O Facebook sabe mais sobre a sua vida pessoal do que você imagina. Parte da operação de publicidade da companhia envolve monitorar os hábitos dos usuários, e isso inclui um monte de informação sobre o seu dia-a-dia e dos seus interesses gerais. Nós sempre soubemos que muitos dados eram coletados, mas não tínhamos detalhes. Isso mudou.
A rede social publicou um portal sobre anúncios segmentados com o objetivo de ajudar os anunciantes, e também atualizou as preferências de privacidade para facilitar a compreensão dos usuários. As ferramentas agora revelam 98 itens que o Facebook analisa para direcionar publicidade – não há nada muito grave, mas não deixa de causar um certo desconforto, afinal eles sabem coisas demais.
Existem vários dados óbvios, como a data do seu casamento, quando foi sua última viagem de férias ou o nascimento do filho. A maior parte dos dados são coletados a partir dos próprios posts dos usuários.
Mas tem também uma porção de coisas que não são enviadas voluntariamente, como por exemplo o número de linhas de crédito que você possui, se você é um investidor, no que você investe, se você usa cupons de desconto, entre outros.
Segundo o Facebook, essas informações super pessoais são coletadas de algumas formas. A primeira maneira é a mais óbvia: monitorando as atividades na rede, nos seus dispositivos e na sua localização.
A companhia também te monitora enquanto você navega por outros sites. Como explica o Washington Post, o Facebook sabe quando você acessa uma página que tenha o botão "Curtir" ou "Compartilhar". Eles também oferecem aos sites uma ferramenta chamadaFacebook Pixel, que permite monitorar as visitas de qualquer usuário da rede. É possível evitar esse monitoramento seguindo estas instruções.
Além disso, a rede social oferece opções de direcionamento de anúncios a partir de dados coletados por empresas como a Experian, Acxiom e Epsilon, que reúnem informações e constroem perfis de consumidores a partir de registros governamentais, pesquisas e fontes comerciais (como listas de assinantes de revistas).
A partir dessas informações, o Facebook começa a descobrir se você tem filhos, se é casado e se pretende comprar um carro. Então eles vendem você como um alvo para os anunciantes. Nem todas as suposições que eles fazem estão corretas, mas isso não importa muito. O Facebook construiu um império de US$ 355 bilhões se apoiando principalmente nessas informações.
Para ajustar suas preferências de anúncios - o que inclui barrar propagandas baseadas no uso de sites e aplicativos, ou anúncios em apps e sites fora do Facebook - clique aqui. Para saber quais interesses o Facebook acha que são mais relevantes para você, clique aqui.
Abaixo seguem as 98 coisas que o Facebook sabe sobre você.
Localização
Idade
Geração
Gênero
Idioma
Nível de ensino
Campo de estudo
Escola
Afinidade étnica
Renda e patrimônio líquido
Propriedade imobiliária e tipo
Valor do imóvel
Tamanho do imóvel
Metragem quadrada do imóvel
Ano em que o imóvel foi construído
Composição familiar
Usuários que têm aniversários para comemorar em 30 dias
Usuários que estão longe da família ou da cidade natal
Usuários que são amigos de alguém que fará aniversário, que é recém-casado ou comprometido ou que se mudou recentemente
Usuários que estão em relacionamento à distância
Usuários em novos relacionamentos
Usuários que entraram em novos empregos
Usuários que acabaram de noivar
Usuários recém-casados
Usuários que se mudaram recentemente
Usuários que farão aniversário em breve
Usuários que têm filho(a)
Futuros pais
Mães, divididas por "tipo" (suburbana, moderna etc.)
Usuários que têm maior propensão em se engajar em política
Conservadores e liberais
Status de relacionamento
Empregador
Indústria
Cargo
Tipo de escritório
Interesses
Usuários que possuem uma motocicleta
Usuários que planejam comprar um carro (e qual tipo de carro/marca, e em quanto tempo)
Usuários que compraram autopeças ou acessórios recentemente
Usuários que podem precisar de autopeças ou serviços
Estilo e marca do carro que dirige
O ano em que o carro foi comprado
O ano do carro
Quanto dinheiro o usuário pretende gastar no próximo carro
Onde o usuário pretende comprar o próximo carro
Quantos empregados sua empresa tem
Usuários que possuem um pequeno negócio
Usuários que trabalham como gerentes ou executivos
Usuários que fizeram doações para a caridade (dividida por tipo)
Sistema operacional
Usuários que jogam pelo celular ou tablet
Usuários que jogam em consoles
Usuários que já criaram um evento no Facebook
Usuários que já usaram o Facebook Payments
Usuários que gastaram mais do que a média com o Facebook Payments
Usuários que administram uma página no Facebook
Usuários que recentemente enviaram fotos para o Facebook
Navegador web usado
Serviço de e-mail
Se adotam novas tecnologias rapidamente ou não
Estrangeiros (divididos por país de onde vieram)
Usuários que pertencem a uma companhia de crédito, banco nacional ou regional
Usuários que investem (divididos por tipo de investimento)
Número de linhas de crédito
Usuários que são usuários frequentes de cartões de crédito
Tipo de cartão de crédito
Usuários que tem um cartão de débito
Usuários que mantém um saldo em seu cartão de crédito
Usuários que escutam rádio
Preferências em programas de TV
Usuários que utilizam um dispositivo móvel (divido por marca)
Tipo de conexão com a internet
Usuários que compraram um smartphone ou tablet recentemente
Usuários que acessam a internet por um smartphone ou tablet
Usuários que usam cupons de desconto
Tipos de roupas que se costuma comprar
Período do ano em que a família mais faz compras
Usuários que são compradores "assíduos" de cervejas, vinhos ou outros tipos de bebidas alcoólicas
Usuários que compram mantimentos (e quais tipos)
Usuários que compram produtos de beleza
Usuários que comprar medicamentos antialérgicos, contra gripe, dor ou outros tipos
Usuários que gastam dinheiro com produtos para o lar
Usuários que gastam dinheiro com produtos para animais de estimação, e quais tipos de animais
Usuários cujas famílias fazem mais compras do que a média
Usuários que tendem a fazer compras online (ou offline)
Tipos de restaurantes que o usuário costuma frequentar
Tipos de lojas em que o usuário costuma comprar
Usuários que são "receptivos" a ofertas de empresas oferecendo seguros para automóveis, cursos superiores ou hipotecas e cartões e TV a cabo pré-pagas
Há quanto tempo o usuário vive naquela casa
Usuários que podem se mudar em breve
Usuários interessados nas Olimpíadas, futebol, críquete ou no Ramadã
Usuários que viajam frequentemente, por trabalho ou por lazer
Usuários que precisam percorrer longas distâncias para ir ao trabalho
Tipos de viagens de férias em que o usuário tende a ir
Usuários que voltaram recentemente de uma viagem
Usuários que recentemente utilizaram um aplicativo de viagens
Usuários que têm propriedade compartilhada (timeshare)