GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Médica Geriatra diz que é possível envelhecer com saúde‏



 segredo da vida longa é manter o bom humor e o otimismo.
Uma noite para celebrar a saúde e a alegria de viver marcou o segundo dia de atividades da 5ª Semana de Valorização ao Idoso de Caraguatatuba.
Clique para obter OpçõesOntem (6), no Teatro Mario Covas, o público foi recebido pelo grupo de dança dos idosos do CIAPI comandado pelo professor Nestor Prado. A música “I Will Survive”, sucesso na década de 70 com a cantora americana Gloria Gaynor, e coreografia foram inspiradas pelo filme “Priscila, Rainha do Deserto” (1994). Vestidas com figurino exuberante, peruca e maquiagem brilhante, as meninas com mais de 60 anos arrasaram no palco e arrancaram aplausos entusiasmados da platéia.
Em seguida, o público acompanhou atento à palestra da médica geriatra, Regina Clara Gambaro de Abreu, “Como envelhecer com saúde?”.
A geriatra disse que atualmente a expectativa de vida do brasileiro é de 75 anos. Os estados que apresentam população mais longeva são Rio Grande do Sul e Santa Catarina e o estado com menor longevidade é Alagoas.
Também ressaltou que por mais que existam propagandas divulgando medicações de anti-envelhecimento, fez questão de destacar que “não existem pílulas mágicas”.
A doutora afirmou que é necessário ter alimentação equilibrada e saudável de 3h em 3h e com pouca ingestão de gordura e açúcares. Bem como a importância de atividade física pelo menos três vezes por semana. “Recomenda-se treinos que reforcem o equilíbrio, fortalecimento muscular e o condicionamento cardiorrespiratório”, disse.
Outros dois pontos importantes ressaltados por Regina Gambaro foram as atividades sociais e os estímulos cognitivos constantes Estar inserido em grupos de lazer ou religiosos, por exemplo, fazer palavras cruzadas, tocar um instrumento musical, ler, enfim, manter o cérebro em constante desafio é fundamental para um envelhecimento saudável.
O mesmo se aplica ao controle de doenças. Tanto para os homens e mulheres é necessário estar sempre em dia com exames de sangue para aferir pressão, colesterol, doenças sexualmente transmissíveis e avaliações visual, auditiva, dermatológica e bucal com médicos e dentistas. Fora os exames anuais que devem ser solicitados pelo médico para prevenção do câncer de próstata e do câncer de mama.
Além de todas essas observações, a geriatra disse que o segredo da vida longa é manter sempre o bom humor e o otimismo.
Para encerrar a noite, foi a apresentada a peça baseada no filme “O Mágico de Oz” (1939), com a Cia Teatro “Terceira no Palco”, que conta a história da menina Dorothy e seu cachorrinho Totó, que se perderam de casa; do espantalho que queria um cérebro; do leão medroso que queria coragem; do lenhador de lata que queria um coração. No caminho até a casa do “Mágico de Oz”, que poderia realizar todos os desejos, a turma se encontra com fadas e bruxas e enfrentam juntos as dificuldades para alcançar os objetivos. A peça contou com a direção de Heron Carrillo e participação das atrizes da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Lala Machado e Keyliana Dias e da menina Iara, no papel do cãozinho Totó.


Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário: