Ervas medicinais e mais de 4 mil mudas de 70 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, entre elas, Jussara, Cambuci e Grumixama, ameaçadas de extinção, são cultivadas no Viveiro Municipal de Caraguatatuba, “Pedro Gonçalves Leite”, inaugurado oficialmente nesta terça-feira, (06/12), às 10h, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 2.500, no bairro Tinga.
A área de, aproximadamente, 5 mil m² foi reformada e conta com canteiros para as mudas, espaço para cultivo de plantas medicinais, auditório e sala de educação ambiental para atender a escolas e universidades. Um Investimento de R$ 146.089,68.
As atividades foram iniciadas em 2011, com o intuito de reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à Prefeitura, oriundas das autorizações de cortes de árvores. Desde então, são utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental, e de recomposição de matas ciliares (aquela vegetação que fica às margens dos rios).
Estiveram presentes na inauguração, o vice-prefeito, Antonio Carlos Júnior; a chefe de Gabinete e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Eloiza Andrade Antunes; o secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano e a adjunta Natalie Cardozo; a secretária de Comunicação, Ana Carolina Muri; o secretário de Serviços Públicos Sergio Braz e a adjunta Denise Oliveira; o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva e a adjunta, Patrícia Botelho; a secretária de Educação, Marta Braz; a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba e o adjunto, César Abboud; e o secretário de Trânsito e Segurança, João Amandes. Além da viúva do homenageado, o Agricultor “Pedro Gonçalves Leite”, Maria Lobo de Campos e sua filha, Nilce Fátima Leite; o presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Stênio Pierrotti; a presidente da APAE, Sônia Maria Vitor; o engenheiro Agrônomo e chefe da Casa da Agricultura de Caraguá, Gilberto Job Borges de Figueiredo; presidente da Associação dos Orquidófilos de Caraguá, João Batista dos Santos; o agricultor, Silvio Saito; e o gestor operacional do Meio Ambiente da EDP, Emerson Santos.
Para o secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano, com a atual reforma, foram criados novos canteiros para as mudas e um espaço para cultivo de plantas medicinais, além de um centro de educação ambiental e um auditório. Durante o evento, o secretário mencionou as diversas conquistas, como o aumento da área de plantio, que passará de 50% para 70%; e 30% de recuperação ambiental, que já está acontecendo, uma grande vitória para os agricultores.
O vice-prefeito Antonio Carlos Junior, agradeceu todos os presentes edestacou a importância da Educação Ambiental. “Este é um processo de formação de indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que buscam a conservação e preservação dos recursos naturais”, concluiu.
Homenageado - O local recebeu o nome de “Pedro Gonçalves Leite”, em homenagem ao agricultor do bairro Rio Claro. Falecido em 1996, nos deixou um legado de amor a terra e, que hoje, através de seus descendentes, fornece alimentos de qualidade à nossa merenda escolar.
Educação ambiental – O viveiro espera receber mensalmente 120 alunos do ensino fundamental e médio das escolas da rede pública e privada, além de universitários, para apresentação de conteúdo voltado à educação ambiental e das atividades desenvolvidas no viveiro diariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário