De acordo com os meteorologistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), a presença de um canal de umidade próximo ao Litoral Norte deverá causar o aumento de nebulosidade na região nos próximos dias. A tendência é de que as manhãs sejam um pouco mais ensolaradas e as tardes com predomínio de nuvens.
Segundo o boletim referente aos próximos três dias, o sol deverá aparecer cada vez menos nesse final de semana. “Para essa sexta-feira, o canal de umidade se reforça, fazendo com que o tempo fique com muitas nuvens, curtos períodos de sol e pancadas de chuva na região. A temperatura máxima também terá pequeno declínio. No sábado, o canal de umidade deve deixar o tempo com ainda mais nuvens e ocorrerão pancadas de chuva em grande parte da região. A temperatura máxima estará mais amena.”, prevê o departamento de meteorologia do Centro, ressaltando que as temperaturas podem voltar a uma tendência de elevação já no domingo.
“No domingo voltam a ter maiores períodos de sol em toda região, mas a partir da tarde deverão ocorrer pancadas de chuva. A temperatura máxima voltará a entrar em elevação”, completou o boletim do Cptec.
Balneabilidade
O último boletim de balneabilidade da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) revelou que atualmente o Litoral Norte tem apenas uma praia com bandeira vermelha. Nessa semana, o excesso de coliformes fecais foi registrado somente na Itaquanduba, em Ilhabela. Além desta única praia, o Rio Itamambuca em Ubatuba também está poluído. No entanto, os outros 90 pontos monitorados pela Cetesb na região apresentaram boas condições e estão liberados ao banho humano.
Com Caraguatatuba e São Sebastião 100% verdes, as condições do Litoral Norte registraram uma melhora significativa com relação à semana passada. O número de praias impróprias caiu de nove para uma. Praias como Saí (São Sebastião), Perequê-Mirim (Ubatuba) e Tabatinga (Caraguatatuba) se recuperaram e estarão liberadas ao banho humano nessa semana. Segundo técnicos da Cetesb, o tempo mais seco é fundamental para a boa qualidade das águas litorâneas. Sem chuvas mais intensas, a poluição fecal presente nos rios não é carregada até o mar e fica sedimentada nas margens.
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário