GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Caraguatatuba promove ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), promove durante o mês de maio atividades de conscientização nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).


A abertura da “Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente”, foi realizada na segunda-feira (15/05), no Centro Comunitário do Morro do Algodão. Mais de 150 pessoas participaram do evento, entre crianças, adolescentes, familiares e funcionários.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Márcia Denise Gusmão Coelho, explicou o trabalho desenvolvido em Caraguatatuba no atendimento a esse tipo de violência.

Já a coordenadora da Proteção Especial da Sedesc, Ana Maria Magagnini, enfatizou que a melhor maneira de combater a violência sexual é a prevenção e a denúncia. “Tem que denunciar, só assim chegará aos órgãos de direito para que o culpado seja punido”, esclarece.

A conselheira tutelar, Ednea Dutra, explicou o trabalho do Conselho Tutelar e disse ser parceira das crianças e adolescentes. “Esse órgão existe para cuidar de vocês. Diariamente lidamos com a situação discutida hoje e nosso sonho é zerar esse crime em Caraguatatuba. Essa é a nossa luta!”, finaliza a conselheira.

Para o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, é um dever do poder público assegurar os direitos das crianças e adolescentes, mas também da sociedade. “Não podemos nos calar. Ao sinal de qualquer violência, vamos denunciar, se cada um fizer a sua parte, iremos evitar que esse tipo de crime aconteça”, disse.

A cerimônia foi finalizada com a peça “Atos e Relatos”, do grupo Verso e Reverso, que abordou o tema da violência nas redes sociais. A obra teve direção de Heron Carrillo e texto de Keiliane Dias.
Além destas autoridades, também prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar, e os vereadores Fernando Augusto da Silva Ferreira, o Fernando Cuiú, José Eduardo da Silva, o Duda Silva, e João Silva de Paula Ferreira, o De Paula.

Confira a programação nos CRAS:
Cras Sul
16 e 17/05 às 15h - Socioeducativo abordando o tema da não violência;

Cras Centro
26/05 às 9h – Palestra para as famílias com o tema “Prevenção à Violência Infantil”

Cras Norte
18/05 – Dia todo – Exibição do Filme “Que exploração é essa?”
19/05 às 8h – Reunião para a comunidade e abertura para discussão sobre o assunto

Cras Jetuba
18/05 às 9h30 e 14h – Apresentação para os pais e filhos do Livro “Pipo e Fifi”

Cras Massaguaçu
17/05 às 9h e 13h30 - Socioeducativo com as crianças e adolescentes referente ao tema



Nenhum comentário: