Os produtos eróticos citados nos livros da trilogia "50 Tons de Cinza", como máscaras, algemas e chicotes, tiveram crescimento de 35% nas vendas no último trimestre de 2012, segundo levantamento divulgado pela Abeme (Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico) ontem (04). O anúncio foi feito na abertura da 20ª edição da Erótika Fair, feira do setor que ocorre de 4 a 7 de abril, em São Paulo.
O mercado de produtos eróticos no Brasil cresceu 15% em 2012. Os produtos mais vendidos foram os géis para sexo oral, com 21%, mercado no qual o Brasil é líder, com mais de 40 opções de sabor.
Em segundo lugar, estão os géis funcionais, com 18% das vendas. São vibradores líquidos, retardantes de orgasmo e sprays excitantes que ajudam a intensificar, prolongar ou melhorar o desempenho sexual durante a relação.
Em terceiro lugar, estão os géis, pomadas e loções que facilitam o sexo anal, com 11% das vendas, empatados com as cápsulas de banho perfumadas com função lubrificante e aromatizante.
O Facebook também vem se destacando no mercado erótico. Hoje é a rede social que mais influencia os brasileiros na compra desses produtos, segundo pesquisa feita pela Abeme (Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico) com 598 associados. Em seguida, vem Twitter, com 23%, e o Orkut, com 12%.
Uma novidade no ranking de mais vendidos é o anel peniano com vibrador, para uso de casais. Ele prolonga a ereção do homem e estimula o clitóris da mulher, já que possui um microvibrador com função estimuladora.
Na sequência, vêm os massageadores femininos (7%) e lingeries, fantasias e acessórios de fetiche (6%).
As mulheres continuam sendo as principais consumidoras de produtos eróticos. Em 2012, elas representaram 60% dos compradores das sex shops virtuais e 65% nas sex shops tradicionais.
Erótika Fair espera 30 mil visitantes
A Erótika Fair reúne fabricantes, distribuidores, lojistas e prestadores de serviços do mercado erótico. Profissionais do setor poderão participar de ciclos de palestras e workshops promovidos pela Abeme, que abordarão temas como marketing, vendas online, análise de produtos e consultoria em reuniões diárias focadas no mercado erótico.
A feira também é aberta ao público, que poderá conferir as novidades do mercado do sexo, além de shows sensuais, concurso de pole dance, brincadeiras sensoriais, entre outras atrações.
A edição 2012 recebeu 20 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 18 milhões em negócios. O público esperado é de 30 mil visitantes.
Assim como ocorreu no ano passado, expositores internacionais terão um espaço reservado para apresentar seus lançamentos ao mercado brasileiro.
Pela primeira vez, o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) participará do evento, oferecendo consultoria para empreendedores do setor.
Serviço:
Erotika Fair
Data: 4 e 5 de abril, das 14h às 17h - aberto apenas para profissionais do setor. Das 17h às 22h, aberto ao público;
6 e 7 de abril, das 14h às 22h - aberto ao público
Local: Palácio de Convenções do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo - SP
Preço: R$ 50 antecipado, R$ 60 na bilheteria, R$ 80 para casal antecipado, R$ 100 para casal na bilheteria
Mais informações: www.erotikafair.com.br
6 e 7 de abril, das 14h às 22h - aberto ao público
Local: Palácio de Convenções do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo - SP
Preço: R$ 50 antecipado, R$ 60 na bilheteria, R$ 80 para casal antecipado, R$ 100 para casal na bilheteria
Mais informações: www.erotikafair.com.br