GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

“Nós temos que melhorar a qualidade do político e do gestor público neste país”, afirma José Lemes

A Agência Nacional do PRB conversou, essa semana, com um jovem que está fazendo história no PRB de Presidente Prudente, região Oeste do Estado de São Paulo. Empresário da área de transportes e político por vocação, José Lemes falou sobre a organização do partido na cidade e os desafios das eleições municipais de outubro.
Jovem determinado de 28 anos de idade e presidente municipal do partido, José Lemes é o pré-candidato republicano a prefeito.  O nome dele foi confirmado pelo presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, em um grande evento realizado na cidade, no início de dezembro do ano passado. Confira como foi a conversa:
 
Agência PRB Nacional – José Lemes, obrigado por atender nosso pedido de entrevista.
José Lemes – Eu que devo agradecer pela oportunidade de falar da nossa luta em defesa do povo de Presidente Prudente.
 
 
AgPRB – Vamos começar falando sobre sua história de vida. Quem é José Lemes?
JL - Desde muito cedo descobri que gosto de fazer a boa política. Ao longo do tempo, eu acabei descobrindo que a política não era aquela coisa linda e maravilhosa, que ajudava as pessoas de forma efetiva, pois, hoje, infelizmente, muitas pessoas usam essa importante ferramenta de transformação social para fazer mal à população com coisas inimagináveis do ponto de vista da democracia e daquilo que deveria ser. Sou de uma família que gera emprego e renda aqui na cidade, tenho um tio que já foi prefeito aqui na década de 70 e fez muito pelo município. Nasci em São Paulo, estudei um tempo na Escócia, sou formado pela Escola de Sociologia Política de São Paulo e desde os meus 16 anos atuo na política por meio dos movimentos da juventude. Além disso, sou presidente do Instituto José Lemes Soares, que leva o nome do meu avô e foi criado com o objetivo de implementar projetos sociais capazes de ajudar as pessoas que mais precisam. Nós vamos começar a atender toda a população que tem câncer aqui na cidade de forma gratuita. Fizemos um projeto chamado “De olho no futuro”, em que abrimos contas poupança para as crianças do “Lar do Meninos”, com o objetivo de levar a educação financeira para eles, além de outras ações que desenvolvemos.
 
AgPRB – Você está na contramão da maioria da juventude brasileira que conhece a política e se afasta. Você, pelo contrário, conheceu e teve a coragem de enfrentar. De onde vem essa motivação?
JL - O jovem se afasta porque não tem como ter interesse por algo que todo dia está na TV de forma negativa. Todo dia tem um escândalo novo. Me diga, como o jovem tem interesse de entrar para a política desse jeito? E tem mais, quando a gente tem coragem de enfrentar o problema, vem os amigos e dizem para não entrar. Eu digo a eles: mas gente, por isso mesmo que devemos lutar para mudar essa realidade triste! Se os homens comprometidos não têm a coragem para entrar para a política, vamos continuar sendo governados por pessoas desonestas. É daí que eu tiro minha força. Eu sei que não vou mudar o sistema, mas todos podem ter a certeza de que um soldado contra esse mar de corrupção, eles terão. A política deve ser feita por pessoas que não desejam enfiar a mão no dinheiro do povo, pelo contrário. Precisamos de gestores que entendam a diferença de público e particular. Eu costumo dizer que política é uma área para pessoas vocacionadas em fazer o bem e não deveria ter espaço para pessoas oportunistas, que só pensam no próprio quintal. Nós temos que melhorar a qualidade do político e do gestor público neste país.  Não dá para continuar assim e a mudança vem primeiro da apresentação de candidatos comprometidos com o povo.
 
AgPRB – Dos mais de 30 partidos que existem no Brasil, por que você escolheu o PRB?
JL - A grande realidade é uma só: nós não podemos nos omitir, o PRB é diferente. Nós temos que respeitar e entender isso. Quando o Sergio Fontellas (vice-presidente estadual do PRB São Paulo) me chamou para conversar, ele foi claro ao dizer que no PRB não tinha negociata. Ele disse: ‘Aqui, no PRB, nós vamos garantir sua legenda até o final, sem interferir no modo como você pensa!’ Eu tive propostas de outras legendas, mas vi no PRB um partido diferente de todos os outros, por isso que eu estou aqui. Outro diferencial é o brilhante trabalho feito pelo Sergio Fontellas e pelo presidente nacional Marcos Pereira, que tem feito do PRB um partido grande, de renovação e esperança para o povo. Não é por acaso que a minha família, que não gosta muito de política, olhou para nossas lideranças estaduais e nacionais e me disseram: ‘Zé, boa escolha, você está no partido certo’. Isso tudo tem um motivo, o trabalho está sendo muito bem feito. Não é fácil atrair pessoas com meu pensamento para o partido. Os ideais do PRBsão muito bons. Então é por isso que temos que respeitar muito. Eu estive numa reunião com o Sergio Fontellas e aconteceu uma sintonia imediata entre o pensamento do partido e as nossas propostas para Presidente Prudente.
 
AgPRB – Vamos falar sobre sua pré-candidatura à prefeitura de Presidente Prudente. Qual será a estratégia para superar os desafios da campanha?
JL - Eu só tenho uma estratégia. Tenho que representar os interesses da população porque o povo não quer político que entra lá e pensa em como ficar rico ou como representar os interesses dos empresários que o colocaram na prefeitura. Eu não tenho esquema com ninguém, o meu único interesse, e também do PRB, é transformar Presidente Prudente em uma cidade melhor, como poderia e já deveria ser. A grande realidade é que faltou comprometimento nos últimos anos, pois quando meu tio foi prefeito, na década de 70, ele foi comprometido, melhorou o município. Nós vamos ter desafios como todos eles terão. Então, nosso maior desafio será passar a mensagem que a gente deseja para toda a população. E isso, pode ter certeza que vamos concluir. O povo vai conhecer nossas propostas e entenderá qual será o nosso projeto. Para isso, não precisamos de dinheiro, precisamos de inteligência e nosso grupo está pronto para fazer com que a população conheça nosso projeto durante a campanha. A grande realidade é que não é apenas dinheiro que ganha eleição, o que ganha são projetos de qualidade. Nós vamos contra esse método de gastar R$ 5 milhões na campanha e recuperar R$ 20 milhões depois da vitória. Isso só gera atrasos para nossa cidade e faz o povo sofrer com a péssima qualidade dos serviços públicos.
 
AgPRB – Como o PRB Presidente Prudente está se organizando para as eleições de outubro?
JL - Nós estamos fazendo muitas reuniões e encontros para ampliar a força do partido. Além da candidatura a prefeito, nosso objetivo é eleger pelo menos dois vereadores do PRB. Agora, por exemplo, estamos desenvolvendo o plano de governo, até abril ele deve estar finalizado. Estamos criando estratégias para chegar na campanha e conseguir passar para as pessoas aquilo que a gente deseja para o município. Cada vez mais tem chegado gente para somar forças e eu estou muito feliz com esse retorno positivo. Na medida do possível, temos avançado bastante e vamos chegar fortes com chances reais de vitória em outubro.
 
AgPRB – Qual a sua mensagem para o jovem que sonha em ajudar a comunidade onde vive por meio da política?
JL -  Eu quero deixar uma mensagem de otimismo, força e muita determinação para transformar o sonho em realidade. Nunca abaixe a cabeça quando alguém falar que você não tem capacidade ou condição de fazer algo. Se você gosta de política e entende que a vida pública é servir ao povo, vá em frente e faça a diferença. Pegue seu pensamento, transforme ele num projeto e parta para a ação. Crie mecanismos para que o sonho se torne realidade. E se você ler no jornal que a política é suja, ao invés de ficar reclamando ou irritado com os políticos, faça sua parte para que a situação melhore. Campanha no Brasil é cara? Sim, muito. Mas dinheiro não é tudo nessa vida e nunca vai ser. Basta ter um bom projeto, um bom ideal porque os empresários vão reconhecer, a população vai entender a mensagem e aí o sonho que parecia distante vai ficar mais próximo. Ah… e para não esquecer: tenha pulso firme para não permitir que tirem você do caminho.

Nenhum comentário: