O cheiro é uma ferramenta tão poderosa que as empresas o usam para gerar uma infinidade de emoções nos consumidores e influenciar em suas compras
Quantas vezes você cheirou algum aroma que lhe lembrasse sua infância? E essa essência agradável de café moído ou de um cozido recém-preparado? São cheiros que ativam uma parte do cérebro e geram nas pessoas uma onda infinita de lembranças e sensações prazerosas. E também aromas que as empresas criam para cativar o consumidor.
O olfato é o sentido mais intuitivo dos cinco, uma ferramenta poderosa que nem se vê nem se toca, mas que é capaz de transportar qualquer um para um lugar ou momento determinado.
"Muita gente reconheceria o cheiro doce de uma mingau de cereais, embora não o prove há anos, ou o cheiro de bolo, de um lanche", explica à Agência Efe o diretor da empresa Aromas & Espacios, Jesús Gonzalo García.
Isso é precisamente o que busca o chamado marketing olfativo, uma ciência moderna que escolhe determinadas essências para inundar o ambiente de um determinado estabelecimento, a fim de animar o público a comprar. É o chamado cheiro de marca.
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