Os alunos da 4ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba iniciaram nesta semana o curso Bombeiro Educador, inserido na grade curricular do projeto, que tem como principal objetivo ensinar os jovens aspirantes da Guarda a identificar e evitar situações de risco e agir em casos de emergência.
Ao todo, serão quatro encontros ministrados pelo Bombeiro Educador CB Silva Costa. Ele explicou que o conteúdo tem como foco estimular nos alunos os princípios éticos, o respeito à pluralidade cultural, a valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, socorro e inserção no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador. “No decorrer das aulas, enfatizamos também os métodos de prevenção de acidentes domésticos”, disse.
O aluno Emerson Edgar, 16 anos, aspirante Edgar, morador do bairro Travessão, comentou a importância do curso. “É importante sabermos como agir em caso de emergência e como podemos ajudar alguém enquanto o resgate está a caminho. Achei muito eficiente e dinâmico, o CB Silva Costa é bem legal, até nos deixou vestir os uniformes para termos a sensação e o peso, e nos mostrou também os meios de como ingressar no Corpo de Bombeiros”, disse.
Já a aluna Maria Clara Alves, também 16 anos, aspirante Alves, moradora do bairro Sumaré, disse ser inovador, pois não é em qualquer lugar que se encontra um curso completo para casos de ocorrências e que é importante sempre estar preparado para ajudar quando há necessidade.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, em nome do prefeito Aguilar Junior, agradeceu a parceria do 4° Subgrupamento dos Bombeiros, através do capitão Newton Kruger, e ressaltou que o programa faz parte de uma série de atividades de Formação Cidadã promovidas nas unidades escolares de Caraguatatuba através de parcerias intermediadas pelo Setor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação.
A Guarda Mirim
Regulamentada pelo prefeito Aguilar Junior através do Decreto nº 895, de 18 de junho de 2018, a Guarda Mirim de Caraguatatuba é um projeto socioeducativo que tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Desde seu início, o projeto já formou 156 jovens e encaminhou 140 para vagas de Jovem Aprendiz, em diversos setores das
secretarias municipais. Durante a formação, os ‘Aspirantes a Guarda Mirim’ recebem uniformes, vale transporte e refeições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário