GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 14 de setembro de 2013

ONG Teto inicia atividades em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro

O consultor de negócios e políticas & Blogueiro foi conhecer o trabalho social da “A ONG Teto”.
A ONG Teto iniciou suas atividades no Estado do Rio de Janeiro em Jardim Gramacho, bairro da cidade de Duque de Caxias, que até junho do ano passado abrigava o maior lixão da América Latina.
'A Teto optou por iniciar suas atividades nesta região do Estado do Rio de Janeiro para poder denunciar a situação de extrema pobreza em que as famílias vivem', disse o diretor operacional da ONG de origem chilena no Brasil.
Segundo a organização, a desativação do despejo agravou a situação dos moradores do local, em vez de melhorar.
Dedicada a mobilizar voluntários para construir casas para famílias pobres, a Teto já atua a 06 (seis) anos em São Paulo e só em agosto chegou ao Rio.
Em um final de semana de agosto, com a ajuda de 80 universitários voluntários e de moradores da região, construiu 06 (seis) casas para as famílias mais pobres.
Foi realizada uma aproximação com a comunidade de Jardim Gramacho, por meio de reuniões das quais participaram cerca de 200 pessoas, para conhecer melhor a realidade deste bairro no qual vivem cerca de 5000 (cinco) mil famílias, cuja maioria dependia financeiramente do lixão desativado.
'As pessoas de Jardim Gramacho estão com muitas dificuldades para se sustentarem após a remoção do lixão, que era sua principal fonte de renda', explicou Macena.
O depósito, com cerca de 1,3 milhão de m², no qual o lixo era acumulado ao ar livre durante 34 anos, foi desativado no dia 3 de junho de 2012 em uma iniciativa do governo para melhorar as condições ambientais para a população.
No local chegou a ser depositada uma montanha com cerca de 60 milhões de toneladas de lixo que praticamente extinguiu um mangue vizinho e que contaminou as águas da Baía de Guanabara.
Jardim Gramacho ganhou fama internacional em 2011 quando entre os indicados ao Oscar de melhor documentário ficou a co-produção brasileiro-britânica 'Lixo Extraordinário', que retrata a relação do artista plástico Vik Muniz com os coletores do bairro, que lhe forneciam objetos utilizados em suas obras de arte.
Desde 1976, a maior parte das 8.400 toneladas de resíduos geradas diariamente no Rio de Janeiro era disputada por aves de rapina e cerca de 1.600 pessoas que viviam da coleta de material reciclável.
Foi à negociação com estes coletores que atrasou por vários meses o fechamento do depósito. Ao final, cada um recebeu uma indenização de cerca de R$ 13.700 por terem perdido sua fonte de trabalho.
Poucos aproveitaram a indenização, e a maioria gastou toda a quantia em menos de um ano, de acordo com que os moradores disseram a ativista da ONG Teto.
Segundo um primeiro diagnóstico da ONG Teto, 30% das 5000 mil famílias de Jardim Gramacho vive em situação de extrema pobreza, em casas de madeira e lona construídas às margens de rios e em áreas clandestinas de vazamento de detritos.
'Aos problemas de falta de renda se soma a vulnerabilidade de viver em uma região tão marginalizada, sem assistência e insalubre', acrescentou Macena.
'As casas da região são muito precárias, muitas com o piso de chão batido, e quase todas sem nenhum tipo de acesso aos serviços públicos essenciais, como água, esgoto e energia', garantiu.
Um dos objetivos da ONG Teto é aproveitar seus voluntários para que ensinem ofícios às pessoas que perderam sua fonte de renda, para que possam montar pequenos negócios.
'Queremos fortalecer os vínculos entre a organização, os voluntários e as famílias para que no futuro seja possível fomentar ainda mais o desenvolvimento comunitário local com mais ações e não apenas com a construção de casas de emergência', disse Macena.
A ONG Teto, que surgiu no Chile em 1997 - onde opera com o nome 'Techo', conta atualmente com cerca de 400 mil voluntários, dos quais 3000 (três) mil trabalham permanentemente em bairros pobres, onde foram construídas 94 mil casas.

Rio de Janeiro recebe sua 16ª Bienal do Livro

Começa nesta quinta-feira a 16ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, evento que esse ano tem como país homenageado a Alemanha e tem público estimado de 600 mil pessoas, que devem visitar o espaço de 55 mil metros quadrados dividido em três pavilhões, onde estão instalados 950 expositores.
A Bienal - que vai até o dia 8 de setembro - mais uma vez acontece no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.
Entre outras novidades, a Bienal do Livro Rio, que homenageia a Alemanha, abre um espaço dedicado aos jovens, coloca em pauta a literatura de futebol, traz ao país 27 autores estrangeiros - recorde de todas as edições - e inaugura um salão de negócios para profissionais do mercado.
Serão mais de cem sessões de debates e bate-papos, nas quais homens e mulheres, crianças e jovens, adeptos dos e-readers e aqueles que não abrem mão do bom e velho papel poderão interagir com um grande e variado time de autores do qual fazem parte best-sellers, e alguns dos nomes mais respeitados da literatura brasileira e internacional.
Entre os convidados internacionais, destaque para o americano Nicholas Sparks, um dos autores mais lidos do mundo ('Diário de uma Paixão', 'Querido John' e o recente 'À Primeira Vista'); seu compatriota James C. Hunter ('O Monge e o Executivo'); e também o moçambicano Mia Couto, que venceu recentemente o Prêmio Camões - a mais importante honraria relacionada à literatura em língua portuguesa - por conta de obras como 'Terra Sonâmbula' e 'O Último Voo do Flamingo'.
No Encontro com Autores brasileiro, destaque para Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, no dia 1º de setembro. E mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, o evento prestará uma homenagem a Ziraldo, autor que, presente em cada edição, se tornou parte indissociável da Bienal.
No Planeta Ziraldo, seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.
A Bienal do Livro Rio terá pela primeira vez, em sua 16ª edição, um salão de negócios (agent center). Atendendo a uma demanda do mercado, o espaço receberá agentes literários e profissionais do livro de várias partes do mundo.
O evento estará aberto à visitação escolar. Bienal. Serão seis dias destinados ao programa: 30 de agosto e 2, 3, 4, 5 e 6 de setembro. Este ano as inscrições foram realizadas em tempo recorde: em apenas duas horas em meia as instituições de ensino do Rio de Janeiro cadastraram 170 mil alunos para a visitação escolar.
Os ingressos para a Bienal podem ser adquiridos antecipadamente pelo site www.ingressomais.com.br ou no local. O valor da entrada é de R$ 14, enquanto estudantes e maiores de 60 anos pagam meia.
Professores, profissionais do livro e bibliotecários têm acesso gratuito ao evento por meio do cadastramento no site da Bienal e apresentação de documento de identificação e comprovante de profissão na bilheteria do Riocentro.
O horário de funcionamento ao público é das 13h às 22h nesta quinta-feira; das 9h às 22h nos demais dias úteis; e das 10h às 22h nos finais de semana.

Rock in Rio 2013 começa na 6ª feira com expectativa de atrair 600 mil pessoas

A 13ª edição do Rock in Rio, um dos maiores festivais de rock do mundo, começa na sexta-feira no Rio de Janeiro com todas as 595 mil entradas esgotadas para as sete noites de música, que terão atrações como Metallica, Iron Maiden, Slayer, Bon Jovi, Sepultura e Beyoncé.
A edição de 2013 tem apresentações programadas para os dias 13,14,15,19,20,21 e 22 de setembro, assim como diferentes atrações para os 85 mil presentes que são esperados todos os dias na Cidade do Rock, um espaço de 150 mil metros quadrados na zona oeste da cidade.
O festival, qualificado por seus organizadores como o maior do mundo, começa na sexta-feira com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica Brasileira que, ao ritmo de rock, dará as boas-vindas à Ivete Sangalo, ao DJ francês David Guetta e à estrela principal da noite, a americana Beyoncé.
Guetta, ganhador de três prêmios Grammy pelas músicas eletrônicas que colocou entre as mais vendidas do mundo, será o primeiro DJ a se apresentar no palco principal do Rock in Rio.
O primeiro dia do festival contará com um concerto em homenagem a Cazuza, que morreu em 1990 vítima de Aids.
Após uma primeira noite dedicada à música popular brasileira e ao pop internacional, o Rock in Rio ganhará baterias e guitarras no sábado com The Offspring e Marky Ramone, Muse, Thirty Seconds To Mars e Florence and The Machine.
O primeiro fim de semana do festival terminará no domingo com o dia menos roqueiro desta edição. Justin Timberlake, Alicia Keys, George Benson e Jota Quest serão os protagonistas dessa noite.
Por outro lado, na quinta-feira da próxima semana, o rock pesado ganha espaço com Metallica, Alice in Chains e Ghost B.C., que terão a companhia de Sepultura e Rob Zombie.
No dia seguinte, o ritmo volta de forma mais suave com a apresentação de Bon Jovi, que confirmou presença no Rio apesar de ter cancelado a maioria dos shows marcados neste mês na América do Sul. Nessa mesma noite, Nickelback, Matchbox Twenty e Ben Harper também se apresentam.
A principal atração do sábado, dia 20, será o veterano americano Bruce Springsteen, de quem é esperado um concerto de até três horas e que será precedido por Philip Phillips, John Mayer e Skank.
E no domingo da próxima semana, para fechar com chave de ouro, o Rock in Rio voltará a ver shows de Iron Maiden, Avenge Sevenfold e Slayer. Essa mesma noite também terá as apresentações do Sepultura, Destruction e Krisiun.
A Cidade do Rock, construída no Parque dos Atletas que o Rio de Janeiro preparou para os Jogos Olímpicos de 2016, contará com dois palcos principais (Mundo e Sunset) e com três secundários, um dedicado à música eletrônica, outro à música popular e o último aos populares bailes de rua, em onde serão promovidos concursos e 'batalhas'.
O complexo também contará com atrações como uma montanha-russa, uma tirolesa que atravessará de lado a lado o principal palco, uma enorme roda-gigante e outras atrações mecânicas, assim como restaurantes e lojas temáticas.
A anterior edição do festival no Rio de Janeiro, em 2011, atraiu em sete dias cerca de 700 mil pessoas para ver grupos como Metallica, Coldplay, Maná, Snow Patroll, Rede Hot Chili Peppers e Guns N'Roses, e cantares como Elton John, Stevie Wonder e Shakira.
Os organizadores, no entanto, decidiram reduzir neste ano de 100 mil para 85 mil pessoas a capacidade de cada noite a fim de facilitar o trânsito e aumentar a comodidade.
A edição deste ano será a 13ª do festival e a quinta no Rio de Janeiro, onde o evento nasceu em 1985, antes de começar a passar por cidades como Madri e Lisboa.
As autoridades do Rio de Janeiro calculam que o festival atrairá cerca de 300 mil turistas e terá um impacto econômico de cerca de US$ 480 milhões, valor 15% superior ao de 2011.

Mesmo sem grandes astros, Palco Sunset levanta público ao abrir o Rock in Rio


Após dois anos de espera e diante de um visível contraste - entre as reclamações em torno das atrações e as 595 mil entradas esgotadas -, o Rock in Rio abriu sua 13ª edição (a quinta em terras cariocas) nesta sexta-feira 13 longe da essência de outros tempos, mas convenceu o publico antes dos principais shows, de Ivete Sangalo, David Guetta e Beyoncé.
Apesar do forte calor na Cidade do Rock, no bairro da Barra da Tijuca - a sensação térmica na sombra era de 40 graus -, o público começou a chegar a partir das 14h e, pouco antes do anoitecer, os 150 mil metros quadrados do espaço construído no Parque dos Atletas já estavam praticamente dominados pelas 85 mil pessoas esperadas - não mais 100 mil, como em 2011.
Mesmo com a redução de público, que não evitou o problema das longas filas de até 6 horas para se jogar na tirolesa, por exemplo, o festival espera receber 600 mil pessoas (300 mil só de turistas) até o próximo dia 22. Os organizadores calculam que essa edição movimentará mais de R$ 1 bilhão, um valor 15% superior ao da última edição no Rio.
'Foi difícil chegar, mas isso aqui está lindo. Cheguei cedo para aproveitar os brinquedos do parque, a 'rua rock' (Rock Street, uma temática rua londrina cheia de atrações) e arrumar um bom lugar para o show da Ivete', declarou Ângela Souza, que veio do Espírito Santo de ônibus para o festival. 'É aproveitar o fim de semana aqui e ir para casa', completou.
Quem optou por chegar cedo, além de evitar os previsíveis transtornos da chegada ao local, também pôde aproveitar as atrações do Sunset, o palco alternativo que abriu o festival com quatro curiosos encontros: Flávio Renegado e Orelha Negra, Vintage Trouble e Jesuton, Maria Rita e Selah Sue e, por fim, Living Color e Angélique Kidjo.
Após o primeiro deles, que misturou o hip-hop brasileiro e português com uma Cidade do Rock ainda vazia, a banda californiana Vintage Trouble entrou em cena e levantou o público com uma explosiva mistura de rock e blues no palco que abrigará 58 artistas em 32 shows ao longo dos sete dias de festival.
'Acompanhamos o Rock in Rio pela televisão e hoje estamos realizando um sonho', afirmou o animado vocalista Ty Taylor, que veio acompanhado de Nalle Colt (guitarra), Rick Barrio Dill (baixo) e Richard Danielson (bateria) e não poupou elogios ao descrever a convidada Jesuton, cantora britânica radicada no Rio de Janeiro.
Com um sorriso aberto e cheia de swing, a cantora que ganhou fama nas ruas da cidade trouxe brasilidade ao encontro e, até por isso, ganhou os presentes com sua sonoridade. Uma versão de 'Mais Que Nada', canção de Sergio Mendes imortalizada na voz de Jorge Ben Jor, coroou sua boa apresentação.
Na sequência, com o Palco Mundo já aberto, quem assumiu o Sunset foi a cantora belga Selah Sue, que, logo após apresentar seu 'Raggamuffin' ao público, anunciou o esperado nome de Maria Rita, talvez o mais conhecido do primeiro dia do Sunset entre os brasileiros.
A parceria entre as duas surpreendeu e agradou bastante. A filha de Elis Regina assumiu as rédeas e deu sequência a um swingado show. Esbanjando carisma, a cantora apresentou alguns de seus principais hits e, já de noite, encerrou a apresentação pontualmente, assim como as demais.
Por fim, quando o palco se mostrava realmente alternativo, tendo em vista que muitos preferiram ficar guardando lugar para as principais atrações, o Living Colour assumiu o (des)controle da noite e fez uma memorável exibição, com direito a um passeio junto ao público e tudo mais.
Com sua inconfundível mistura de funk metal, a banda americana formada ainda em 1984 começou o show com uma sequência alucinante ('Cult of Personality', 'Middle Man' e 'Desparate People'), sem falar na presença de palco do veterano vocalista Corey Glover, que, por sinal, estava na plateia quando chamou Angélique Kidjo. A diva africana trouxe regionalidade ao som do quarteto e fechou o palco Sunset com chave de ouro.
'Esse palco é o melhor do Rock in Rio. Aqui você verá uma nata de artistas excepcionais, mas todos fora da grande mídia. Essa sacada de formar encontros foi ótima para integrar os ritmos e fazer uma festa só. Já o Living não é melhor e nem pior que Beyoncé, é único e por isso está aqui', declarou o animado carioca Marcus Hill, que se disse 'vizinho da Cidade do Rock'.

Com casa cheia, Rock in Rio fecha primeira noite com Ivete, Guetta e Beyoncé

Após uma agradável tarde de muita música e sol, o público enfim tomou os 150 mil metros quadrados do Parque dos Atletas, e a 13ª edição do Rock in Rio (a quinta em terras cariocas) correspondeu à expectativa dos 85 mil presentes com as três principais atrações da primeira noite: o 'furacão' Ivete Sangalo, o 'deus balada' David Guetta e a 'diva das divas' Beyoncé.
Embora as atrações anunciadas tenham recebido muitas críticas, principalmente em relação aos citados destaques do dia de abertura, dedicado à música brasileira e ao pop internacional, as 595 mil entradas disponíveis estavam esgotadas desde abril e o público presente realizado em ver de perto o que queria, seja micareta, balada ou uma megaprodução internacional.
Se o palco Sunset empolgou os mais alternativos com seus encontros, o palco Mundo - o principal do festival - encheu a casa e contagiou a multidão, mesmo na ousada exibição da Orquestra Sinfônica Brasileira, que, junto ao peso da guitarra e da bateria, tocou Richard Strauss ('Assim Falou Zaratustra'), a quinta sinfonia de Beethoven em Dó Menor e as Bachianas de Villa-Lobos com arranjos de Nelson Ayres.
Alternando entre a regionalidade de Luiz Gonzaga e o peso do Iron Maiden ('Wasted Years'), a Orquestra Sinfônica Brasileira, com todos os instrumentistas em cena, abriu o palco principal e agradou muito em sua exibição, chegando a emocionar em alguns momentos, mesmo sem a pirotecnia dos shows posteriores.
Na sequência, intercalado com as atrações do Sunset, o show da vez no palco Mundo reuniu um expressivo time de artistas nacionais para prestar uma merecida homenagem a Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, que, por sinal, esteve na primeira edição do festival (em 1985) ao lado do Barão Vermelho.
No palco, nomes como Ney Matogrosso, Maria Gadú, Bebel Gilberto, Paulo Miklos e Rogério Flausino (Jota Quest) interpretaram as canções do eterno ídolo no show intitulado 'Cazuza - O Poeta Está Vivo', que traz curadoria de Frejat, o comandante do encontro. Apesar da gritante presença do público jovem, os hits do rock dos anos 1980 funcionaram bem.
O inédito palco Eletrônica, que, por atrair um público cada vez maior, deixou de ser arena neste ano, também funcionou como uma alternativa para a minoria que não foi presenciar a 'headliner' Beyoncé e o francês David Guetta, o primeiro DJ a se apresentar no palco principal do festival e um dos nomes mais contestados desta edição.
'Vou ser sincera, ele não faz a menor diferença para mim. Veio só para esquentar a pista para a nossa diva, linda e absoluta', declarou a carioca Vanessa Lima, que, mesmo ao lado do marido, não conseguia se conter com a oportunidade de ver a cantora americana. 'Sei não, eu sou mais a Ivete', rebateu o 'maridão' Aldo Aguiar.
Veterana no Rock in Rio, a baiana Ivete Sangalo, que esteve na última edição e já participou do festival tanto em Madri como em Lisboa (onde se apresentará no ano que vem), subiu ao palco e 'micaretou' a noite com seus velhos hits e alguns ousados 'covers', como 'Love Of My Life', do antológico Queen. Ivete pode não agradar a todos, mas botou a galera para pular com as mesmas 'Arerê', 'Festa' e 'Acelera Aê'.
Antes da aguardada exibição da estrela da noite, o palco Mundo ainda recebeu o 'deus balada' - como dizia a camiseta de um fã - David Guetta, que, mesmo com os equipamentos ligados, agitou menos que o axé da Ivete. Talvez a ideia de situá-lo fora do Eletrônica não tenha feito sucesso, mesmo diante de todo apelo pop e dos clichês do francês.
Diante de uma plateia (ou pista) inteiramente cheia, entre o sobe e desce de volume típico de Guetta, gritos pediam o início do show de Beyoncé, previsto para começar somente às 0h05 - fora o já imaginado atraso, de apenas 15 minutos. Até então, mesmo diante do cansaço, ninguém ali pensava na volta para casa, nem mesmos os maridões ou paizões.
Dentro da turnê brasileira de 'The Mrs. Carter Show', que arrancou muitos elogios em Fortaleza e Belo Horizonte, a senhora Jay-Z (Shawn Corey Carter) subiu ao palco e, para delírio dos fãs presentes, apresentou um grandioso espetáculo de luzes, som, vídeos e, até mesmo, cascata de fogos. Até quem questionou a vinda da diva pop gostou do que viu.
Após quase quatro anos desde sua última visita, a cantora americana, acompanhada da banda Suga Mama e sob as precisas coreografias de Frank Gatson, matou as saudades do público com seus inúmeros hits, caso de 'Who Run the World? (Girls)', que abriu o show. Depois, em um repertório de 17 músicas, vieram 'End of Time' (do último álbum '4'), 'If I Were a Boy', 'Get Me Bodied' e 'Baby Boy', entre outras não menos conhecidas.
No final da noite, antes de um final apoteótico junto aos fãs com 'Halo' e diversas trocas de figurino, Beyoncé apresentou uma sequência de tirar o fôlego, com 'Irreplaceable', 'Crazy in Love', 'Single Ladies', 'Grown Woman' e uma 'intro' de 'I Will Always Love You', em homenagem a Whitney Houston, que morreu no ano passado.
Para quem achou que já tinha visto de tudo na noite, a cantora americana surpreendeu no 'bis' e ainda entrou no chamado 'Passinho do Volante', com o pegajoso 'Ah, Lelek Lek Lek'. 'Foi o melhor show da minha vida. Se pudesse, iria para São Paulo (dia 15/09) e Brasília (17)', declarou Juliana Oliveira em menção aos outros dois shows da diva no Brasil. 'Ela é a diva das divas', finalizou a carioca.


The Offspring supera as expectativas e se destaca no Rock in Rio

A banda americana The Offspring superou neste sábado todas as previsões dos organizadores do Rock in Rio e fez um show cheio de adrenalina, no qual repassou todos seus grandes sucessos dos anos 90.
The Offspring tocou pouco mais de uma hora no palco Sunset, uma decisão da organização que causou estranheza nos fãs do grupo, que abarrotaram o espaço menor e se espremeram para acompanhar o rock mais próximo do punk da banda.
O show foi aberto com 'All I Want', com a qual milhares de presentes começaram a pular com a energia própria do grupo californiano.
Não faltaram músicas mais fáceis para cantar como 'Why Don't Get a Job?' e 'Can't Get My Head Around You', além dos hits 'Pretty Fly (For a White Guy)' e 'The Kids Aren't Alright', com a qual a banda encerrou sua apresentação.
O público superou amplamente a capacidade do espaço situado em frente ao palco Sunset, por isso que muitas pessoas ficaram exprimidas e outros muitos tiveram que se conformar em ficar nas laterais, onde o som dos alto-falantes não chegava com força.
Uma parte dos espectadores pediu, sem sucesso, que aumentasse o volume da música de um dos shows mais animados até agora nos dois primeiros dias do Rock in Rio.
O Rock in Rio começou nesta sexta-feira e se estenderá por sete dias, entre este fim de semana e o próximo. 

Ministério do Trabalho exonera dois funcionários investigados por corrupção

O Ministério do Trabalho do Brasil anunciou nesta terça-feira a exoneração de dois servidores investigados por participação em uma rede de corrupção que teria desviado R$ 400 milhões dos cofres públicos.
Os funcionários destituídos são Geraldo Riesenbeck, até então coordenador de contratos e convênios da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, e o assessor Anderson Brito Pereira, que trabalhava no gabinete do ministro do Trabalho, Manoel Dias.
Até o momento a operação Esopo, da Polícia Federal, que investiga fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em dez estados e no Distrito Federal, já prendeu 22 pessoas.
O secretário-executivo do ministério, Paulo Roberto Pinto, também está sendo investigado e ontem prestou depoimento, mas foi liberado. O dirigente nega participação no caso e de acordo com nota divulgada pelo ministério do Trabalho continua exercendo seu cargo.
Segundo a Polícia Federal, as licitações fraudadas eram concedidas a empresas que nunca forneciam os serviços contratados ou que realizam o estipulado mas superfaturavam preços.
Segundo a investigação, as fraudes ocorreram nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo, Ceará, Amapá, Paraná, Roraima, Pernambuco e no Distrito Federal.
Em dezembro de 2011, um escândalo de fraudes em licitações custou o cargo do então ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que se viu obrigado a renunciar.

Ministério do Trabalho exonera dois funcionários investigados por corrupção

Ministério do Trabalho suspende por 30 dias repasse de recursos a programas da pasta

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, informou neste sábado (14) que foi suspenso por 30 dias o repasse de recursos para convênios da pasta, até que sejam concluídos os levantamentos que identificarão a situação de cada contrato. A medida foi anunciada após longa reunião do ministro com equipe de técnicos, assessores e secretários, em Brasília.
'Vamos verificar [os convênios] um por um e cancelar de imediato os convênios de qualificação firmados e não iniciados', disse o ministro. Manoel Dias anunciou também novas modalidades de repasse de recursos para a execução das políticas de trabalho e emprego, em substituição aos atuais convênios do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e da Economia Solidária.
Conforme nota divulgada no fim da tarde pelo ministério, as ações de qualificação previstas nos programas ProJovem Trabalhador e Plano Nacional de Qualificação passarão a ser executadas sob nova modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, denominada Pronatec Trabalhador, em estreita parceria com o Ministério da Educação.
A nota destaca, entre as novidades do Pronatec Trabalhador, a delimitação da oferta de vagas de cursos de qualificação em ocupações demandadas pelo mercado de trabalho; a qualificação profissional dos trabalhadores atendidos na rede Sine, especialmente os beneficiários do seguro-desemprego e pessoas com deficiência; a oferta em cursos alinhados aos contratos de aprendizagem profissional; a qualificação de jovens atualmente beneficiários do ProJovem Trabalhador; a intermediação e inserção no mundo do trabalho e a certificação profissional como reconhecimento do saber adquirido pelo trabalhador.
Segundo a assessoria de imprensa, durante todo o sábado, técnicos e dirigentes do ministério analisaram informações de relatórios gerenciais dos sistemas de acompanhamentos dos convênios firmados pela pasta. Dados oficiais indicam a existência de 408 convênios ativos, que somam investimentos de R$ 836,7 milhões, dos quais R$ 658,3 milhões referem-se a convênios firmados com entes da Federação e R$ 178,4 milhões diretamente com entidades privadas sem fins lucrativos ou universidades.
Quanto à Operação Esopo, da Polícia Federal, o Ministério do Trabalho diz que os convênios firmados com o Instituto Mundial de Desenvolvimento e Cidadania (IMDC) tiveram os pagamentos suspensos em maio de 2011 e encontram-se em análise de prestação de contas. Sobre os contratos do instituto com estados e municípios para ações de qualificação profissional, a assessoria de imprensa informou que cabem a estes os procedimentos de licitação e contratação e destacou que o ministério recomenda a imediata suspensão de pagamentos à instituição.

Brasil deve atingir meta de redução do desmatamento antes de 2020, diz secretário

O Brasil deve atingir antes do fim do prazo a meta de reduzir em 84% o desmatamento, principal fonte das emissões de gases de efeito estufa no país, disse hoje (28) o secretário Nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Carlos Klink. Sem informar ano exato, ele disse que o país chegará antes de 2020 a um patamar inferior a 4 mil quilômetros desmatados por ano, compromisso estabelecido na Conferência do Clima de Copenhague, em 2009.
'No ano passado, já chegamos a 4,5 mil quilômetros quadrados de desmatamento. Temos que atingir 4 mil e manter, que é muito importante. Mas nossa meta continua sendo a de nos reportarmos às Nações Unidas em 2020', declarou Klink, que participou da abertura do 7º Fórum Latinoamericano de Carbono.
De acordo com Klink, a queda do desmatamento corresponde a 60% da redução de emissões brasileiras, que precisam cair entre 36% e 39% até 2020. Para o secretário, o impacto também será global. 'Como um estudo que saiu da Rio+20 aponta, vai haver um déficit de emissões em 2020, e nós vamos cobrir metade desse déficit com a nossa redução. O Brasil está dando uma contribuição global e quer ser reconhecido e valorizado por isso'.
Apesar disso, Klink reconhece que em alguns setores vêm ocorrendo aumento de emissões, que já eram previstas. 'Alguns setores cresceram suas emissões, mas isso não se compara às emissões reduzidas no desmatamento. Isso não significa que não tenhamos que prestar atenção nisso. A agricultura e energia, principalmente, são os que dão uma subidinha. Por isso, temos planos setoriais específicos para indústria, energia e principalmente agricultura'.
Em um ano em que as usinas termelétricas foram a solução para as condições climáticas desfavoráveis às hidrelétricas e em que usinas a carvão entraram com peso nos leilões de geração de eletricidade para os próximos anos, o secretário não nega que essas são preocupações e diz que é preciso debater a questão da energia com a sociedade. 'Pelo lado das emissões, é claro que isso é uma preocupação, mas, se a intenção é manter uma matriz energética diversificada, é um debate que o país tem que fazer. Por um lado, não estamos permitindo a construção de hidrelétricas, e temos que oferecer energia'.
Com redução do desmatamento concentrada principalmente na Amazônia, a secretaria trabalha agora para lançar o monitoramento sistemático do desmatamento no Cerrado. 'Estamos financiando com o Fundo da Amazônia outros países da América Latina para que façam o monitoramento com tecnologia nossa. Estamos monitorando o Cerrado, e lá o desmatamento também caiu, mas estamos mais atrasados. A Caatinga também tem preocupado, mas caminha para a redução', disse, acrescentando que o uso da vegetação como lenha e empreendimentos empresariais são a principal ameaça ao último bioma.

Novo escritório da ONU na América Latina prioriza Mecanismo de Desenvolvimento Limpo

Novo escritório da ONU na América Latina prioriza Mecanismo de Desenvolvimento Limpo

As Nações Unidas fecharam um acordo com o Banco Latino-Americano de Desenvolvimento para aumentar a participação dos países da região em projetos de energia limpa. A parceria foi selada junto a Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) e se refere ao centro regional de colaboração para o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que será inaugurado no dia 1º de setembro, em Bogotá, capital da Colômbia.
A secretária-executiva da UNFCCC, Christiana Figueres, destacou que o MDL já mostrou o que pode ser alcançado quando os mercados são usados como incentivo à ação voltada para às mudanças climáticas e para o desenvolvimento.
O objetivo do escritório regional na Colômbia é ajudar com uma série de futuros projetos na América Latina que priorizem o combate às alterações do clima.
A iniciativa é parte do Protocolo de Kyoto para reduzir emissões de gases nocivos em países em desenvolvimento, adquirindo, assim, as reduções certificadas de emissões, conhecidas como CER.
Metas
Cada CER é equivalente a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2). As emissões podem ser comercializadas, vendidas e usadas por países industrializados para cumprir com as metas ambientais.
O centro em Bogotá será o quarto do gênero apoiado por um banco regional de desenvolvimento. O primeiro foi criado na África em 2012, em Lomé (Togo), acompanhado por um segundo em Kampala (Uganda). Já no Caribe, os projetos são centralizados no escritório de Saint George's (Granada).

Brasil, África do Sul, China e Índia discutem proposta conjunta para COP 19

Representantes do Brasil, África do Sul, Índia e China, bloco conhecido como 'Basic', se reunirão amanhã e na segunda-feira em Foz do Iguaçú para discutir uma proposta conjunta a ser levada à Conferência das Partes de Mudanças Climáticas (COP 19), prevista para ocorrer de 11 a 22 de novembro na Polônia.
A reunião ministerial, presidida pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, visa a elaboração de um documento que será na COP19, que neste ano será realizada em Varsóvia.
Na reunião de Foz do Iguaçú, cidade situada na divisa com a Argentina e Paraguai, o Brasil apresentará um relatório sobre a redução do desmatamento na Amazônia, informaram à Agência Efe fontes do Ministério do Meio Ambiente.
Negociadores e analistas técnicos dos outros três países também apresentarão relatórios particulares, como os de redução de emissão de gases até 2020.
Criado em 2007, o 'Basic' cria expectativas nas discussões ambientais dentro dos países emergentes por se tratar de nações com grandes povoações e riquezas naturais. No entanto, a Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas será realizada em 2015 em Paris.
Em Foz do Iguaçú, o encontro começará no domingo com uma reunião técnica sob os princípios da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC) e seu Protocolo de Kyoto.
Já na segunda-feira, participarão os ministros ou seus representantes, em uma reunião presidida pela ministra do Meio Ambiente e o vice-chanceler Eduardo dos Santos.

Ministério Público do Rio quer interditar imóveis usados na exploração de caça-níqueis

O Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro quer interditar três imóveis localizados na Avenida Cônego de Vasconcelos, 1.270, Rua Agrícola, 696, e Rua da Fiação, 207, em Bangu, na zona oeste da capital fluminense.
O MP também pede a interdição da casa de número 1.040 da Rua Fonseca, no mesmo bairro. De acordo com o órgão, este imóvel fica no mesmo endereço onde, em 1994, funcionava a 'fortaleza' do contraventor Castor de Andrade, estourada em operação do Ministério Público. No local, naquela época, os promotores encontraram uma 'lista do bicho' contendo registros de pagamento de propina.
Segundo o MP, os quatro imóveis eram usados por uma quadrilha envolvida na exploração de caça-níqueis. O pedido de interdição será feito por meio de um requerimento cautelar à Justiça do Rio.
Os locais foram alvos de uma operação ocorrida na manhã de ontem (21), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP e pela Polícia Militar (PM). Na operação 23 pessoas, entre elas policiais militares, foram presas.
O Ministério Público também vai pedir a suspensão das atividades da empresa Ivegê, controlada pelo contraventor Fernando Iggnácio, que tinha sede e filiais nesses endereços.

Reforma do Museu Nacional de Belas Artes deve ser concluída até 2015

 A partir de 2015, os visitantes do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) deverão encontrar o prédio da Avenida Rio Branco, no centro do Rio, completamente reformado e com a incorporação de novos ambientes, que agregarão a marca da contemporaneidade à instituição. No mês em que o edifício projetado para ser a então Escola Nacional de Belas Artes completa 105 anos de construção, o MNBA comemora o recebimento de uma verba de R$ 20 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para as cidades históricas. Os recursos permitirão ao museu concluir as obras de restauração que iniciaram em 2004.
O valor histórico do prédio, projetado pelo arquiteto Adolfo Morales de Los Rios, foi o que possibilitou a inclusão do MNBA no PAC 2. Localizado na Cinelândia, o edifício integra, juntamente com duas importantes instituições culturais - o Theatro Municipal e a Biblioteca Nacional - um conjunto arquitetônico construído no início do século 20, por ocasião da reforma urbana executada na gestão do prefeito da então capital federal, Pereira Passos.
A verba foi concedida ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que fará a disponibilização desses recursos ao MNBA por etapas, na medida em que forem avançando os projetos de reforma. 'Nós vamos fazer as licitações e todo o acompanhamento, mas a fiscalização será do Iphan, assim como de todos os demais projetos do PAC 2 das cidades históricas', explicou a diretora do museu, Mônica Xexéo, em entrevista à Agência Brasil.
Segundo ela, a primeira etapa, com início previsto para este ano, compreende dois projetos. 'Vamos fazer a restauração da pintura de Jean Léon Pallière, neto do arquiteto Grandjean de Montigny [membro da Missão Artística Francesa, trazida por Dom João VI no início do século 19] que estava colada no teto da antiga Academia Imperial de Belas Artes, antecessora da Escola Nacional de Belas Artes e do próprio museu, e a restauração da fachada lateral, da Rua Heitor de Melo'.
O MNBA também está em fase final de negociações com a Prefeitura do Rio para a adoção da Heitor de Melo, uma pequena rua que liga a Avenida Rio Branco à Rua México e que hoje é utilizada apenas como estacionamento. O objetivo é gradear a rua, que passaria a ser uma área externa do museu.
Uma outra restauração com início previsto para janeiro de 2014 é a do hall de entrada do museu. Será feita uma decapagem, que deverá revelar a decoração original, escondida sob a pintura feita na década de 1920. Após este trabalho, com prazo previsto para um ano, o hall de entrada será climatizado e ganhará uma porta em vidro temperado, para proteger o ambiente da poluição, inclusive sonora, da movimentada Avenida Rio Branco.
O projeto mais ambicioso, no entanto, é o da reforma das cúpulas do museu. Elas são três, uma central e as outras duas laterais, sobre a fachada principal, e nunca foram utilizadas. 'Na época em que o prédio era todo ocupado pela Escola de Belas Artes, as cúpulas serviam para a iluminação do quarto andar, fundamental para os ateliês. Esta iluminação pela cúpula foi cortada na década de 60, quando a escola foi transferida para o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, e agora vamos fazer uma ocupação desse espaço', explicou Mônica Xexéo

Centenas de milhares de relíquias intactas são encontradas no centro do Rio

A arqueologia brasileira descobriu recentemente um acervo único de artefatos de diferentes períodos históricos, no coração da capital fluminense. A descoberta do sítio arqueológico ocorreu ao longo dos últimos seis meses, durante escavações para novas estações do metrô, ao lado da antiga estação de trens da Leopoldina.
Parte do material foi apresentada nesta semana à imprensa. Dentre as relíquias, frascos de vidro intactos com conteúdo original, artigos domésticos, como desodorante e escova de dente. Uma, inclusive, com a inscrição em francês 'Sua majestade o imperador do Brasil', que pode ter pertencido a Dom Pedro II.
De acordo com o responsável pela pesquisa, Cláudio Prado de Mello, os objetos, que vão desde o século XVII até o fim do período Imperial (século XIX), impressionam não apenas pela quantidade, que pode ultrapassar 800 mil peças, como também pela qualidade e a integridade das peças.
'A arqueologia está perplexa, estamos encontrando uma quantidade não só imensa, mas inusitadamente bem preservada. Por ser uma área pantanosa e como o local passou por aterramento também com material orgânico, acabou preservando peças inteiras, intactas, sem nenhuma fratura, uma lasca', comemorou o arqueólogo.
Historiadores já tinham notícia de que a área servia de descarte de resíduos provenientes do palácio imperial. Para Mello o achado é uma oportunidade única da sociedade estudar seu passado por meio de evidências do cotidiano das pessoas que viveram nesses períodos. 'É interessante estudar as coisas simples da vida das pessoas para reconstituir esse cotidiano que a gente não registra. O desodorante, a caixinha de pasta de dente, ninguém guarda para deixar de herança', comentou ele. 'A arqueologia está resgatando pedacinhos dessas vidas e vai ter a oportunidade de estudar, processar essa informação e recontar a história dessa sociedade', contou ele.
No local, funciona temporariamente uma fábrica de anéis de concreto para a construções dos túneis do metrô. A escavação foi interrompida devido ao cronograma da obra e deve ser retomada em 2016, quando as estações estiverem prontas e o local limpo para a pesquisa arqueológica.
'Cobrimos todas as trincheiras com camadas diferentes para ficar bem discernível no futuro até onde a arqueologia foi e quando a obra acabar e a fábrica [for desativada] no final de 2015, esse material vai ser retirado, essa camada será removida e o empreendimento vai devolver para a arqueologia o sítio da forma que deixamos'.
A equipe conta atualmente com mais de 30 profissionais e vai se dedicar agora a limpar as peças recolhidas e reunir as peças quebradas. Enquanto as obras estiverem em curso, a concessionária do metrô, está custeando o trabalho de laboratório, a análise do material e a pesquisa histórica.
Outras preciosidades encontradas nas escavações são um aqueduto subterrâneo, que provavelmente foi construído sob o comando de Dom João VI, no início do século XIX, e vestígios do Matadouro Imperial de São Cristóvão, local de abate de animais, chancelado pelo governo imperial (de 1853 e a 1881).

Empresária conta como descobriu cemitério de escravos, ao reformar casa

Empresária do ramo da dedetização, Ana Maria de la Merced Guimarães, nunca imaginou que a compra do imóvel na rua Pedro Ernesto, nº 36, no bairro da Gamboa, zona portuária do Rio, mudaria radicalmente sua vida, a de seu marido, Petruccio, e das três filhas. Em 1996, durante uma reforma, a família descobriu ossadas debaixo da casa. A princípio, desconfiou que fossem de cachorros, até encontrarem várias arcadas dentárias humanas.
'Quando encontrei uma arcada dentária de criança fiquei assustada. Pensei em uma chacina, que alguém havia matado a própria família. Pensei o pior. Liguei para minha advogada, que ligou para um delegado. Depois, com a cabeça fria, lembramos que a Gamboa é uma região histórica', contou.
A casa de Merced e dezenas de outras casas do bairro haviam sido construídas por cima de um cemitério de escravos do século 17. Após pesquisas e estudos dos artefatos, descobriu-se que a maioria dos mortos enterrados eram crianças e pré-adolescentes. Por esse motivo, o cemitério ficou conhecido como Pretos Novos (criado em 1769 e extinto em 1830). Lá foram enterrados, em covas coletivas, escravos que não resistiam à longa viagem nos navios negreiros vindos da África.
'Este cemitério era conhecido por poucos, esquecido por todos. Um passado funesto, mas importantíssimo para a nossa cidade. Isto representa o holocausto negro. Aqui embaixo estão enterradas milhares de pessoas. A maioria pré-adolescente. Isto aqui representa um crime contra a humanidade e não pode ser esquecido', declarou Merced. Além das ossadas, também foram encontradas cerâmicas e conchas.
A notícia sobre a existência de um cemitério de escravos acabou atraindo visitantes do Brasil e de outros países interessados em saber mais sobre a história envolvendo as mortes e o local. 'Passamos a abrir a casa para pesquisadores, estudantes, jornalistas, uma média de dez a 15 pessoas por mês'. Novos amigos surgiram, assim como a admiração pelos artefatos e pela história.
Em 2005, ela e o marido compraram mais dois terrenos na mesma rua, um deles se tornou a sede do Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos, fundado naquele ano por Merced, amigos e estudiosos do tema. Dezessete anos depois, Merced e o marido são responsáveis pela manutenção e promoção do instituto, que é também uma galeria de arte e um museu memorial.
Em 2011, mais uma surpresa: na busca por mapear o cemitério, arqueólogos descobriram um sambaqui, sítio pré-histórico formado pelo acúmulo de conchas, moluscos, ossos humanos e animais de mais de 3 mil anos e vestígios do primeiro encontro entre indígenas Tupinambás e portugueses que aqui chegaram pela primeira vez.
A dedicação à causa custou à família sacrifícios que emocionam Merced até hoje. 'Fomos proibidos de fazer a obra e, em 1998, tivemos que sair correndo da casa, que ameaçava desabar por causa das escavações e das chuvas. Minhas filhas, na época adolescentes, tiveram que morar em um abrigo na nossa empresa até 2001', contou entre lágrimas. 'Isso ficou nas nossas mãos sem ninguém assumir esta responsabilidade'.
Hoje, o local também conta com um núcleo de pesquisa e oficinas de história sobre os pretos novos. Em 2012, mais de mil pessoas participaram das atividades promovidas pelo núcleo. A Companhia de Desenvolvimento Urbano e Portuário da prefeitura contribui com um pequeno aporte para cobrir os gastos com conta de luz, água e limpeza. A maior parte das receitas vem de doações e do bolso da família. A manutenção das janelas arqueológicas e produção de folhetos explicativos também são de responsabilidade da prefeitura, mas quem cuida e mantém aberto o lugar é Merced e o marido.