório, no equilíbrio, na coordenação motora, e pode diminuir o estresse e auxiliar no relaxamento. “É uma técnica de alongamento e fortalecimento global, focando no controle esfincteriano”, conta a instrutora Cristiane Ribeiro. Emilia Varro, aluna do Ciapi, participa há cerca de três meses e já sente mudanças no cotidiano. “Eu andava meio parada, então, o pilates foi uma opção para me fazer sair de casa. Hoje, consigo me movimentar melhor e fazer coisas que não fazia antes”, conta. As aulas acontecem de segunda a quinta. 

Macramê - Técnica de tecelagem manual, os fios se cruzam e se entrelaçam por meio de nós, e há a possibilidade de serem formadas infinitas formas decorativas, como figuras geométricas, franjas, cestas feitas a partir de folhas de jornais e outros. “É uma terapia na qual os alunos aprendem apenas coisas do seu interesse, além de fortalecer o vínculo social entre eles”, conta a professora Lucia Molina.

Academia – O espaço é equipado com esteiras, aparelhos de musculação, trampolim e bicicletas. Os exercícios são direcionados de acordo com a necessidade de cada aluno. Além de trabalhar o físico, a oficina traz benefícios psicológicos e contribuem para uma boa fluência nas atividades diárias dos indivíduos. 

A aluna, Edilene França, estuda informática, inglês e pretende participar do curso de Libras, e diz que não descarta a evolução em seu rendimento pessoal. “Estou aqui desde maio e sinto falta da união e de algumas pessoas que conheci, mas reconheço que minha capacidade aumentou e o meu corpo mudou muito. Sou feliz aqui”, diz Edilene. 

Já o atleta, Vagner Campos Bueno, falou sobre a seriedade dos exercícios para ele, que é cadeirante. “É importante para os esportes que pratico. A inclusão na cidade deu um salto enorme. Aqui, eu testo minha resistência e alongamento, além de fortalecer os músculos”. A academia trabalha com, aproximadamente, 80 pessoas por dia, divididas em grupo.

Outras informações como inscrições e oficinas disponíveis, podem ser obtidas na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), pelo telefone (12) 3886-3050. O espaço está localizado na Rua Jorge Burihan, N° 10 - Jardim Jaqueira.




Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário: