GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 28 de janeiro de 2012

McDonald's muda receita do hambúrguer após denúncia do chef e apresentador britânico Jamie Oliver

O chef inglês Jamie Oliver

Conhecido por sua luta para acabar com os restaurantes "fast foods" e tornar a alimentação dos grandes centros urbanos mais saudáveis, o chef britânico Jamie Oliver teve sua primeira "vitória" nos Estados Unidos. Ele conseguiu que a rede de lanchonetes McDonald's alterasse a receita dos seus hambúrgueres, afirma o jornal britânico "Daily Mail".
A receita, que o apresentador e culinarista apelidou de "lodo rosa", passa por um processo que transforma os restos de gordura e carnes impróprias para consumo em recheio para seus lanches. Após ser centrifugada, a carne é "lavada" em uma solução de hidróxido de amônia e água. A substância química é nociva à saúde, e a exposição excessiva em um longo período pode causar, entre outros efeitos, dor de cabeça, vômito e dores abdominais. 
"Basicamente, estamos falando de comida que seria vendia por um preço muito baixo para produzir comida para cachorro, mas, depois desse processo, é vendida como alimento para humanos", diz Oliver. A reação da audiência norte-americana ao saber sobre como o lanche é feito causou impacto no país.
Em seu programa, "A Revolução Cuilnária de Jamie Oliver", o chef mostra como são produzidos os alimentos processados que as pessoas consomem diariamente. Para explicar como o alimento chega até a mesa das pessoas, Jamie Oliver convida adultos e crianças a se juntar a ele no estúdio. 
"Muitas vezes as pessoas não sabem de onde a comida que eles comem vêm, ou a procedência dos alimentos servidos aos filhos deles na escola", afirma Oliver. Para o britânico, as pessoas teriam um alimentação mais saudável ao terem mais acesso à informação.
Em entrevista ao jornal britânico "Daily Mail", o microbiologista Geral Zirnstein, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, concordou que o uso do hidróxido de amônia deve ser banido. "Não considero que essa 'coisa' seja carne moída e acho que permitir que ela seja utilizada como tal é uma fraude", afirmou Zirnstein.
Representantes da rede de lanchonetes disseram que a retirada desses produtos de seus cardápios não está ligada a nenhum evento em particular, apenas ao "desejo da rede de respeitar e apoiar os padrões de segurança e qualidade dos alimentos, estipuladas pelo governo dos EUA".
Assista a um trecho do programa, em inglês, onde Jamie Oliver critica e explica o processamento dos hambúrgueres:

Nenhum comentário: