A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), retomou o Projeto Idoso Seguro, voltado à prevenção de quedas das pessoas mais fragilizadas. Profissionais da pasta levam orientação sobre como devem proceder e mesmo se fortalecer para evitar os acidentes tão comuns e perigosos para a melhor idade. O município tem hoje cerca de 13,8 mil idosos.
“A queda de idosos é a queda em idosos é um fator causador de muita Incapacidade e dependência, sendo muito frequente e podendo causar até a morte”, explica Juliana Carvalho, diretora de Políticas Públicas à Pessoa Idosa.
A equipe aproveita as ocasiões para explicar sobre como manter uma casa segura, com adequação da disposição de móveis, iluminação, dentre outros, além de desenvolver palestras educativas sobre a importância da atividade física para fortalecer a musculatura, melhora articular e funcional de todo o corpo que está envelhecendo e necessitando de cuidado, além de manutenção de habilidades remanescentes.
As atividades haviam sido interrompidas devido à pandemia da Covid-19 e seriam iniciadas no começo deste ano. Mas, por conta das chuvas de 19 de fevereiro, também precisaram aguardar mais um pouco.
Na última quinta-feira (30) a ação chegou ao Morro do Abrigo. O objetivo é atender frequentadores das aulas da Secretaria de Esporte (SEESP) e também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).
“Aproveitamos as atividades com esses grupos para passar as orientações, os cuidados que os idosos devem ter no seu dia a dia, dentro de casa”, explica Juliana Carvalho. “A prioridade é a prevenção de prejuízos físicos e o projeto busca a qualidade de vida e a socialização das pessoas idosas de nosso município”, complementa Andressa Wezasseck, também da SEPEDI.
Ainda conforme ela, mesmo idosos não matriculados nas atividades da Prefeitura podem participar das palestras. A próxima está agendada para o dia 5 de abril, nos horários das atividades na Topolândia.
Em maio será no São Francisco (8) e Núcleo Juquehy (22); agosto em Maresias (8) e Boiçucanga (9); setembro no grupo Polvo (13) CAE Pontal da Cruz (26) e em outubro na Associação de Moradores de Boraceia (26).
Informações e inscrições podem ser feitas por meio do telefone (12) 3892-2669 que também é WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário