GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Fazendo Arte

1. IDENTIFICAÇÃO

Projeto Oficina Fazendo Arte – “Construindo Brinquedos e Espaços Educativos”

1- SECRETARIA RESPONSÁVEL
    Secretaria Municipal de Educação
1.1 - PARCEIROS
    Secretaria de Assistência Social

NOME DO PROJETO

Fazendo Arte: “Construindo brinquedos e espaços educativos”

PÚBLICO ALVO

Crianças, ADI’s, Professores, Equipe Técnica e famílias.

DURAÇÃO

De julho a dezembro de 2009, com vistas a tornar-se um programa de
ação permanente.

JUSTIFICATIVA

A Proposta Pedagógica dos Centros de Educação Infantil de Caraguatatuba tem como objetivo “transformar o espaço físico em ambientes educativos e estimuladores”, visando atingir este critério de qualidade. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, preconizam que as instituições que atendem crianças de 0 a 5 anos, devem preparar os espaços de modo a torná-los ricos em materiais lúdicos e pedagógicos possibilitando que as crianças explorem a sala de forma prazerosa. Para tanto, o ambiente deve ser aconchegante e ao mesmo tempo um convite à aventura e imaginação. Visando facilitar esse trabalho nos CEI’s, esboçamos esse Projeto que tem o objetivo de construir brinquedos educativos adequados às necessidades das crianças, aproveitando o talento e habilidades dos educadores que já fazem parte do quadro de recursos humanos, das nossas unidades de Educação Infantil.

A proposta deste projeto também visa beneficiar a comunidade, envolvendo as mães e voluntários em oficinas para capacitação, que ampliará a visão de beleza e organização de ambientes do lar, além da possibilidade de promover geração de rendas.

OBJETIVOS GERAIS

· Inventar e construir brinquedos educativos inovadores,adequados por faixa etária, para equipar os espaços de aprendizagens dos CEI’s.
· Aproveitar o talento individual dos educadores dos CEI’s para compor a equipe de trabalho da oficina.
· Promover oficinas de capacitação para voluntários da comunidade para construção dos brinquedos e objetos artesanais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Organizar o espaço físico do CEI de forma a favorecer a criação de brincadeiras espontâneas.
· Estimular a construção de materiais bonitos, aconchegantes e ricos em diversidade, para a ambientação adequada ao atendimento do CEI.
· Estimular a aproximação da família junto a proposta pedagógica dos CEI’s através da sua participação ativa em mini-oficinas na construção de brinquedos e de objetos artesanais.
· Desenvolver a imaginação criadora, o estilo pessoal de expressão artística, a estética e a sensibilidade.
· Desenvolver as diferentes habilidades e o potencial artístico das ADI’s e professoras dos CEI’s.
· Promover cursos em diferentes modalidades artísticas para aperfeiçoamento dos profissionais da oficina.
· Estimular os gestores de Educação Infantil, a manter e recriar os itens das áreas de aprendizagem.
· Envolver a família através de mini-oficinas, para estimular o gosto pela arte e construção de objetos artesanais com material reciclável e industrializado.
· Aproveitar os diagnósticos existentes no setor de apoio aos CEI”s para o recrutamento dos recursos humanos.
· Promover exposição para divulgação dos trabalhos confeccionados após o encerramento de cada semestre.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

· Articulação da parceria entre as Secretarias da Educação e Social.
· Composição da oficina com funcionários dos Centros de Educação Infantil / Secretaria Municipal da Educação.
· Monitora de artes da Secretaria da Assistência Social.
· Reuniões bimestrais envolvendo diretores dos CEI’s e líder do projeto para ajustar as necessidades das unidades.

METODOLOGIA

· Compor uma equipe para atuar na Região Central do município, estimulando a construção de mais 2 núcleos, 1 na Região Sul e 1 na Região Norte. Que deverão ter como líderes pessoas treinadas pela equipe da Região Central.
· A partir da implantação da Região Central, levantar espaços públicos disponíveis na Regiões Norte e Sul, visando atender a meta de três oficinas no município.
· Através do trabalho em equipe serão planejados os brinquedos e demais itens necessários para a organização dos diferentes ambientes de aprendizagem a serem construídos. Serão estabelecidos prazos e metas a serem cumpridas.
· Preparar a equipe para a organização das mini-oficinas com mães e voluntários da Região Central.
· Recrutamento dos Recursos Humanos: pessoas com experiência em costura e habilidades manuais na confecção de: fuxicos, bordados, patchwork (trabalho em retalhos), crochê, pintura em tecidos e outras.
· Aproveitar os funcionários estatutários, que estão readaptados e possuem as habilidades necessárias ao projeto, para serem treinadas e completar o quadro de arte-educador.

METAS

Construir brinquedos e objetos de decoração específicos para a faixa etária de 0 a 5 anos, das 12 unidades de Centros de Educação infantil, conforme itens relacionados no cronograma.

CRONOGRAMA
Cronograma

RECURSOS FÍSICOS

· Local – espaço previsto para o mercado municipal:
    - 2 salas amplas.
    - 1 cozinha.
    - 2 banheiros.

RECURSOS MATERIAIS

· Máquina de costura industrial:
    - overlock.
    - zig zag.
    - galonera.
    - costura reta.
· Máquina de costura doméstica.
· Máquina de bordar profissional.
· Máquina de fuxico.
· Kit específico para patchwork.
· Tecidos diversos.
· Feltro de cores diversas.
· Manta siliconizada.
· Linhas para costuras – várias cores.
· Linhas para bordados – várias cores.
· Agulhas para máquina overlock.
· Agulhas para máquina costura reta industrial.
· Agulhas para bordados.
· Botões vários tamanhos e cores.
· Bolas de isopor pequenas.
· Olhos que mexem para confecção de bichos e bonecas.
· Tesouras de costura.
· Tintas para tecido – diversas cores.
· Pincéis de vários tamanhos.
· Plástico transparente.
· Intertela.
· Viés.
· Missangas.
· Lã artesanal para cabelo de bonecas.
· Flocos de Espuma.

RECURSOS HUMANOS

9 Monitoras de Artes, sendo:
1 Mestre de costura
4 costureiras
1 desenhista
1 pintora
2 bordadeiras

AVALIAÇÃO

· Periódica com a participação do líder e coordenador, treinando a equipe no quesito qualidade de produção.
· Registro em Livro Ata.
· Fotos durante a execução dos serviços.
· Exposição dos trabalhos.
· Análise dos materiais produzidos.
· Reuniões.
· Observação do interesse e desempenho de todos os envolvidos.

BIBLIOGRAFIA

· Trocando em miúdos as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
· Revista Mãos que Criam – Editora Escala
· Revista Nova Escola = Editora Abril
· Revista avisalá
· Revista pátio educação Infantil

Tempero de Mãe


Tempero de Mãe
A nutrição da população brasileira está cada vez mais afetada de más influências que vão da ignorância de uns até a superstição de outros, o que causa um grande transtorno em relação à saúde de nossas crianças, devido ao hábito alimentar, muitas vezes inadequado.
Estima-se que 40% dos brasileiros convivem com carência alimentar e 90% das doenças estão relacionadas com a má alimentação, na maioria das vezes, ocorre a falta de conhecimento do valor biológico de uma alimentação adequada.
Uma boa educação alimentar, envolve o resgate de hábitos alimentares de nossos avós, onde os alimentos eram mais naturais, puros e nutritivos, porque não havia adubos e aditivos químicos. A
maioria das pessoas morava na zona rural, onde plantavam verduras, frutas e criavam animais que consumiam, como as aves, os suínos, caprinos e bovinos.
A alimentação consiste em uma necessidade básica do ser humano; conseqüentemente a fome interfere sensivelmente neste aspecto por ser uma questão educacional, política e sócio - econômica.
O Projeto "Tempero de Mãe" propõe desenvolver um trabalho de reeducação alimentar com toda a comunidade através da escola, respeitando a cultura alimentar de cada região.
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba acredita que através deste projeto, estará proporcionando uma melhoria do padrão alimentar de todos os alunos da rede municipal e conseqüentemente o de suas famílias, buscando para toda a comunidade uma melhor qualidade de vida.
Justificativa
Considerando que atualmente as discussões sobre educação apontam para caminhos que visam a elaboração de ações singulares, a Secretária Municipal de Educação de Caraguatatuba tem procurado desenvolver projetos diferenciados. A participação familiar no processo educativo de nossos alunos é um anseio não só do Governo Municipal, mas do Estadual e Federal (Const. Fed. Art. 205).
Neste país capitalista em que é valorizado e incentivado o consumo de produtos artificiais e industrializados, como força de trabalho e acúmulo de capital , verificamos que a cada dia que passa, a população, sem refletir, participa deste mecanismo, tendo como resultado uma alimentação de baixo valor nutritivo e de alto custo, interferindo nas relações sociais , de saúde física e comprometimento emocional.
O Projeto "Tempero de Mãe” procura corresponder aos princípios do Plano Nacional de Educação - PNE, cuja democratização e gestão do ensino público nos estabelecimentos oficiais, obedecendo as normas de participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em Conselhos de Escola - (LDB; Art. 14; Inc. I e II).
A vista desta concepção torna-se prevalecente a necessidade deste projeto, que visa garantir a qualidade de nossa merenda escolar, estabelecida nas relações de interatividade permanente com a comunidade, proporcionando um envolvimento sócio-afetivo de mães de alunos, que terão a oportunidade de participar do desenvolvimento dos alunos através do preparo de uma comida caseira, acompanhando e atuando como agente de transformação e multiplicadores junto à
comunidade, de um programa de reeducação alimentar, higiene e saúde, e construção da cidadania.
Objetivos
As Mães Auxiliares de Cozinha deverão:
* Compreender e valorizar a importância do trabalho da Merenda no processo de desenvolvimento físico e mental da criança;
* Valorizar a Merenda com um tempero caseiro, proporcionando uma melhor aceitabilidade diante da diversidade de alimentos oferecidos;
* Incentivar outras mães a expandir suas idéias criando receitas e participando da elaboração dos cardápios;
* Identificar as técnicas de higienização dos alimentos;Tempero de Mãe
* Reconhecer o aproveitamento integral dos alimentos, evitando o desperdício;
* Conscientizar a comunidade da importância de aplicar recursos financeiros na compra de alimentos saudáveis e de bom preço, buscando a participação ativa no exercício da cidadania;
* Melhorar a saúde da comunidade através de um programa de reeducação alimentar;
* Promover uma maior aceitação pelas crianças de uma alimentação mais variada, nutritiva e saborosa;
* Colaborar na implantação do Projeto Horta Escolar, com a colaboração de alunos, professores e comunidade;
* Incentivar o cultivo de hortas domésticas;
* Reservar os restos não aproveitáveis dos alimentos para reaproveitar em adubo orgânico;
* Estabelecer a relação entre o valor nutritivo dos alimentos cultiváveis e a qualidade de vida;
* Incentivar os alunos a degustar ampla variedade de produtos cultivados na própria Unidade Escolar;
* Colaborar com a prevenção e desnutrição infantil;
* Servir como agentes multiplicadores das boas práticas alimentares junto a comunidade.
Observação: Os objetivos específicos, orientações didáticas e critérios de avaliação devem ser elaborados e registrados de acordo com o Projeto Pedagógico de cada Unidade Escolar.

Operacionalização
I. Fazer capacitação teórico-prática com as mães;
II. Entrevistar e selecionar as mães que trabalharão como Auxiliares de Cozinha;
III. Fazer um levantamento dos gêneros alimentícios à serem utilizados no treinamento prático;
IV. Orientar os Diretores, Merendeiras, Auxiliares de Cozinha, Representantes das APM's (Associação de Pais e Mestres) e do CAE (Conselho de Alimentação Escolar);
V. Solicitar ao setor de Merenda Escolar os gêneros alimentícios necessários para as aulas práticas;
VI. Elaborar cardápios adequados às diversas faixas etárias com a participação das mães e do CAE;
VII. Elaborar um cardápio especial para crianças desnutridas com o apoio do Diretor da U.E.;
VIII. Criação de um manual popular sobre cultura alimentar (cultivo de horta, noções de nutrição e aproveitamento dos alimentos, higiene e saúde, etc.);
IX. Incentivar e orientar na implantação da horta escolar;
X. Criação de um caderno de receitas "Reinventando a Culinária", elaborado pelas mães Auxiliares de Cozinha;
XI. Colaboração da Mãe Auxiliar de Cozinha para as reuniões com os pais e comunidade para participarem do treinamento prático, desenvolvimento e acompanhamento do projeto;
XII. Criar um concurso Municipal de Culinária Alternativa;
XIII. Desenvolver um Projeto Pedagógico Multidisciplinar envolvendo os projetos "Horta Escolar" e "Tempero de Mãe";
XIX. Determinação de um espaço no Informativo Educação para divulgação do trabalho e dicas de alimentação;
XX. A efetiva aprovação das Mães Auxiliares de Cozinha deverá ser feita mediante a Ata da APM (Associação de Pais e Mestres) ratificando a contratação das mesmas.

Conteúdo da Capacitação das Merendeiras
I. NUTRIÇÃO
Tempero de Mãe
II. CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
III. HIGIENE PESSOAL
IV. HIGIENE NO LOCAL DE TRABALHO
V. ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA MERENDA

* Valor nutricional
* Aproveitamento integral dos alimentos
* Recebimento
* Armazenamento
* Pré- preparo e preparo
* Distribuição
* Técnica Culinária
VI. PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Observação: Os conteúdos a serem trabalhados com a Horta Escolar
constarão no Anexo, juntamente com o projeto.
Avaliação
Avaliação Geral
- Avaliação semanal quanto ao consumo dos gêneros alimentícios.
- Avaliação da aceitação dos cardápios pelas crianças.
- Avaliação do desempenho das Mães Auxiliares de Cozinha.
- Avaliar a limpeza, criatividade e postura das Mães contratadas
- Avaliar o grau de mudança de hábitos alimentares da comunidade escolar.
- Avaliação geral da equipe.

Metas a curto prazo
- Envolver todo o colegiado, APM e Conselho de Escola na contratação das mães que irão trabalhar neste projeto.
- Capacitar as mães para que possam desenvolver com qualidade suas atividades na Merenda Escolar.
- Conscientizar a comunidade escolar para o planejamento e desenvolvimento deste projeto.
Metas a longo prazo
- Estender o projeto " Tempero de Mãe " para as Escolas Estaduais que vierem a ser Municipalizadas.
Finalização / Avaliação
A finalização deste projeto acontecerá em um Seminário que será agendado pela Secretaria Municipal de Educação onde haverá a socialização e trocas de experiência.
Recursos Humanos
Para desenvolver o projeto "Tempero de Mãe" haverá a necessidade de envolver os seguintes profissionais:
* Nutricionista
* Técnico em Nutrição
* Assistente Social
* Técnico Agrícola
* Diretores de Escola
* Supervisores

Recursos Institucionais
* Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
* Secretaria Municipal de Educação
* Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
* Conselho Alimentação Escolar
* Conselho de Escola
* Associação de Pais e Mestres
* Sociedade Amigos do Bairro
Recursos Materiais
- Kit Cozinha (utensílios básicos)
- Materiais de Papelaria
- Gêneros Alimentícios perecíveis e não perecíveis
- Uniforme completo e acessórios (Botas, luvas e toucas)
- Ferramentas para Horta
- Recursos audiovisuais
- Computador
- Cozinha experimental (SME)
Recursos Financeiros
O necessário para suprir às necessidades da Merenda de cada Unidade Escolar.
O repasse para APM deverá ser feito através de subvenção por renda per capita por alunos matriculados nas UEs.
Duração do Projeto
* 01 ano, prorrogável após a avaliação da Unidade Escolar e APM.

Referências Bibliográficas
- Constituição Federal
- Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional
- Plano Nacional de Educação
- Parâmetros em Ação
- CATI - Curso de preparo de Alimentos
- Diga " Não " ao desperdício - Secretaria de Saúde e Abastecimento
- É hora da Merenda - Programa Nacional de Alimentação Escolar
- Cardápios balanceados para refeições escolar - Governo da Estado de São Paulo.
Tempero de Mãe
Tempero de Mãe

Secretaria de Educação





A responsabilidade da secretaria de Educação é formular a política de educação do município, coordenar e assessorar o sistema escolar, definir diretrizes estratégicas e assegurar o seu padrão de qualidade. Também deve oferecer atendimento em creches, inclusive conveniadas, e educação infantil e coordenar a administração dessas unidades.

Endereço
Avenida Rio de Janeiro, 860 - Indaiá - Caraguatatuba
Telefones
(12) 3897-7000
E-mail: educacao@caraguatatuba.sp.gov.br

Contorno da Tamoios afeta 1.000 imóveis no Litoral Norte

Desapropriações em Caraguá e São Sebastião incluem até conjunto popular inaugurado por Alckmin em dezembro
O traçado da nova ligação rodoviária entre Caraguatatuba e São Sebastião, o contorno sul, deve afetar pelo menos 1.000 imóveis nos dois municípios. A obra integra o pacote de duplicação da rodovia dos Tamoios.
A informação, divulgada pelos técnicos do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) nas audiências públicas promovidas nesta semana para debater o Eia/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) do projeto, causou apreensão nas autoridades e na população.
De acordo com o estudo, em São Sebastião, a maioria dos imóveis que devem ser afetados está nos bairros São Francisco e Topolândia.
Em Caraguatatuba, o traçado passará em cima da Vila Dignidade, conjunto de 20 casas entregue no final de dezembro pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
A vila, destinada à terceira idade, custou R$ 1,8 milhão aos cofres do Estado e foi erguida pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), no bairro Jardim Jaqueira.
Também serão afetados outros imóveis residenciais e comerciais no bairro em localidades como Tinga e Ponte Seca.
O Eia/Rima não aponta o número de famílias que teria que ser indenizada ou removida para a execução da obra.

Alerta. O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), já havia alertado que o traçado proposto pelo DER afetaria muitos imóveis nas duas cidades. Na avaliação do tucano, há alternativas de traçado que evitariam passar por região adensada.
O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC), fez críticas à proposta.
De acordo com ele, a administração municipal “não foi consultada em nenhum momento sobre a definição do traçado que vai ligar o planalto ao Litoral Norte, principalmente o trecho entre Caraguatatuba a São Sebastião”.
“A obra dos contornos é necessária. Todos esses impactos poderiam ter sido minimizados se as prefeituras fossem ouvidas”, disse o prefeito em nota divulgada ontem.
Segundo ele, a população está temerosa com relação à questão fundiária, reassentamentos e desapropriações.
Traçado. A obra está prevista para ser executada em 36 meses e tem custo estimado em cerca de R$762,2 milhões.
O empreendimento possui cerca de 31,8 quilômetros e estende-se desde a rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba, até a SP-55, nas proximidades do Porto de São Sebastião.
Outro lado. O DER informou, por meio de sua assessoria, que é possível rever o projeto. Segundo o órgão, a intenção do governo é que a obra cause o menor impacto possível e que haverá novos debates.

Professores recebem boas vindas no TMC

O ano letivo começou nesta sexta-feira (03/02/2012) em Caraguá com palestras para os 946 professores da rede municipal. O encontro foi realizado no Teatro Mario Covas e teve o objetivo de dar as boas vindas aos educadores e discutir a progressão continuada.
Participaram do evento o prefeito, Antonio Carlos, a secretaria da Educação, Rute Casati, a chefe de Gabinete, Eloiza Antunes de Oliveira, além de diretores, vice-diretores e coordenadores das escolas.
Antonio Carlos ressaltou a importância da capacitação dos professores. “Resgatamos a progressão funcional e incentivamos os cursos e pós-graduações por meio de bolsas que chegam a 100%”, disse. Em relação aos investimentos do setor, o prefeito declarou que 25,67% da receita do município em 2011 foram para a educação.
A secretária de Educação lembrou os avanços na capacitação, alimentação, transporte, inclusão, infraestrutura e tecnologia nas escolas. Também falou da seriedade nos concursos públicos para professores e da progressão funcional, no valor de R$ 2,5 milhões pagos aos professores.
Segundo a secretária, é papel do professor tornar a educação mais democrática e menos excludente. “Ao iniciarmos um novo ano letivo, os profissionais da educação têm que ter foco na aprendizagem, que acontece em muitos lugares mas, principalmente, na sala de aula. Os educadores devem tratar os alunos como seus filhos, como entes de suas famílias”.
Os participantes assistiram ao espetáculo “Encontros”, do Corpo de Baile Municipal, dirigido por Cristina Neves, coordenadora de dança da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
Palestras
O professor Nilson José Machado ministrou duas palestras com foco no estudo do currículo do educador. A primeira, intitulada “Disciplina e competência na escola – professor como mediador, tecelão e cartógrafo fabuloso”, aconteceu pela manhã e apontou as principais ações do professor. “Ele deve mediar, tecer, mapear e fabular, levando em consideração, respectivamente, os conflitos de interesse, as redes de significado, os valores e a coerência”.
À tarde, o assunto foi “Competências nas séries iniciais: a matemática e os contos de fadas” e foi dirigida aos professores de educação infantil e dos 1º e 2º ano do ensino fundamental.
Machado é graduado em Matemática, mestre em História e Filosofia da Educação e doutor em Filosofia da Educação. Atua como professor titular da Universidade de São Paulo e já publicou estudos sobre Epistemologia, Didática, Ética e Educação, além de livros voltados a crianças.
O evento que marcou o início do ano letivo foi realizado pelo Governo Municipal, por meio da secretaria da Educação. Nesta segunda-feira (6), é a vez dos 16.883 alunos voltarem às salas de aula das escolas municipais.

Contorno Sul: Projeto de construção deverá desapropriar cerca de mil residências em Caraguá e São Sebastião

Para a execução do projeto da construção de uma nova rodovia que interligará os municípios de Caraguatatuba e São Sebastião – e que está sendo tratada pelo Governo do Estado como Contorno Sul – será necessária a desapropriação de pelo menos mil casas nas duas cidades. Este foi um dos dados apresentados pelos técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da empresa durante a audiência pública e a discussão do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) realizada no final da tarde da última segunda-feira no Teatro Mario Covas, em Caraguá.
De acordo com o documento, em São Sebastião serão necessárias 556 desapropriações. Dessas, a grande maioria dos imóveis está localizado no acesso ao Porto no bairro da Topolândia; também serão feitas retiradas no São Francisco. Já em Caraguatatuba, as casas - um total de 264 – estão localizadas nos bairros do Tinga e da Ponte Seca.
Embora este número de edificações esteja previsto no relatório não há estimativa de quantas famílias serão atingidas diretamente com a questão das desocupações.
“Nós apontamos estes números em um primeiro momento de análise. É claro que as casas não significam efetivamente o número de pessoas diretamente afetadas pela desapropriação. A fase de cadastro das famílias será posterior a esta etapa e ai sim será analisado se elas [famílias] são passíveis de indenização ou encaminhamento social”, explicou a socióloga Ana Maria Iverson da empresa responsável pela elaboração do EIA/Rima.
Após a apresentação do relatório muitos moradores demonstraram preocupação com relação ao traçado da pista que passa justamente em uma área do Jardim Jaqueira, em Caraguatatuba, onde já foram erguidos prédios comerciais e até mesmo casas populares para idosos. “Acredito que o mapa apresentado no relatório está um pouco desatualizado tendo em vista que a rota onde irá passar a nova rodovia será justamente em cima do atual prédio do Hipermercado Shibata e da recém inaugurada Vila Dignidade. É necessário um estudo mais aprofundado e a disposição de uma nova alternativa para que não precise desapropriar toda a área já consolidada”, comentou o morador Rivelino Leite.
Em resposta ao questionamento do munícipe a socióloga Ana Maria Iverson informou que existe um segundo traçado previsto para evitar a desocupação dos empreendimentos já erguidos na região. “Tomamos o conhecimento de que aquela área do Jardim Jaqueira passou por uma grande transformação desde o último levantamento feito pelo Estado. Diante disso, estamos prevendo uma nova alça de acesso para ser construída de maneira a não prejudicar o espaço”, destacou.
O prefeito de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva (PSDB) foi bastante enfático em seu discurso na defesa dos interesses do Litoral Norte e na agilidade necessária para a construção desta nova rodovia. “Sabemos perfeitamente que o sistema viário nas cidades litorâneas é um dos maiores problemas dos gestores públicos, mas, confio plenamente nos técnicos da Cetesb para aprovarem este licenciamento e dar início as obras. Este não é o momento de desestimularmos o governo, temos de ser facilitadores para dar mais condições a nossa população que, independentemente de alta ou baixa temporada, sofre todos os dias para chegar em casa”, frisou.
Silva, mais uma vez, fez questão de ressaltar a decisão Estadual de iniciar as obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios pelo trecho de Planalto – compreendido entre os municípios de São José dos Campos e Paraibuna. “Fico extremamente preocupado porque quando falamos em duplicação da Tamoios estamos abrindo a boca do funil. Acho honestamente que primeiro deveriam se preocupar com as questões daqui de baixo para depois aumentar a pista do trecho que já está em boas condições. Até porque quero pagar para ver a condição dos motoristas quando começarem a rodar pela estrada toda duplicada e quando chegarem no trecho de serra ficarem parados por horas nos terríveis congestionamentos.”, argumentou.
A justificativa dada pelos técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a decisão de iniciar os trabalhos de duplicação pelo trecho de planalto é a de que estudos mostraram que o Volume Diário Médio (VDM) da rodovia é maior neste trecho e que o gargalo da Serra continuaria por um determinado tempo por ser esta a obra mais cara de todo o complexo de obras para a denominada “Nova Tamoios”.

Prazos
Com um investimento previsto de aproximados R$ 800 milhões a ligação deverá ser uma extensão da Rodovia dos Tamoios (SP-099) com cerca de 30 quilômetros de extensão.
A fase das audiências públicas antecede a análise da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a definição do traçado final a ser definido. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) serão os responsáveis pela execução da obra, que ainda não tem prazo estipulado para o inicio. Mesmo assim, consta no documento a intenção de entregar o contorno pronto no prazo máximo de 36 meses.

Nova Audiência
Duas novas Audiências Públicas deverão ser agendadas após o Carnaval em Caraguatatuba e São Sebastião por força de uma decisão liminar concedida pelo Juiz da 3ª Vara Cível de Caraguatatuba.

Palestra para professores inicia o ano letivo

Para marcar o início do ano letivo, os 946 professores da rede municipal participam, nesta sexta-feira (03/02/2012), de palestra e apresentação cultural no Teatro Mario Covas. O encontro, que também discutirá a Formação Continuada, acontece em dois horários, das 8h30 às 12h e das 13 às 17h.
Intitulada “Disciplina e competência na escola – professor como mediador, tecelão e cartógrafo fabuloso”, a palestra de Nilson José Machado tem como foco o estudo do currículo do educador. O objetivo é ressaltar a importância da reflexão e do aprimoramento da prática pedagógica.
Machado é graduado em Matemática, mestre em História e Filosofia da Educação e doutor em Filosofia da Educação. Atua como professor titular da Universidade de São Paulo e já publicou estudos sobre Epistemologia, Didática, Ética e Educação, além de livros voltados a crianças. 
O Corpo de Baile Municipal apresentará o espetáculo “Encontros”, dirigido por Cristina Neves, coordenadora de dança da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
Na última sexta-feira (27), os diretores, vice-diretores e coordenadores participaram da reunião de equipe gestora, na secretaria da Educação. Eles receberam as boas-vindas da secretária, Rute Casati, e definiram as prioridades e ações para suas escolas.
O evento que marca o início do ano letivo é promovido pelo Governo Municipal, por meio da secretaria da Educação e Fundacc.

Caraguá ganha Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação

Na próxima sexta-feira (10/02/2012), às 10h30, será inaugurado no bairro Jardim Primavera em Caraguá o Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação (CEM/CEO) “Madre Teresa de Calcutá”. O prédio, construído pelo Governo Municipal, ocupa área de 2.810,12 m² e abriga uma série de equipamentos modernos e de última geração para oferecer à população atendimento médico de qualidade.
Na estrutura, o Centro de Especialidades Médicas “Dra. Zilda Arns Neumann” haverá clínico geral, ginecologia, obstetrícia, pediatria, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia/hanseníase, geriatria, oftalmologia, ortopedia, pneumologia, psicologia, serviço social, tisiologia e urologia.
O CEM contará com serviços de atenção básica como atendimento às crianças e gestantes (pré-natal normal e de risco) e será referência para Planejamento Familiar. Haverá acompanhamento com equipe multiprofissional no tratamento da oncologia e dispensação de medicamentos.
Também terá serviço de apoio diagnóstico com eletrocardiograma, teste ergométrico, eletroencefalograma, mamografia e ultrassonografia. No laboratório de saúde pública terá baciloscopia e sorologias (HIV, Hepatites B e C, Sífilis e demais doenças de notificação compulsória).
O mamógrafo foi doado pela “ONG Américas Amigas”. O novo serviço será implantado no município com o objetivo de garantir exames regulares de mamografia e atender a demanda reprimida. Funcionará de segunda a sexta-feira, em período integral, com previsão de 500 mamografias por mês.
No Centro de Reabilitação Municipal “Dra Linamara Rizzo Battistella” haverá ortopedia, fonoaudiologia, Clinica Adulto e Infantil e Saúde Auditiva, fisioterapia (ortopédica, neurológica Infantil e adulto, respiratória), terapia ocupacional individual e grupo (adulto e infantil), hidroterapia adulto e infantil, psicologia, serviço social, ambulatório de acupuntura, ambulatório de mecanoterapia, cinesioterapia e psicomotricidade.
Já o Centro de Especialidades Odontológicas “Dr. José Dias Paez Lima” terá atendimentos de endodontia (tratamento de canal), periodontia (doenças da gengiva), cirurgia oral menor, pacientes com necessidades especiais, semiologia (diagnóstico de lesões reversíveis ou irreversíveis), implantação de próteses, laboratório de próteses, confecção de prótese dentária total e prótese parcial removível.
O prédio dispõe de amplas salas de espera individualizadas para cada serviço, identificadas por cores. Também há sinalização interna que identifica todas as salas e setores para que os usuários possam transitar no local com mais segurança e agilidade.
O investimento do Governo Municipal na obra, iniciada em março de 2010, foi de R$ 4.730.938,40. Os trabalhos foram executados pela empresa BSM Empreendimentos e Construções Ltda.

Adaptações
O prédio tem bolsões de estacionamento com cerca de 70 vagas de 45 graus. Além das vagas, as ruas ao redor possuem piso intertravado em blocos articulados e nivelado com a calçada para aumentar a acessibilidade do local.
Sofreram adaptações as avenidas Rio de Janeiro, Maranhão e Synésio Moreira Marcondes, além da rotatória Renato Navarro Magalhães.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Caraguatatuba precisa de reformas políticas urgentes

Gostaria de alertar que a nossa Caraguatatuba necessita, com urgência, de reformas essenciais como a Executiva e Legislativa.
Faltam também planos estratégicos, sobretudo para as áreas da educação, cultura, saneamentos básicos e transporte.
Ora, se é difícil fazer grandes reformas e grandes planos estratégicos, podemos, pelo menos, avançar aos poucos na hora de votar e escolher melhor os nossos gestores
O que não podemos é continuar parados, sem avançar nas reformas que agora parecem adiáveis, mas serão vistas como urgentes, quando chegar à próxima crise.
O PRB conta com você na hora de você escolher na urna o seu candidato...

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