Dando continuidade a uma série de cursos de capacitação, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, inicia neste sábado (3) o curso para servente de pedreiro. A iniciativa vai beneficiar moradores do Residencial Jetuba ‘Sylvio Luis dos Santos’ onde residem 500 famílias.
De acordo com a Secretaria de Habitação, as 20 vagas já foram preenchidas, o que mostra o interesse dos moradores em se qualificar, especialmente na área da construção civil que tem crescido muito no município.
Durante os próximos cinco finais de semana eles terão aulas na Capela São José, na Rua Azaleias, 25, no Jetuba, com o professor Wellington Souza, do Sesi. Nas aulas os participantes aprenderão sobre segurança no trabalho; processo construtivo; armazenamento e conservação de materiais; aplicação e conservação de ferramentas, instrumentos e equipamentos de acordo com a tarefa a ser executada; organização e limpeza do ambiente de trabalho;
Prevenção de acidentes em máquinas e equipamentos e regras básicas de segurança.
Para se chegar aos cursos oferecidos, a equipe da secretaria esteve no residencial para conversar com os moradores e ver as reais necessidade. Uma turma já teve aulas de alimentos gourmet e ainda serão ministradas sobre Educação Ambiental, Hotelaria e Empreendedorismo.
A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias em suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.
Entre as principais ações deste projeto está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.
Outra ação importante é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.
O projeto tem oferecido cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário