A Universidade de Brasília (UnB), com apoio da Câmara dos Deputados, realiza de 22 a 29 de julho o Politeia – projeto de simulação do trabalho parlamentar para estudantes do ensino superior. A sessão de abertura ocorre nesta sexta-feira (22), das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara e pelo Youtube.
Em 2022 participam do evento 187 estudantes. Destes, 115 atuarão como deputados; 15, como repórteres; 14, como assessores de imprensa; e 43 ficarão responsáveis pela organização do evento. Os estudantes que simulam as funções dos parlamentares estarão divididos em partidos, seguindo a proporção apresentada em janeiro de 2019.
Foram escolhidos pela organização do evento nove partidos com o objetivo de manter a fidedignidade da simulação. Os estudantes simularão as atividades realizadas nas reuniões deliberativas ordinárias, agrupadas em cinco comissões permanentes:
- Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania;
- Comissão de Seguridade Social e Direitos Humanos;
- Comissão de Ciência, Tecnologia, Educação, Comunicação e Cultura;
- Comissão de Segurança Pública e Defesa Nacional;
- Comissão de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Formação política
O projeto Politeia é realizado desde 2003 e envolve ações de ensino, pesquisa e formação política com a preparação de estudantes universitários para uma simulação das atividades legislativas. O objetivo é proporcionar experiências práticas sobre o processo político brasileiro, além de estabelecer parceria entre o Parlamento e as universidades. Em sua dinâmica, o projeto permite a vivência como um deputado ou deputada federal por uma semana, com simulações dos trabalhos das comissões e do plenário da Câmara dos Deputados.
Para mais informações, acesse a página do Politeia ou entre em contato com o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara pelos telefones 3216-7619 ou 3216-7635.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário