GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Conheça 10 curiosidades estranhas sobre os presidentes dos Estados Unidos

Thomas Jefferson (© Hulton Archive/Getty Images)

Thomas Jefferson foi o terceiro presidente dos Estados Unidos e, segundo a opinião de muitas pessoas, o melhor até hoje. Ele foi o principal autor da Declaração da Independência, participou ativamente da demarcação do território que hoje é ocupado pelo Estado de Louisiana, e enviou Lewis & Clark para explorarem a região oeste do país. No entanto, é provável que a melhor de todas as suas conquistas tenha sido a invenção da cadeira de rodinhas.

Thomas Jefferson (© Hulton Archive/Getty Images)


Os norte-americanos gostam que seus presidentes sejam altos. Na Era Moderna, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os candidatos mais altos tiveram vantagens nas eleições. De fato, apenas 25% das eleições presidenciais resultaram nos candidatos mais baixos, representados por Richard Nixon, Jimmy Carter e George W. Bush. Após 1900, ninguém com menos de 1 metro e 54 centímetros foi eleito presidente (William McKinley, medindo 1 metro e 53 centímetros e eleito em 1900, foi o último presidente relativamente baixo a ocupar a Casa Branca).
Talvez essas informações não sejam favoráveis para os 1 metro e 84 centímetros de Barack Obama. Nas eleições presidenciais de 2008 ele derrotou John McCain, que media 1 metro e 54 centímetros. Em 2012, ele enfrenta Mitt Romney, que mede 1 metro e 86 centímetros.

Thomas Jefferson (© Hulton Archive/Getty Images)

Grover Cleveland, o 22º e 24º presidente dos Estados Unidos, se destaca como o único presidente que conseguiu ser novamente eleito após ter sido derrotado depois do primeiro mandato. O democrata venceu a primeira eleição em 1884, perdeu em 1888 (eleição que muitos dizem ter sido fraudada) e venceu novamente em 1892.
Mas Cleveland também é interessante por outro motivo: ele foi o único presidente a casar durante a presidência. E seu casamento foi... pouco comum, no mínimo. Cleveland tinha 49 anos e sua esposa, Frances Folsom, 21 anos. Ela era a filha de uma das melhores amigas de Cleveland e, para a coisa ficar ainda mais estranha, era também o protetor legal da moça quando a mãe dela morreu. Ah, e ele gostava de chama-la de 'Frank'.

Thomas Jefferson (© Hulton Archive/Getty Images)

Os Estados Unidos tiveram muitos presidentes inteligentes, mas alguns deles eram mais espertos do que outros e gostavam de mostrar essa característica. O 20º presidente norte-americano, James Garfield, mostrava nas festas que sabia escrever em Latim com uma mão e, com a outra mão e ao mesmo tempo, escrever o idioma da Antiga Grécia.

Thomas Jefferson (© Hulton Archive/Getty Images)

Muitos dos presidentes norte-americanos ficaram no poder por quatro ou oito anos. Mas em 1841, o 9º presidente dos Estados Unidos, Henry Harrison, ficou por apenas um mês na presidência. Ele morreu devido a uma forte pneumonia.

Thomas Jefferson (© Hulton Archive/Getty Images)

Muitos presidentes dos Estados Unidos ganharam apelidos. Muitos dos apelidos eram terríveis e outros apenas estranhos. Grover Cleveland era conhecido como 'Tio Jumbo'. Zachary Taylor era o 'Velho Áspero'. Andrew Jackson era chamado de 'Nogueira amarga'. Ulysses S. Grant, o homem da foto acima, era conhecido como 'Rendição Incondicional'. Rutherforf B. Hayes era chamado de 'Rutherfraude'.
Chester A. Arthur, por outro lado, era conhecido como 'O presidente camarada'.

Thomas Jefferson (© Hulton Archive/Getty Images)

Qual dos presidentes norte-americanos foi o mais pesado de todos os tempos? Até agora foi o 27º presidente, William Howard Taft, que pesava mais de 136 quilogramas. Ele era tão gordo que algumas vezes ficou entalado na banheira da Casa Branca e teve que ser ajudado pelas camareiras (depois de algum tempo ele pediu para instalarem uma banheira maior).

Thomas Jefferson (© Hulton Archive/Getty Images)

Muitos presidentes ao longo da História tiveram animais de estimação - gatos, cachorros e cavalos foram os mais populares. No entanto, alguns presidentes tinham um gosto um pouco diferente quando o assunto era esse. Por exemplo, tanto John Quincy Adams quanto Herbert Hoover criavam crocodilos de estimação. Os maiores criadouros presidenciais pertenceram a Calvin Coolidge e Theodore Roosevelt. No mini zoológico de Coolidge havia dois filhotes de leão chamados Tax Reduction ('Redução da Taxa') e Budget Bureau ('Secretário da Renda'), um pequeno canguru, um urso, um antílope, um hipopótamo e dois guaxinins chamados Rebecca e Horace. Theodore Roosevelt, entretanto, tinha um número grande de cachorros, um porco, cinco porcos da Guiné, uma arara, uma serpente listrada chamada Emily Espinafre e um texugo chamado Josiah, que costumava morder as pessoas.
Josiah não foi o pior dos animais de estimação pertencentes aos presidente, no entanto. Essa 'honra' vai para o papagaio de Andrew Jackson, chamado Poll, que teve que ser levado embora do funeral de Jackson por não parar de xingar durante a cerimônia fúnebre.

Thomas Jefferson (© Hulton Archive/Getty Images)

Amtes de se tornar o 17º presidente dos Estados Unidos, Andrew Johnson foi o vice-presidente de Abraham Lincoln. No entanto, a inauguração de sua vice-presidência, em 1865, foi terrivelmente embaraçosa pelo fato de que Johnson estava bêbado. Ele tinha bebido uísque ao longo de todo o dia, supostamente para tratar de uma febre tifoide. Mas na hora da cerimônia de inauguração ele estava tão bêbado que não conseguia andar e foi forçado a empossar novos senadores. Só não sabemos até que ponto o uísque fazia parte do tratamento médico.

Thomas Jefferson (© Hulton Archive/Getty Images)

Os códigos do Serviço Secreto para chamar os presidentes são uma diversão sem fim. O nome secreto de Ronald Reagan era 'Couro Cru'. O de George H W. Bush era 'Lobo de Madeira'. O de Bill Clinton era 'Águia'. O de George W. Bush era 'Jaqueta Esporte'. O de Barack Obama é 'Renegado'.
Mas não são apenas os presidentes que recebem apelidos. Os vice-presidentes também recebem, assim como os familiares dos presidentes. No entanto isso nem sempre funciona tão bem: Karenna, a filha de Al Gore, escolheu seu próprio nome secreto sem pensar muito a respeito do assunto. Ela descobriu, tarde demais, que não seria bom ser chamada de 'Smurfette'.







Nenhum comentário: