A Defesa Civil do Estado prorrogou para o dia 15 de abril o fim da Operação Chuvas de Verão 2022/2023. Com isso, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) de São Sebastião fica prorrogado por igual período. O motivo é a previsão da chegada de uma frente fria entre esta sexta-feira (31/3) até domingo (2/4), que pode acarretar fortes chuvas.
A operação ia de 1º de dezembro de 2022 a 31 de março e a decisão da prorrogação saiu após análise dos coordenadores e diretores das Defesas Civis estaduais e regionais e Instituto de Pesquisa Ambiental (IPA), por meio Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT).
De acordo com a Defesa Civil de São Sebastião é esperado um volume de chuva de 60 milímetros, o que equivale a 60 litros de água por metro quadrado, quantidade ainda alta para o município que vivenciou uma catástrofe em 19 de fevereiro quando choveu 680 mm em apenas 9 horas.
As equipes da Defesa Civil, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do governo do Estado, e Conselho Regional de Engenharia e Agrimensores (Crea-SP), ainda trabalham nos bairros mais atingidos na vistoria de moradias avariados por deslizamentos de terra e alagamentos.
Paralelamente, equipes de Secretarias da Prefeitura de São Sebastião fazem os atendimentos de famílias que ainda estão desabrigadas e desalojadas. A chuva de verão de fevereiro deixou 64 mortos e mais de 2 mil pessoas sem moradias, além de aumentar em nove o número de áreas de risco
Na avaliação do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, “a prorrogação é necessária por entendemos que é importante termos a plena condição de darmos pronta resposta aos municípios diante de alguma ocorrência em virtude das chuvas”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário