GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

28 Idéias para manter clientes.

A tua empresa, a Nike, a Coca-Cola, TODAS, literalmente, TODAS, perdem em média 50% dos seus Clientes a cada 5 anos. 66% desses Clientes que PARAM de comprar de você, o fazem porque a turma de atendimento e vendas, no pré-venda ou no pós-venda, tratam eles como se fossem chatos, na verdade são clientes exigentes.

No século 20 era cinco vezes mais caro conquistar um novo Cliente ao invés de vender para quem já te conhecesse. No século 21 é 10 VEZES mais caro conquistar um novo Cliente.

Esses são os números da Yankee Group e PricewaterhouseCoopers.

O quê você poderia fazer para resolver a questão?

1. Transforme o Atendimento ao Cliente em uma questão estratégica nos negócios da empresa.

Ah, já faz parte? Então, como você mede o atendimento? Quais são os índices de performance que você usa?

2. Assegure-se que a turma do atendimento e vendas tem acesso as informações que eles precisam ter para servir ao cliente com extrema velocidade.

3. Dê aos funcionários o poder para tomar certas decisões independentes de você, dê-lhes autonomia.

4. Defina PADRÕES de VELOCIDADE e RESPEITO quando atender ligações e e-mails.

5. Aprenda o máximo que você puder sobre os negócios do seu Cliente.

6. Descubra Como, Quando e O quê os Clientes compram, e use essa informação para melhorar o serviço que você oferece.

7. Descubra MAIS sobre os seus Clientes ao criar oportunidades para a turma te dar feedback, desde conversas informais, passando por happy hours, reuniões, eventos, ou simples pesquisas de mercado.

8. Desenvolva uma marca ao redor do nome da sua empresa e do serviço que você entrega. O serviço que você vende tem alguma marca?

9. Crie uma logomarca Linda e um slogan Fantástico para a sua empresa.

10. Crie uma área no seu web site que PROVA que você é ESPECIALISTA em alguma coisa.

11. Tenha certeza que todas as pessoas da sua equipe têm boas habilidades de comunicação.

12. Pense em maneiras de facilitar a vida dos seus Clientes.

13. Experimente se antecipar, ao invés de reagir, as necessidades dos Clientes.

14. Tire o seu Cliente de situações inconvenientes.

15. Sempre cumpra as suas promessas!

16. Mantenha o Cliente informado sobre qualquer problema, e assegure-se que é MUITO FÁCIL FAZER NEGÓCIOS COM VOCÊ.

17. Use Tecnologia!!! Hardware, software, networking, wireless etc. O máximo que você puder para armazenar, organizar e planejar os contatos com os seus Clientes.

18. Personalize todas as suas comunicações.

19. Preste MUITA atenção aos Clientes VIPS: Os seus Very Important People e os seus Very Irate People.

20. Crie oportunidades para feedbacks!

21. Pergunte para todos os seus Clientes, principalmente os NOVOS CLIENTES, porque eles escolheram você ao invés da concorrência.

22. Estimule as críticas e reclamações!

23. Mantenha o diálogo aberto. Estimule o diálogo. FAÇA PERGUNTAS!

24. Permita que os clientes chaves da empresa SAIBAM que são SUPER VALIOSOS para você. Reforce essa idéia em TODAS AS COMUNICAÇÕES com eles.

25. Convide Clientes IMPORTANTES para eventos especiais. Premie sua fidelidade.

26. Peça a opinião dos Clientes antes de tomar alguma decisão significativa.

27. Seja ORIGINAL. O desafio é se DIFERENCIAR dos outros e não ser o melhor ou o mais barato ou o mais simpático.

28. Seja SINCERO. Fale SEMPRE a Verdade, doe a quem doer.

Atendimento ao Cliente e Pós Vendas DO QUE AS PEQUENAS EMPRESAS MAIS PRECISAM

O que todas as empresas buscam são bons funcionários, qualidade no atendimento, satisfação do cliente, aumento na lucratividade.
Na verdade, o que toda empresa quer e deve fazer, independentemente de tamanho e área de atuação, é prestar um serviço ou vender um produto de qualidade, que atenda à expectativa do cliente, se possível superando-a. Prestar um bom serviço de pós-venda, ter lucro e procurar crescer gerando mais empregos e benefícios para a sociedade.

Hoje, está evidente que o foco é o cliente. O que queremos é algo como ter clientes fãs. A comparação aqui serve para ilustrar de uma forma simples e prática o que nunca deve ser esquecido, pois quem mantém sua empresa e paga o seu salário ou pró-labore é o seu cliente.

Para ser mais radical: a roupa que você está usando, tudo o que você tem dentro da sua casa e, até mesmo, a refeição que você faz diariamente, quem lhe deu foi o cliente.

Por isso, não deixe de investir em seus clientes atuais. Cliente atual é cliente conquistado e não em potencial. Ele pode lhe trazer novas indicações, sugestões de melhoria e contribuir para aumentar o seu portfólio de produtos.

A regra então é:
Cuide bem dos clientes, inclusive dos ocultos. Eles pouco aparecem, mas decidem. Muitas vezes quem paga é a pessoa X, mas quem decide é a Y. A mulher não diz qual carro o homem deve ter, porém ela influencia em muito qual ele não deve ter. Basta dizer um “não compre mais” para o comprador, e pronto: você acaba de perder um cliente. Então, procure analisar, na sua área, no seu caso, quem é o cliente oculto? Quem decide? Eu tenho dado a atenção necessária a essa pessoa?

Analise a vida do seu cliente em suas diferentes fases. Talvez hoje o seu cliente precise do mais barato, do menos sofisticado e isso pode ser explicado por motivos bem simples: pouco poder aquisitivo, o não-uso de um serviço adicional ou qualquer outro benefício. Mas amanhã ele pode ser promovido, mudar de emprego, estar em via de se casar, ter um ou mais filhos.

Enfim, as necessidades e os sonhos mudam, os desejos de compra se renovam e o cliente de ontem não é mais o mesmo hoje e nem será parecido com o de daqui alguns anos. Mantenha contato, não caia no esquecimento. Pesquise a vida, os sonhos, a realidade atual de seu cliente e procure atendê-lo dentro da sua realidade e não na realidade que você deseja.

Não empurre um serviço a mais, um produto a mais, você pode ganhar hoje, mas não voltará a ganhar amanhã. E lembre-se de que o cliente compra pelas razões dele e não pelas nossas.

Desburocratize os processos e só prometa o que possa cumprir. Facilite a vida de seu cliente, agilize processo, dê mais autonomia à linha de frente, não robotize seu atendimento.

Procure criar um atendimento diferenciado para quem freqüenta diariamente prestigia sua empresa, pois assim, você não estará tratando todos de forma igualitária. Isso não significa de forma alguma discriminar ou destratar novos clientes ou clientes em potencial. A meta é transforma-los também em clientes especiais (VIP).

Outro ponto importante é a eliminação de falsas promessas. Não crie ilusões ou expectativas desnecessárias. Todos detestamos promessas não cumpridas. Portanto, seja franco, transparente e, principalmente, honesto com o seu cliente. Se não é possível fazer ou entregar algo no prazo pretendido, diga a verdade. Enganar o cliente é o caminho mais curto para o seu desaparecimento do mercado.

Preço é importante, mas somente preço não ganha o jogo. Ofereça algo a mais. Faça o cliente ter a sensação de que está fazendo um bom negócio.

O cliente é seu maior patrimônio. Preste atenção nos detalhes, pois são eles que fazem a diferença.

Sistemas complexos, banco de dados afinados ajudam em muito no crescimento e no bom atendimento, mas nada, nada ainda supera qualidades como cortesia, atenção, empatia e um belo sorriso no rosto.

Demonstre entusiasmo ao atender o seu cliente. O entusiasmo, assim como a felicidade, é contagiante. Nossa tarefa é dar ao cliente aquilo que ele não espera. Afinal, o que ele espera o nosso concorrente já oferece.

CRIANDO A CULTURA DO ATENDIMENTO
Para implantar na empresa uma cultura de atendimento qualificado ao cliente não basta exigir que os funcionários decorem o manual.

A memorização dos principais mandamentos da qualidade máxima no atendimento é apenas a fase mais fácil no processo de transformação de mentalidades e comportamentos.

Hoje os principais consultores de recursos humanos dão muito mais importância à mudança, cultura do atendimento, do que à discussão de novas técnicas de atenção ao cliente. Eles sintetizam em oito itens o processo para criar novos comportamentos e valores tanto entre os funcionários que trabalham em contato direto com o público quanto com os que ficam na retaguarda administrativa.

Os conselhos são os seguintes:
1. Preocupe-se com a busca de uma nova cultura de atendimento. Esta deverá ser extremamente visível nos principais ambientes da empresa, especialmente onde o público circula. Isso faz com que funcionários tenham sempre presente o seu objetivo e os clientes sintam-se estimulados a cobrar resultados.

2. Estabeleça metas bem objetivas e crie mecanismos fáceis para medir o cumprimento das metas de cada funcionário.

3. Explique por que o atendimento de qualidade ao cliente é essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários da empresa.

4. Crie mecanismos para divulgar resultados alcançados, funcionários que se destacaram, experiências tanto internas como de outras empresas do ramo. Envie comunicados por e-mail ou crie boletins. Eles podem ser extremamente úteis para facilitar a troca de informações.

5. Catequize o funcionário recém-contratado sobre qualidade máxima no atendimento. Dedique toda a atenção ao novato, porque os primeiros dias num novo emprego são geralmente aqueles em que o funcionário está mais receptivo a mudanças de comportamento.

6. Estimule ações em grupo. Isso ajuda a desenvolver a iniciativa dos funcionários.

7. A criatividade é indispensável. Procure fazer com que o vendedor nunca diga “estas são as regras, não posso fazer nada”. Sempre existe uma maneira de resolver o problema de um cliente.

8. Analise a necessidade de substituir os funcionários que não se adaptarem às normas de implantação do atendimento de qualidade.

CUIDADO! VOCÊ PODE ESPANTAR O CLIENTE

Quem nunca saiu de uma loja insatisfeito com o vendedor? Mesmo em tempos de concorrência acirrada existem comerciantes que ainda não perceberam a importância de se atender bem o cliente.

A lista das posturas que incomodam os consumidores é extensa. As atitudes abomináveis vão desde uma abordagem afoita feita pelo funcionário da loja, passam pelo modo de falar, muitas vezes, carregado de gírias, e chegam até a indiferença.

As falhas começam na abordagem às pessoas. Frases como: posso ser útil? Em que posso ajudar?, emitidas quando o cliente está olhando a vitrine, espantam os possíveis compradores.

O vendedor tem de dar um tempo para o consumidor olhar a vitrine, processar os dados. Quando estiver pronto para ser abordado, ele vai dar o sinal. É nessa hora que o profissional entra e pergunta se a pessoa quer experimentar, ver alguma coisa.

Alguns comportamentos que podem “espantar” o cliente:
1. Agir com má vontade. Tentar se livrar rapidamente do cliente sem resolver o problema dele.
2. Agir como um robô. Repetir sempre a mesma coisa, da mesma maneira, com os mesmos movimentos, como se estivesse sempre atendendo o mesmo consumidor.
3. Conversar mascando chiclete, fumando ou cheirando a cigarro. No calor, há outro problema estético que tem que ser evitado: o suor. Ninguém gosta de conversar com uma pessoa que está transpirando. Dá uma impressão ruim, de desleixo.
4. Falar demais. Contar toda a história pessoal e não ouvir, realmente, o que o cliente quer.
5. Olhar de forma arrogante. Medir o cliente de cima para baixo, com ar de desdém, como se ele não soubesse de nada ou não tivesse como pagar pelo produto que está olhando.
6. Ser frio na hora do atendimento. Não demonstrar que se importa com o cliente. Tratar o consumidor de forma distante.
7. Ser inflexível. Dizer, sem consultar seus superiores: sinto muito, mas não podemos fazer tal coisa.
8. Tratar o cliente como peteca. Dar informações incorretas e mandar o consumidor para diversos setores da loja.
9. Trocar o nome do cliente, mesmo depois de ter perguntado duas vezes para ele.
10. Usar gírias ou dar explicações muito técnicas.

OS CAMINHOS DA CONQUISTA
• Cumprimente o cliente com um aperto de mão na entrada e na saída;
• Pergunte seu nome e se apresente;
• Deixe bem claro, na impostação de voz e na postura, que ele está diante de um profissional prazeroso com sua atividade;
• Ofereça água ou café;
• Se possível, tenha à mão amostras, pequenos brindes e descontos inesperados (arredondar centavos no caixa, por exemplo);
• Pergunte-lhe se conhece o produto ou o atendimento da casa. Se a resposta for negativa, dê-lhe informações à respeito. Com simplicidade, mas transmitindo muita segurança;
• Saiba o que o cliente procura, exatamente, e apresente a ele propostas condizentes com sua expectativa;
• Sugira, quando necessário, mas sempre levando em consideração o estilo da pessoa à sua frente.

O QUE EVITAR, SEMPRE
• A rotineira pergunta: “posso ajudar?”, quando alguém se aproxima das vitrines ou entra na loja. A resposta, invariavelmente será: “Não, estou só olhando!”. O cliente prefere se sentir livre para escolher o vendedor, que deve, no entanto, estar atento e solícito;
• Rodinhas de vendedores no fundo da loja. Elas sinalizam negativamente. O eventual comprador certamente se sentirá um intruso que chega para incomodar;
• Oferecer produtos adicionais sem retirá-los das prateleiras. Eles devem ser manuseados à vontade pelo cliente;
• A frase: “se não gostar, pode trocar” na conclusão da venda. A disposição, nesse sentido, deve ser expressa de maneira positiva. Se for um presente, por exemplo, melhor dizer algo como: “tenho certeza de que a pessoa vai gostar, mas se quiser outro tamanho ou modelo, basta falar com a gente”;
• Mentir, na falta de algum produto ou serviço. Se você não tiver em estoque determinado tamanho de roupa, deixe isso bem claro, sem oferecer algo maior ou menor, que o cliente poderá até levar para se arrepender em seguida.

OS NOVOS CLIENTES
Vender pela internet não é só coisa de gente grande: o terreno ponto.com também está aberto aos pequenos negócios, desde que garantam segurança aos dados dos clientes, cumprimento de prazos e qualidade da peça encomendada.

A partir do momento em que os produtos são disponibilizados na internet, a empresa toma um novo rumo, já que seus produtos estarão disponíveis para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo.

A empresa também ganha um grande diferencial no relacionamento com seus clientes. O contato fica mais fácil, o cliente se sentirá mais à vontade para expor suas críticas e sugestões, assim como esclarecer dúvidas sobre a empresa ou produtos.

Para se aventurar no mundo virtual, há várias opções. Montar o site para comercializar os artigos, o que é mais caro e dá mais trabalho; juntar-se a um data center (site que hospeda empresas para venda de produtos); ou organizar uma pré-venda.

Fazer vendas pela rede de computadores pode ser boa alternativa em qualquer ramo de atividade. Empresas que tiveram sucesso dizem que o segredo é planejar logística e apostar em atendimento diferenciado aos clientes. Portanto, antes de investir na venda direta pela rede, é preciso estar preparado para ampliar a produção, aprimorar mecanismos de visualização dos produtos, frete e entrega.

Outro segredo é a boa divulgação da loja, sobretudo em sites de busca.

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-VENDA
Produto entregue é sinônimo de negócio concluído? Não mais. De acordo com os especialistas, o mercado ingressou na “era do mimo ao cliente”. Nela, manter um relacionamento pós-venda entre vendedor e consumidor deixou de ser mero diferencial para se tornar regra de gestão.

Trata-se de um processo de aprendizado e melhoria contínua das relações da empresa com o cliente.

Ao verificar se o cliente está satisfeito, o comerciante ou prestador de serviços estabelece um diferencial em relação à concorrência, gerando informações que permitirão correções no processo de venda, além de identificar oportunidades de novas vendas.

Surpreenda o cliente logo após a venda. Pequenos detalhes, como um cupom de desconto para a próxima compra colocado dentro do pacote, um cartão de agradecimento ou um brinde representa muito, fazendo-o perceber que não é importante somente naquele momento em que vendemos, mas que desejamos que ele volte e permaneça como cliente.

Uma boa dica é convidar os clientes para comemorações e eventos realizados na empresa. Peça sugestões sobre os produtos, aparência da loja, layout, uniforme dos funcionários etc.

Providencie caixas de sugestões e estimule sua participação. Dê retorno às boas idéias e ponha-as em prática. A melhor maneira de manter um cliente é fazer com que ele participe da empresa. Deixe que eles se sintam importantes e felizes. É tudo o que eles querem.

SAIBA AINDA
• Quem realiza a pós-venda deve possuir informações completas sobre o cliente e os produtos adquiridos. Assim poderá identificar carências e oportunidades de novas vendas, oferecendo orientações complementares, solucionando possíveis problemas.
• A pós-venda deve acontecer após o prazo mínimo suficiente para que o cliente experimente o produto e tenha suas primeiras impressões. Este prazo pode variar entre ramos de atividade e produtos, porém na maior parte dos casos não chega a ultrapassar uma ou duas semanas.
• Quando o volume de clientes impede que a pós-venda seja feita com todos, deve-se realizá-la com amostra representativa.

EXEMPLOS DE AÇÃO DE PÓS-VENDA
O trabalho de pós-venda tem sido cada vez mais valorizado pelas pequenas empresas, pois elas já percebem que, ao contrário de outras formas de marketing, a pós-venda não exige maiores investimentos.

A pós-venda deve focar os principais atributos de qualidade dos produtos, serviços e, sobretudo, do atendimento proporcionado pela empresa. Entre os atributos mais valorizados e que devem ser avaliados estão a rapidez no atendimento, o prazo de entrega, a prontidão e cordialidade da equipe – vendedores, caixas e entregadores.

Dentre as ações mais comuns de pós-venda, utilizada em 90% dos casos, destaca-se o telemarketing. Outras alternativas são visitas aos clientes, contatos por email, chats ou pelo correio.

Confira, abaixo, alguns exemplos de ação de pós-venda:
Telemarketing – 0800: Esse tipo de ação, apesar de apresentar resultados rápidos, pode gerar aborrecimento se utilizado com muita freqüência.
O telemarketing pode tornar-se algo irritante, o que pode trazer como conseqüência uma antipatia do cliente em relação à empresa. Invista no telemarketing receptivo, mantendo os funcionários sempre bem informados sobre as características dos produtos e dúvidas que poderão surgir.
Divulgue e recomende sempre ao cliente que faça um contato para solucionar qualquer tipo de dúvida, novidades e deixe bem claro que estará sempre pronto a ajudar.

Treinamento: Dentre as opções gratuitas de serviços pós-venda, a oferta de treinamento, ao cliente, é uma das bem recebidas. A maioria dos consumidores sente dificuldades, principalmente na primeira compra, ao instalar um aparelho ou utilizar um software, por exemplo.

Assessoria/Acompanhamento: Outra ação de pós-venda é a disponibilização dos serviços de acompanhamento técnico, sem custo adicional.

A IMPORTÂNCIA DE UM BANCO DE DADOS
É através do banco de dados que passamos a conhecer o comportamento dos clientes e sinalizamos suas principais necessidades.

Uma das principais funções de um banco de dados é registrar as características dos produtos adquiridos pelo cliente como: valor, forma de pagamento, qualidade do produto, data da compra e de entrega. A partir dessas informações será possível conhecer o estilo, o potencial e as preferências do cliente sem que ele seja incomodado com perguntas.

Dados como nome, telefone, endereço e data de aniversário, ao serem solicitados ao cliente, precisam ser justificados sempre como cadastro para futuras comunicações.

As características dos produtos adquiridos apresentam grande importância. Cores, estilo e tamanho definirão o perfil do seu cliente para um futuro contato.

A utilização inteligente da informação permite ainda analisar outros aspectos como mercado, distribuição geográfica de nossos atuais e futuros clientes, nível social e imagem da empresa.

Para a construção de um banco de dados é necessário avaliar a quantidade de informações que a empresa pretende gerar. Para isso é necessário avaliar:
• Quanto ao uso das informações: para quem, como obtê-las, como usá-las;
• Cadastro atual: o que serve das atuais informações;
• Responsabilidade: quem irá manipular as informações e para quê.
Em segundo lugar, tendo levantado suas necessidades internas, a empresa deve planejar as seguintes ações:
• Cadastro de clientes atuais.
• Compra de um software para gerenciar, por exemplo, a comunicação com o cliente via telefone, chat e e-mail.
• Estratégia de marketing que irá conduzir as ações de busca de informações.

Você já conhece os projetos da Frente Suprapartidaria?


Afrah Modas tem novidades para você!!!!


Bruno da Chilli Beans do Caraguá Praia Shopping

Li o seu comentário e concordo com você a todos os pontos citados, mas eu gostaria de comunicar que quem me procurou e relatou da forma em que esta publicado no Blog foi o Luciano e não Elizangela, conforme você colocou no seu comentário. 

Portanto o Blog do Guilherme Araújo não vai fazer nenhuma nota para você ou para ou os envolvidos neste fato ocorrido. 

E para o seu esclarecimento e marca Chilli Beans é muito maior que meia duzia de péssimos profissionais que ainda estão trabalhando na marca. 

E para encerrar, os fatos narrados foram citados pelo Sr. Luciano do Parque, portanto o cliente deve ser atendido com qualidade e excelência sempre. 

Bruno nunca esqueça que cliente não satisfeito é sinal de péssima qualidade no atendimento. 

(Você atendeu as necessidades do Cliente?).

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Afrah Modas tem novidades para você


A Separacão - Trailer legendado

Atendente do kiosk da Chilli Beans trata mal Cliente.

Veja que situação, o Sr. Luciano comprou 01 óculos no kiosk da Chilli Beans do Caraguá Praia Shopping. Ao procura uma atendente, e falar que seu óculos esta com problemas na armação e a do perna do oculos esta arranhando a lente; Veja só o que a tendente falou ao cliente: “que o óculos da Chilli Beans é descartáveis”.
Este fato ocorreu na noite de hoje por volta das 18:00hs. 
O cliente saiu triste, porque havia alguns clientes ao no kiosk na hora em que ele solicitou as informações da atendente.

O Sr. Luciano do parque me procurou e solicitou que fosse publicado no Blog do Guilherme Araújo esse fato lamentável.


Se alguém da Chilli Beans quiser entrar em contato com o cliente aqui segue os contato do Sr. Luciano do Parque – (12) 97693378

Vitor Paulo será homenageado em Araruama-RJ Deputado receberá título pela contribuição ao desenvolvimento da cidade

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ARARUAMA (RJ) – O deputado federal Vitor Paulo (PRB-RJ) será condecorado no dia 4 de fevereiro com o “Título de Cidadania Araruamense”. A homenagem é concedida pelo reconhecimento máximo do município a pessoas que prestaram relevantes serviços e contribuíram de forma unânime para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

A iniciativa é da vereadora Rosana Nogueira (PRB). O evento acontecerá no templo do MIR - Ministério Internacional da Restauração, localizado na Av. John Kennedy, 145, em frente à Prefeitura Municipal de Araruama.

Prefeitura convoca aprovados no concurso para o cargo de agente de Monitoramento

A Administração Municipal de São Sebastião, está convocando cinco aprovados no concurso público para o cargo de Agente de Monitoramento, da secretaria de Segurança Pública do município. Os candidatos devem comparecer na divisão de admissão do departamento de Recursos Humanos,  até o dia 7 de fevereiro, das 10h às 16h. Foram convocados os seguintes aprovados: Fabio Lippi Silva, Tiago Sorigotti, Douglas Felipe da Silva, René Estrela de Morais e Rogério Santos Corradino.
O candidato que não comparecer até a data estipulada, implicará na desistência formal de admissão ao quadro de funcionário da Prefeitura.
Serviço: O DRH fica na rua Prefeito Mansueto Piorotti, 391, 2º piso, Centro – telefone - (12) 3891.3380

Quase 100% das crianças nascidas em São Sebastião fazem o “Teste da Orelhinha”

Teste da Orelhinha é aplicado em bebês sebastianenses
Na maternidade do HCSS (Hospital de Clínicas de São Sebastião), uma média e 120 bebês recém-nascidos realizam gratuitamente, a cada mês, o ‘Teste da Orelhinha’, um trabalho de fundamental importância realizado pela equipe de fonoaudiólogos da Sesau (Secretaria de Saúde), para detectar precocemente possíveis problemas auditivos.
A TAN (Triagem Auditiva Neonatal), popularmente conhecida como “Teste da Orelhinha”, é atualmente o método mais eficaz para detectar problemas auditivos em recém-nascidos. Trata-se de um exame simples, rápido e indolor e que deve ser realizado preferencialmente na alta hospitalar em bebês com até 48h de vida.
De acordo com a fonoaudióloga Priscila Parodi, especialista em audiologia e coordenadora do Centro de Reabilitação e do Serviço de Audiologia da Sesau, “São Sebastião é o único município da região que realiza o Teste da Orelhinha de modo universal, como preconiza o SUS, ou seja, todos os bebês da maternidade são avaliados, independente de serem considerados de risco ou não, particular, convênios ou do SUS”.
A audição é fundamental para o desenvolvimento infantil global e inicia-se antes mesmo do nascimento, por volta do terceiro mês de gestação. Portando o teste é mundialmente recomendado como principal instrumento para assegurar a saúde auditiva nos primeiros anos de vida.
O objetivo da TAN é identificar perdas auditivas ou que possam prejudicar o desenvolvimento normal da criança como no caso da neuropatia auditiva. Os primeiros seis meses de vida são decisivos para o desenvolvimento futuro da criança deficiente auditiva.
A triagem auditiva deve ser realizada em todos os recém-nascidos, preferencialmente durante a internação na maternidade ou, na impossibilidade, até o primeiro mês de vida.
Como é feito
O “Teste da Orelhinha” consiste na colocação de uma pequena sonda na orelha do bebê. Este aparelho emite sons de fraca intensidade que movimenta as células da cóclea (ou caracol = tubo ósseo enrolado em espiral).
Se a cóclea estiver íntegra, a sonda capta o ruído gerado pelos movimentos destas células, indicando se o bebê ‘passou’ na triagem. O exame é realizado pelo fonoaudiólogo com o bebê dormindo, é indolor e não machuca, além de ser rápido.
O resultado é informado à mãe e anotado imediatamente após a realização. As anotações também são feitas na carteirinha do recém-nascido.
Se o bebê ‘falhar’ na triagem auditiva neonatal ou houver suspeita de deficiência auditiva a partir da triagem ou dos indicadores de fatores de risco, o bebê será encaminhado para avaliação audiológica e otológica completa no setor de audiologia do Centro de Reabilitação, aos cuidados do otorrinolaringologista e do fonoaudiólogo.
Em cada mil nascidos podem ser encontrados de um  a três bebês com surdez congênita, porém se for um bebê de UTI neonatal este número cresce para um a cada 50 bebês. Se comparamos ao ‘Teste do Pezinho’, que detecta doenças que ocorrem na proporção de um a cada 10 mil bebês, o ‘Teste da Orelhinha’ detecta um caso a cada mil.
Quanto mais precocemente a perda auditiva for detectada e diagnosticada, mais cedo o bebê passará a receber estimulação auditiva, através de amplificação sonora individual, enquanto o sistema auditivo ainda está em processo de amadurecimento.
Se os procedimentos adequados já forem iniciados logo nos primeiros meses de vida, o bebê terá oportunidades do desenvolvimento de fala e linguagem como o de outra criança ouvinte, prevenindo dificuldades escolares, emocionais e de oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
São Sebastião
Em São Sebastião a Triagem Auditiva Neonatal Universal ou “Teste da Orelhinha” é realizado pelos fonoaudiólogos da Sesau, na maternidade do HCSS, desde 2005, mesmo a Lei Federal tendo tornado o teste obrigatório somente a partir do ano passado.
Desde o início deste serviço no município, foram diagnosticados com surdez profunda nove crianças antes de completarem o primeiro ano de vida. Isto significa que este trabalho cria oportunidades mais adequadas para estas crianças de desenvolvimento de fala, linguagem, escolaridade e inclusive, futuramente, profissional.
A Seduc (Secretaria da Educação) é parceira desta ação, dando apoio às crianças e sua família quando começam a frequentar o ambiente escolar, sendo que a Sesau se mantém presente nas escolas, sempre trabalhando em parceria com os psicopedagogos e professores.
Ainda na maternidade municipal, no caso de alta hospitalar pós-parto sem que o bebê tenha realizado o teste da orelhinha, basta procurar a recepção do HCSS em até 30 dias de vida para agendá-lo gratuitamente. Se o bebê tiver mais de 30 dias, o agendamento deverá ser feito no Centro de Reabilitação pelo telefone (12) 3891-4910.

Administração Municipal reforma a praça do Arrastão

Local passa por revitalização completa
A Administração de São Sebastião, por meio do departamento de Planejamento da Secretaria de Habitação (Sehab), está reformando a praça Santos Dumont, conhecida como praça do Arrastão, na região central do município.
De acordo com Roberto Alves dos Santos, secretário da pasta, a obra inaugurada em 2007, pela gestão anterior, passa por uma revitalização completa, já que foi constatado que os materiais utilizados, principalmente as madeiras, eram de péssima qualidade.
Diante disso e devido à ação do tempo (maresia, chuvas e ventos), e principalmente da intensa utilização por turistas e munícipes, segundo o secretário, a praça acabou por ser degradada de maneira rápida, sendo necessária sua intervenção para a troca de material.
O secretário também informou que o deck estava totalmente danificado, ‘podre’, com pregos expostos, madeiras pontiagudas trazendo risco de perfuração às pessoas, além do corrimão que também estava condenado.
“A determinação do prefeito é que se resguarde a segurança da comunidade. A praça é freqüentada por dezenas de pessoas e está localizada em uma área de grande movimento, principalmente nessa época”, justificou.
Ainda de acordo com ele, os bancos da praça passarão pelo processo de retirada de ferrugem e troca de madeiramento. Além disso, as lixeiras estão sendo restauradas e algumas trocadas.
“Outros trabalhos realizados no local são as podas, remanejamento da vegetação e reposição de terra adubada em todos os canteiros. Mudas de espécies ornamentais serão plantadas, além de 11 árvores, em substituição as que estão quebradas ou sem vida”, completou.
Revitalização
O local ainda receberá revisão na parte elétrica, recomposição de pisos afundados, substituição de luminárias danificadas, melhor iluminação das árvores, limpeza geral dos pisos, poda sanitária das plantas, retirada de pragas do paisagismo, tratamento contra corrosão e pintura de todos os materiais de ferro (bancos, lixeiras, corrimão), restauro de partes de concreto do banco, dos muros de pedras (com peças soltas), dos equipamentos de ginástica de Eucalipto (na areia da praia), e a reposição dos equipamentos de ginástica de ferro (na praça).
Reforma
A reforma começou no início do mês já que a prefeitura trabalha com orçamento. “Quando o prefeito assumiu a Administração pública em 2009, o município teve uma queda de R$ 50 milhões em sua receita, além do que pegamos um orçamento que não era nosso. Desta forma, foi necessário planejar, com cuidado e responsabilidade, todas as aplicações do recurso público, dando atenção às prioridades como saúde e educação. Também foi preciso uma nova licitação, já que a empresa contratada na Administração passada não honrou com seu compromisso, entregando uma obra de baixa qualidade”, destacou o secretário.
Porém o secretário ressalta que o fato de uma nova licitação, não isenta a antiga empresa de ressarcimento aos cofres públicos.

Cerca de mil pessoas já se inscreveram no concurso público de São Sebastião

candidatos ao concurso público lotam o Teatro Municipal para as inscrições
Em apenas dois dias, aproximadamente mil inscrições já foram feitas para o concurso público da Prefeitura de São Sebastião. Com início no último dia 31, centenas de pessoas compareceram ao Teatro Municipal, no centro da cidade, efetuando suas inscrições. A população da Costa Sul do município pode realizar sua inscrição na Regional da Prefeitura, no bairro de Boiçucanga. Em ambos os locais, o horário para a realização das inscrições é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Conforme o Edital, os candidatos devem estar munidos de CPF, RG ou Carteira Nacional de Habilitação ou documento equivalente com foto. A prova escrita está prevista para o dia 11 de março. O local e o horário para sua realização serão publicados em jornais da região e disponibilizados nos sites www.shdias.com.br e www.saosebastiao.sp.gov.br, a partir do dia 3 de março.
Depoimentos
O sebastianense Paulo Francisco Pereira, 44, se candidatou à vaga de pedreiro. “A população precisava de empregos. Veio em ótima hora”, declarou Pereira. Já Adeon Ferreira Neves, 41, se inscreveu para braçal e servente. Para ele, a estabilidade que um cargo público oferece é primordial. “A prefeitura está abrindo oportunidades para os moradores da cidade conseguirem empregos estáveis, sem preocupações”, salientou Neves.
Já a pré-candidata à um cargo público, Silvana de Mattos Coelho, 25, destacou a preocupação da Administração com os munícipes. “O concurso valoriza o morador de São Sebastião. Certamente haverá um salto no número de pessoas empregadas”, contou a jovem, que tenta uma vaga de telefonista.
Vagas
Os salários variam de R$ 711,21 à R$ 6.003,70 e há funções para todos os níveis de escolaridade. Para quem possui o ensino fundamental incompleto, há vagas para pedreiro, calceteiro e servente de obras, além de vagas para braçal e  para servente.
Os que completaram o ensino fundamental podem se inscrever para o cargo de  office boy, motorista e vigia. O cargo de motorista exige a CNH categoria “D”.
Já para os que têm ensino médio completo, podem concorrer para o cargo de agente fiscal de posturas municipais e para assistente de serviços administrativos,  auxiliar de cirurgião dentista, com curso de ACD (Auxiliar Cirurgião Dentista) e registro do CRO (Conselho Regional de Odontologia),  como também para telefonista,  cadastrador,  eletricista e encanador, os dois últimos exigem curso técnico ou profissionalizante na área de atuação.  Há ainda vagas para GCM (Guarda Civil Municipal), que necessita de CNH Categoria "A/B" ou superior definitiva e vagas para agente de tráfego, para a qual se exige CNH Categoria "A/C" ou superior.
Entre os cargos para ensino médio completo com curso técnico, estão disponibilizadas as funções de desenhista orçamentista, técnico em agrimensura, técnico em segurança do trabalho e para agente fiscal de obras e meio ambiente. Este com exigências em curso técnico ou superior na área de obras e/ou meio ambiente com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Na área da educação, há vaga para professor de Educação Básica II, com licenciatura nas áreas de ciências, história, inglês, geografia,  educação artística, português e  matemática. Para professor de Educação Básica I, graduado com licenciatura em pedagogia ou normal superior. Há também vaga para Professor de Educação Física, com bacharelado ou licenciatura plena e registro no respectivo conselho da classe
Já nas demais áreas há vaga para advogado e procurador, com registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para assistente social, com registro no respectivo conselho, para dentista, enfermeiro, engenheiro civil, psicólogo, farmacêutico e  fonoaudiólogo, além de  vagas para médico.
O prazo para os interessados confirmarem sua participação no concurso,  termina no próximo dia 17.
Serviço: No centro as inscrições podem ser realizadas no Teatro Municipal, Rua Altino Arantes (Rua da Praia), nº 2. Já na costa sul do município, na Regional da Prefeitura, Av: Walkir Vergani, nº 79, Boiçucanga.

Professores da Educação Básica II participam de atribuição de carga suplementar nesta quinta e sexta

Professores devem procurar a Seduc para atribuição
Os professores de Educação Básica II e de Educação Física, da rede municipal de ensino de São Sebastião, irão participar de atribuições de carga suplementar realizadas na Seduc (Secretaria da Educação), nesta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3.
Para os professores de Educação Básica II e de Educação Física ficam suspensas as convocações para nova atribuição, complementação e remanejamento por orientação da Procuradoria Trabalhista da Prefeitura de São Sebastião até decisão judicial em processo impetrado pelo sindicato da categoria, conforme o edital nº 04/12.
Os professores de Educação Básica 1 também participam de atribuições nesta quarta. Os interessados em atribuição na EJA (Educação de Jovens e Adultos), devem participar da atribuição neste mesmo dia, porém, às 18h, igualmente na Seduc.
Trata-se de um procedimento previsto na legislação municipal que oferece a oportunidade aos professores concursados de ampliarem a sua carga horária, assumindo salas de aula que estão disponíveis, por conta de seus titulares estarem exercendo cargos
comissionados ou estarem afastados por licenças diversas. Somente após esse processo, é que o Município apura as salas que sobram e as oferece aos aprovados no processo seletivo.
A atribuição de carga suplementar da Educação Básica II e Educação Física se realizará nos seguintes dias, locais e horários:
II – Professores de Educação Básica II (6º ao 9º)
Professores da disciplina de Matemática
Dia: 02/02
Local: Secretaria da Educação Horário
Horário: 9h
Professores da disciplina de Português
Dia: 02/02
Local: Secretaria da Educação
Horário: 11h
I – Professores de Educação Física
Dia: 02/02
Local: Secretaria da Educação
Horário: 14h
Professores da disciplina de Ciências
Dia: 03/02
Local: Secretaria da Educação
Horário: 9h
Professores das disciplinas de Artes e Inglês
Dia: 03/02
Local: Secretaria da Educação
Horário: 10h
Professores das disciplinas de História e Geografia
Dia: 03/02
Local: Secretaria da Educação
Horário: 11h 

Ernane declara que processo da ‘Nova Tamoios’ precisa começar do zero


O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, (PSC), declarou em audiência pública sobre o processo de licenciamento da Nova Tamoios, realizada na noite de terça feira, 31, no Teatro Municipal, que o governo deve parar todo o processo de ampliação da rodovia e começar do zero.
De acordo com o prefeito a administração não foi consultada em nenhum momento sobre a definição do traçado que vai ligar o planalto ao litoral norte, principalmente o trecho que uni o município de Caraguatatuba à São Sebastião, entrando em área do Parque Estadual da Serra do Mar.
Segundo Ernane, a obra dos contornos é necessária, porém os representantes municipais precisam ser consultados. “Todos esses impactos poderiam ter sido minimizados se as prefeituras fossem ouvidas. A população está temerosa devido a questão fundiária, de desapropriação e reassentamento. "O governo precisa se sensibilizar e atender a vontade da população”, avaliou.
Ainda segundo ele, tudo que está sendo apresentando nas audiências deverá ser repensado e rediscutido. “É uma falta de respeito do governo com a região. O DER (Departamento de Estrada e Rodagem), não faz a parte dele nas questões mínimas, como a manutenção de sua jurisdição. E o pior, não deixa a Prefeitura fazer”, ressaltou.
Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, anunciou durante o evento que o juiz da Terceira Vara de Caraguatatuba, concedeu uma liminar para que os dois municípios, (Caraguatatuba e São Sebastião), recebam uma nova audiência para a discussão do projeto. Em dezembro passado, segundo o secretário, foi enviado um ofício ao órgão, solicitando a mudança na data, alegando que janeiro é um mês complicado para a participação popular, tendo em vista que a maioria das pessoas estão envolvidas com a temporada de férias, ora a trabalho com o ápice do comércio local, ora a descanso.
Nova Tamoios
A audiência realizada na noite de terça-feira, 31, no teatro da cidade, teve como objetivo informar a população sobre o estudo de impacto e relatório ambiental (EIA/RIMA), que contempla todo o traçado da ampliação da rodovia, denominado, Nova Tamoios, como também os contornos, sul de Caraguatatuba e São Sebastião.
Protocolado em fevereiro de 2010, o objeto de licenciamento que está sendo apresentado é uma retificação, atualizada e alterada, correspondente à interligação entre a atual rodovia, até o ramo de acesso ao Porto de São Sebastião.
Conforme apresentação do diretor de engenharia do DER, Instanilaus Marcka, o novo traçado deve possuir sete túneis, cinco interseções controladas, uma passagem de veículos, cinco pontes e 33 viadutos. Além das alças e contornos. O prazo estimado para execução da obra será de 36 meses, gerando cerca de mil empregos, sendo que destes 30% serão para mão de obra qualificada.
Manifestações
O secretario de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito do Rego, sugeriu que fosse analisado a possibilidade do trajeto ser executado de forma subterrânea, como apresentado nas audiências realizadas pela Petrobras, na ocasião do licenciamento de um possível túnel que deve escoar o C5+,  um agregado de petróleo, da unidade de gás de  Caraguatatuba para  São Sebastião.
Entre as manifestações populares, a maior preocupação está relacionada com a questão da desapropriação de áreas ocupadas pelos moradores. A maioria  mostrou-se apreensivo com o direcionamento dessas famílias e do valor que será pago à elas pelo seu imóvel. Colocando em destaque a questão de grande parte dos imóveis não possuir titularidade, ou seja, possuir apenas documentos de posse.
Porém, ao final do evento, Mackra afirmou que em virtude da significativa participação e manifestação na audiência de São Sebastião, todo o projeto será revisto.
Novas audiências serão agendas para as duas cidades após o carnaval.