Empresa anuncia nova investida no terreno das redes sociais: O Google+
A Google anunciou nesta terça-feira, 28, o lançamento de um novo serviço de compartilhamento social que tem como objetivo competir diretamente com o rival Facebook. Chamado simplesmente de Google+ (Google Plus), o serviço aposta no conceito de que as redes sociais expõem demais seus usuários que, na maioria das vezes, preferem compartilhar informações e arquivos apenas com alguns amigos mais próximos.O ponto, segundo a página de apresentação do novo serviço, é que “nem todos os relacionamentos são criados igualmente”. Existem, segundo o site, vários níveis de relacionamento que fazem com que o que você quer compartilhar com seus amigos mais próximos não faça sentido para seus colegas de trabalho, e vice-versa. Essa filosofia das redes sociais, onde tudo é compartilhado com todos os que têm acesso ao seu perfil estaria errada, segundo a empresa.
Como resolver isso? Criando círculos onde você poderá separar seus contatos em grupos específicos. Claro, isso já existe – o próprio Facebook tem uma ferramenta de grupos e que pouca gente usa –mas o Google+ pretende ir um pouco além. Será possível, por exemplo, fazer conversas de vídeo em conferência, através de uma ferramenta chamada Hangouts. A ideia é que você se torne disponível para conversas tanto para um grupo específico ou para pessoas aleatórias de acordo com sua vontade.
O serviço também estará disponível para ser usado em celulares inteligentes. Será possível, por exemplo, iniciar conversas com grupos específicos turbinadas com o envio de fotos ou vídeos do local onde você está. Esses arquivos estarão disponíveis para uso posterior tanto no celular quanto no computador.
Informações como buscas e pesquisas feitas no Google também poderão ser compartilhadas no Plus. A própria página do buscador já está diferente, com uma barra superior em cor diferente e agregando os serviços básicos. Especula-se que essa mudança já é uma preparação para o novo serviço.
À primeira vista, na verdade, não existe nenhuma novidade bombástica, exceto a boa ideia de compartilhar informações apenas com os grupos para quem essas informações são relevantes.
A questão, porém, é se isso será suficiente para que as pessoas se convençam a deixar de lado redes sociais como o Facebook ou o Orkut e partir para uma nova rede. E é bom lembrar que não é a primeira vez que a empresa se arrisca no terreno das redes sociais. Lembra-se do Wave?
E o Orkut?
A rede social é administrada pela Google e é uma das mais usadas no Brasil. Na página de apresentação do Plus, a Google informa que a rede continuará existindo, e que funcionalidades do Plus serão adicionadas ao Orkut na medida em que forem liberadas.
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