A
apresentadora Sônia Abrão não imaginava a repercussão que teria depois
de ter uma foto sua publicada na rede social Instagram, em que aparece
de maiô
Atualmente usamos a internet para conversar
com os amigos, pagar contas, comprar presentes, ler notícias, ouvir
músicas, ver filmes etc. Podemos dizer que nossa vida está
online. Nós nos envolvemos tanto que perdemos o controle do que as pessoas podem saber sobre nós.
Com uma busca rápida, vídeos e fotos vergonhosas podem vir à tona.Será
que é possível controlar o que as pessoas veem sobre você na internet?
Camila Andrade, diretora executiva da Pórthia e especialista em
reputação, afirma que é impossível esconder 100% das informações
inconvenientes na internet.
Scarlett
Johansson passou por uma situação constrangedora em julho de 2011.
Fotos em que a atriz aparece nua foram hackeadas e divulgadas na
internet.
A especialista garante que depois que os boatos se espalham na rede é
impossível reverter completamente a situação. A atriz, por exemplo, teve
que contar com a ajuda de do FBI, polícia federal americana, para
retirar as informações dos sites. Já que recuperar a imagem é tão
difícil, o melhor a fazer é zelar por ela.
Segundo Camila Andrade,
há diferenças importantes no gerenciamento de imagem de pessoas físicas
e jurídicas: "No caso de pessoas físicas é mais difícil conseguir
resgatar uma boa reputação na internet. Porém, a repercussão é menor, em
relação à pessoa jurídica ou celebridades".
Quem quer aparecer com
destaque
nas buscas com palavras-chave deve recorrer ao método SEO (Search
Engine Optimization), um mecanismo que faz uso de palavras-chave para
otimizar a localização de determinadas informações nos principais sites
de busca no internet, por exemplo, Google. "Há empresas especializadas
neste ramos. O serviço é indicado para prestadores de serviços e sites
de venda online, principalmente", avalia a especialista.
Camila explica que a Pórthia trabalha com o conceito "Fale Bem". "A Pórthia estuda a reputação de uma
empresa
a partir de fatos e comportamentos observados por sua equipe de
especialistas. Utiliza pesquisa interna, externa e monitoramento de
mídias sociais para saber o que estão falando da sua marca no momento",
esclarece. A partir desta análise, trabalha-se duas vertentes:
informações positivas e a essência do fundador.
"Procuramos
divulgar informações úteis e positivas, por exemplo, ajuda social e
doações. Outro ponto é ajudar a elaborar a essência da empresa, sempre
baseada na personalidade do fundador", diz Camila. "Outra ação
fundamental é ter boa
relação
com fornecedores e principalmente com os clientes", completa. A
especialista afirma que estes são os principais motivos que levam seus
clientes a procurar a Pórthia.
Embora a maioria de seus clientes
seja formada por empresas de médio porte, políticos e candidatos, as
teorias e técnicas são adaptáveis também para pessoas físicas. "Autores
de livros, médicos e advogados também procuram pelo serviço de
consultoria de imagem", revela Camila.