GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Encontro em Curitiba discutirá mudanças climáticas, conservação em áreas privada e mobilização da sociedade‏

2015-09-17-1442521609-6724398-VistaCachoeiraBracui_RudolfSchmark.jpg
Os Mosaicos de Áreas Protegidas também estarão reunidos durante o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, entre os dias 22 e 23 de setembro, em Curitiba. O encontro busca a integração e o fortalecimento da rede de mosaicos do país. O evento é um importante espaço de fortalecimento, visibilidade e troca de conhecimento para uma permanente política de conservação ambiental.
O encontro de Mosaicos é organizado pela Rede de Mosaicos de Áreas Protegidas - REMAP, a WWF-Brasil e organizações parceiras, com temas essenciais como a "Intervenção do Governo Federal sobre a política de gestão por Mosaicos" e "Os desafios da sustentabilidade de Mosaicos" serão abordados durante as discussões.
Os Mosaicos de Áreas Protegidas são um modelo de gestão que busca a participação, integração e envolvimento dos gestores de UCs e da população local que a integram, dessa forma compatibilizam a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e a sustentabilidade em sua área de abrangência. Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), o reconhecimento de um mosaico se dá quando existir um conjunto de UCs próximas, justapostas ou sobrepostas, pertencentes a diferentes esferas de governo ou não.
Às vésperas da 21ª Conferência do Clima (COP 21), que será realizada em dezembro de 2015, em Paris, a importância do papel das unidades de conservação na preservação ambiental para o equilíbrio térmico do planeta, contribuindo para as mudanças climáticas.
Outro tema é a geração de benefícios econômicos para as áreas protegidas, debates sobre a gestão de RPPNs, biodiversidade, monitoramento e economia serão abordados, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), incentivos para fomentar a conservação em terras privadas são alguns dos temas que serão abordados.
A programação do Congresso abrange, além dos painéis principais, quatro simpósios, com temáticas que interessam e envolvem não apenas a comunidade científica e acadêmica, mas o público em geral. Entre eles, destaca-se o debate sobre como a comunicação pode mobilizar a sociedade em prol de uma causa, bem como de que forma é possível utilizar plataformas colaborativas para engajar pessoas.
Sobre o CBUC: Realizado periodicamente desde 1997, o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) volta a Curitiba (PR) que será palco do evento pela quarta vez, entre 21 e 25 de setembro de 2015.
Considerado um dos mais importantes encontros internacionais sobre áreas protegidas e conservação da natureza da América Latina, o CBUC foi incluindo ao longo de suas edições outros dois eventos que são realizados de modo simultâneo. Serão realizados o IV Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a V Mostra de Conservação da Natureza.

As edições anteriores do CBUC trouxeram especialistas globalmente reconhecidos ao Brasil. Delas surgiram importantes diretrizes para a implementação de políticas públicas de conservação, criação e fortalecimento de áreas protegidas no Brasil. Em sete edições, realizadas em cinco diferentes cidades brasileiras, mais de oito mil participantes de todo o mundo passaram pelo CBUC.

Nenhum comentário: