A Beira Mar

A Beira Mar
Bar e Restaurante

domingo, 15 de abril de 2012

É possível controlar a própria reputação na internet?



Dá para controlar a reputação na rede
A apresentadora Sônia Abrão não imaginava a repercussão que teria depois de ter uma foto sua publicada na rede social Instagram, em que aparece de maiô
Atualmente usamos a internet para conversar com os amigos, pagar contas, comprar presentes, ler notícias, ouvir músicas, ver filmes etc. Podemos dizer que nossa vida está online. Nós nos envolvemos tanto que perdemos o controle do que as pessoas podem saber sobre nós.
Publicidade
Com uma busca rápida, vídeos e fotos vergonhosas podem vir à tona.Será que é possível controlar o que as pessoas veem sobre você na internet? Camila Andrade, diretora executiva da Pórthia e especialista em reputação, afirma que é impossível esconder 100% das informações inconvenientes na internet.
Scarlett Johansson passou por uma situação constrangedora em julho de 2011. Fotos em que a atriz aparece nua foram hackeadas e divulgadas na internet. A especialista garante que depois que os boatos se espalham na rede é impossível reverter completamente a situação. A atriz, por exemplo, teve que contar com a ajuda de do FBI, polícia federal americana, para retirar as informações dos sites. Já que recuperar a imagem é tão difícil, o melhor a fazer é zelar por ela.
Segundo Camila Andrade, há diferenças importantes no gerenciamento de imagem de pessoas físicas e jurídicas: "No caso de pessoas físicas é mais difícil conseguir resgatar uma boa reputação na internet. Porém, a repercussão é menor, em relação à pessoa jurídica ou celebridades".
Quem quer aparecer com destaque nas buscas com palavras-chave deve recorrer ao método SEO (Search Engine Optimization), um mecanismo que faz uso de palavras-chave para otimizar a localização de determinadas informações nos principais sites de busca no internet, por exemplo, Google. "Há empresas especializadas neste ramos. O serviço é indicado para prestadores de serviços e sites de venda online, principalmente", avalia a especialista.
Camila explica que a Pórthia trabalha com o conceito "Fale Bem". "A Pórthia estuda a reputação de uma empresa a partir de fatos e comportamentos observados por sua equipe de especialistas. Utiliza pesquisa interna, externa e monitoramento de mídias sociais para saber o que estão falando da sua marca no momento", esclarece. A partir desta análise, trabalha-se duas vertentes: informações positivas e a essência do fundador.
"Procuramos divulgar informações úteis e positivas, por exemplo, ajuda social e doações. Outro ponto é ajudar a elaborar a essência da empresa, sempre baseada na personalidade do fundador", diz Camila. "Outra ação fundamental é ter boa relação com fornecedores e principalmente com os clientes", completa. A especialista afirma que estes são os principais motivos que levam seus clientes a procurar a Pórthia.
Embora a maioria de seus clientes seja formada por empresas de médio porte, políticos e candidatos, as teorias e técnicas são adaptáveis também para pessoas físicas. "Autores de livros, médicos e advogados também procuram pelo serviço de consultoria de imagem", revela Camila.

Nenhum comentário: