GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 23 de julho de 2011

Paróquias celebram dia de São Cristóvão com carreata

Padres das sete paróquias de Caraguatatuba farão benção especial para os motoristas neste domingo, a partir das 11h, na Praça de Eventos, no Centro

Josiane Carvalho

Para comemorar o dia de São Cristóvão – celebrado todos os anos em 25 de julho – a Diocese de Caraguatatuba realizará uma carreata neste domingo a partir das 11h. Após o percurso, que sairá das sete paróquias da cidade em direção à Praça de Eventos, um grupo de padres fará a benção nos veículos que passarem pelo local até às 14h.
Além disso, serão distribuídos adesivos com a imagem do santo, considerado padroeiro dos motoristas. O objetivo do encontro é justamente fazer um alerta sobre a responsabilidade no trânsito. Os interessados em participar precisam comparecer em uma das igrejas no domingo.
De acordo com a assessoria de imprensa da Diocese de Caraguatatuba, a imagem utilizada durante o percurso da carreata será a mesma que fica no trevo de entrada da Cidade. “Amanhã já começaremos a preparar o evento. Na semana passada a imagem foi retirada do trevo que passou por um processo de restauro e será apresentada à população durante uma missa, marcada para as 19h30 na paróquia de São João Batista, no Poiares. Esta imagem sairá desta mesma paróquia, no domingo logo pela manhã”, disse.
Ainda segundo a Assessoria de Imprensa, a carreata marca a retomada de um evento já realizado na cidade há pelo menos sete anos. “Este foi um dos eventos marcantes de Caraguá e, por isso mesmo, a Diocese decidiu retomar as atividades e, quem sabe, no futuro ampliar cada vez mais o número de motoristas participantes. Na época, o jornalista Roberto Espíndola foi o grande idealizador da carreata. E para relembrar estes momentos, faremos um mural com fotografias históricas do acervo pessoal dele. Diante disso,
fica o convite especial para aqueles que quiserem aparecer na Praça de Eventos, onde os padres farão a benção”.
A carreata está sendo realizada pela Diocese, com o apoio da Prefeitura de Caraguá, por meio das secretarias de Trânsito e Educação, polícias Civil e Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Departamento de Estradas e Rodagens (DER). “A partir do momento que os motoristas saírem de suas paróquias em um dos bairros, os agentes de trânsito acompanharão os veículos durante todo o percurso até chegar à região central”.
Participarão do evento, as igrejas Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá; Paróquia Santo Antonio, no Centro; São João Batista, no Poiares; Nossa Senhora da Glória, do Travessão; Paróquia São José, no Morro do Algodão; Santa Terezinha, na Martim de Sá e Nossa Senhora da Visitação, no Massaguaçu;

Coroinhas

Um grupo de aproximadamente 30 coroinhas da Paróquia Santo Antonio, no Centro, fará o pequeno trajeto até a Praça de Eventos vestidos com roupas de frades e de bicicletas à frente do cortejo.

ONU

No ano passado a Organização das Nações Unidas lançou a Década Mundial de Ação pelo Trânsito por meio da qual os governos de diversos países se comprometeram a adotar medidas de prevenção de acidentes no trânsito, que atualmente são responsáveis por cerca de 1,3 milhão de mortes por ano. No Brasil, iniciativas preventivas são sempre lançadas para que a população tome consciência, no entanto, o número de acidentes ainda é muito grande.

História

Logo na entrada de Caraguatatuba, na Praça 1º Centenário, no trevo de acesso à cidade, uma pequena imagem de São Cristóvão está instalada em uma pedra. Segundo a assessoria de Imprensa da Diocese de Caraguatatuba em 1983, o jornalista Roberto Espíndola era vice-presidente da Associação das Emissoras de rádio e Televisão do Estado de São Paulo, e no desempenho de sua função viajava muito pelo interior de São Paulo. Em uma dessas viagens ele envolveu-se em um grave acidente, mas invocando a proteção do santo conseguiu sair ileso. Em sinal de gratidão, assumiu o compromisso de trazer para Caraguatatuba a imagem do padroeiro dos motoristas, de forma a que pudesse ser reverenciado pelos que estão ao volante, estendendo a todos sua proteção

Nenhum comentário: