GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CURSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FECHA O CALENDÁRIO DE 2011

Turma de Planejamento Estratégico em Políticas Públicas da Elerj, novembro de 2011
Uma aposta na interdisciplinaridade, fazendo conversar matérias de Gestão, Administração, Economia, Ciências Sociais e Ciência Política. Esta foi a receita de sucesso que a pós-doutora Monica Desiderio, professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ, usou para elaborar o curso "Planejamento Estratégico em Políticas Públicas", oferecido em novembro e dezembro pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Em sua terceira edição, o curso obteve uma excelente avaliação dos alunos.
A chefe de gabinete da deputada Aspásia Camargo, Lucia Maggio, que também assessora a deputada na presidência da Comissão de Saneamento Ambiental, foi uma das que aprovaram o curso. " O planejamento pode agilizar medidas que garantam condições de vida dignas à grande parte da população do estado, que ainda enfrenta problemas graves como o destino do lixo e a carência de saneamento básico e recursos hídricos. Com o que aprendi nas aulas vou poder acompanhar e fiscalizar com maior perícia a execução de políticas públicas junto ao Executivo", destaca.
O dia a dia dos gabinetes pode ser modificado para melhor caso sejam formulados e implementados planejamentos estratégicos periódicos, acredita Francisco Carlos de Jesus, assessor do deputado Domingos Brazão. Segundo ele, frequentemente esses espaços operam com soluções pontuais e se limitam a um dado momento político. "O curso ampliou minha visão sobre o fazer legislativo no que remete a políticas públicas. No que depender de mim, vou começar a implementar o planejamento no gabinete o quanto antes", promete.
A funcionária da Biblioteca da Assembleia Legislativa do Rio Rosa Maria Rangel, outra participante do curso, também pretende aplicar no seu departamento algumas das noções de planejamento estratégico que aprendeu durante as aulas. "O primeiro passo será analisar o setor a partir da matriz Swot - uma ferramenta de construção de cenários - para identificar pontos fortes e fracos a serem trabalhados, além de oportunidades e ameaças futuras", explica Rosa.
"Houve um forte amparo teórico, além do componente prático das discussões que envolvem o parlamento fluminense. O perfil da turma era múltiplo, e é nessa multiplicidade de posições, de experiências e de valores que se torna possível construir realidades em um país sui generis como o Brasil. Dentro deste contexto, a proposta do curso foi repensar o que é uma política pública e qual o papel de um planejamento estratégico dentro da política pública, sempre olhando as especificidades do Legislativo", sintetiza a professora do curso, que também é pesquisadora da rede Minds, do Multidisciplinary Institute on Development and Strategies, patrocinado pela Fundação Ford.
Planejamento Estratégico em Políticas Públicas foi um dos 27 cursos de curta duração realizados pela Elerj em 2011. Participaram em outras edições realizadas em 2009 e 2010, além de funcionários da Alerj, parlamentares e assessores das Câmaras Municipais do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Itaguaí, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis, Mendes e Barra Mansa.
(Roberta Estevam)

Nenhum comentário: