Como complemento do pacote de obras que a cidade recebeu nos últimos anos, a substituição das lâmpadas tradicionais por luminárias de tecnologia LED na orla da praia e em diversos bairros de Caraguatatuba traz ganhos aos cofres públicos e torna os principais acessos mais iluminados e, com isso, mais seguros e utilizáveis por todos.
A medida vem trazendo benefícios para toda a população em bairros e centro da cidade. Praias, praças, ruas e locais próximos a escolas iluminados oferecem mais segurança e tranquilidade para que moradores e turistas possam curtir estes espaços destinados ao lazer, ao esporte e à vida social.
Usando tecnologia de última geração, os projetos têm melhorado, significativamente, o nível de iluminação nas ruas e avenidas da cidade e, ao mesmo tempo, proporcionando a redução do consumo de energia elétrica na ordem de 61%. O que resulta em economia mensal de R$ 46 mil até o momento.
Entre as obras realizadas, merecem destaque a orla do Massaguaçu, a Av. José da Costa Pinheiro Junior, no Perequê-Mirim, e a Rodovia Caraguá São Sebastião, com a conclusão dos primeiros 3 km a partir da divisa do Município.
Das 4.132 novas luminárias com tecnologia LED, 756 foram instaladas em locais onde não havia iluminação, contribuindo para a expansão dos pontos de luz na cidade. Paralelamente, a Caraguá Luz implantou 606 novos pontos de luz com tecnologia convencional, totalizando 1.362 novos pontos de luz pela cidade.
A Caraguá Luz é uma das primeiras empresas no Brasil constituídas em regime de PPP – Parceria Público-Privada e vem trazendo importantes avanços para o município. A empresa atua no município desde 21 de julho de 2015 e é responsável por modernizar e gerir o parque de iluminação pública da cidade, com projetos de expansão da iluminação nos bairros, operação e manutenção do sistema pelos próximos 13 anos.
Para melhorar o atendimento e agilizar a solução de problemas, a empresa implantou o serviço de call center pelo 0800 774 1777 e realizou intensivos trabalhos de manutenção corretiva e preventiva, totalizando, até o momento, 14.354 intervenções de manutenção, com a troca de 7 mil lâmpadas e 3 mil reatores, substituição de cabos e conexões elétricas, reforma de redes subterrâneas e outros serviços.
Conforme explica o diretor da Caraguá Luz, Pedro Vicente Lacovino, o centro de operação de iluminação pública, inicialmente previsto para 2019, teve sua implantação antecipada para 2016. “O Centro possibilita o monitoramento de toda a iluminação da cidade, podendo regular inclusive a intensidade das lâmpadas em diferentes horários. Para ter uma ideia da intensidade da manutenção, no mesmo período, foram registradas 8.800 reclamações, das quais apenas 49% (4.312) exigiram serviços de campo”, informou.
Luminárias instaladas:
De acordo com a programação, houve substituição de luminárias nos bairros Massaguaçu, 889 iluminárias; Centro, 397; Perequê-Mirim, 376; Sumaré, com 287; Indaiá, 281; Travessão, com 253; Estrela D’Alva, com 221; Gaivotas, 205; Casa Branca, 152; Olaria, 151; Jd. Primavera, 116; Martin de Sá, com 122; Porto Novo, 86; Jd. Britânia, 70; Aruan, 62; Morro do Algodão, 58; Caputera, 48; Tinga, 47; Jd. Britânia, 45; Golfinho, 36; Poiares, 36; Pontal Santamarina, 34; Prainha, 42; Barranco Alto, 38; Jetuba, 21; Querosene, 17; Tabatinga, 15; Cidade Jardim, 11; Jd. Jaqueira, 7; Capricórnio; totalizando 4.132 luminárias.
Secretaria de Comunicação Social
Um comentário:
O mais engraçado dessa caragualuz que parou ne foi so o prefeito atual perder que nao chega mais material pra troca de luminarias
Postar um comentário