GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Nasa: novo satélite tira fotos inéditas da Terra a noite.


O site da BBC Brasil divulgou nesta quinta-feira, 06 de dezembro,  novas imagens noturnas da Terra com detalhes inéditos. As imagens foram capturadas com um novo satélite da Nasa (agência espacial americana). 

O equipamento monitora oceanos, atmosfera e clima (NOAA, na sigla em inglês). Os registros mostram, sem a interferência de nuvens, o brilho de fenômenos naturais e as luzes de grandes cidades.
(Foto: Divulgação/Nasa)
Muitos satélites conseguem capturar imagens da Terra quando o planeta está iluminado pelo Sol. Mas, com o novo sensor no satélite lançado em 2011, muito mais poderoso que os outros, os cientistas agora conseguem observar a superfície da Terra durante a noite. O sensor consegue capturar até a luz de um navio no oceano. Ao contrário de uma câmera que captura uma cena em apenas uma exposição, o sensor produz uma imagem escaneando várias vezes uma cena e dando uma resolução de milhões de pixels.

Ainda de acordo com a BBC, o instrumento pode capturar imagens durante a noite com ou sem a luz da Lua, produzindo fotos nítidas da atmosfera da Terra, dos continentes e oceanos. Com as imagens capturadas, os cientistas conseguiram fazer uma montagem mostrando o planeta todo durante a noite e compararam a Terra a uma bola de gude preta.

As fotos dão aos cientistas informações de uma grande variedade de eventos que antes não eram vistos ou eram capturados com baixa resolução.
(Foto: Divulgação/Nasa)
"Por todas as razões que precisamos ver a Terra durante o dia, também precisamos ver a Terra à noite", disse Steve Miller, pesquisador da NOAA e do Instituto de Pesquisa da Atmosfera da Universidade Cooperativa do Colorado, nos Estados Unidos"Ao contrário dos humanos, a Terra nunca dorme", acrescentou.

Nenhum comentário: