Na noite da última quarta-feira (19), o Facebook anunciou a maior aquisição da sua história, e a maior de uma empresa de tecnologia nos últimos 10 anos: a compta do Whatsapp por US$ 16 bilhões em dinheiro e ações da companhia, além de mais US$ 3 bilhões nos próximos 4 anos. Mas os números não chamam atenção apenas por sua totalidade. Quando comparamos o tamanho do serviço de mensagens antes desse negócio, é possível ver com mais clareza os valores que Mark Zuckerberg pagou.
Até ontem, o Whatsapp tinha como única fonte de receita o valor de US$ 0,99 anuais pagos por cada usuário um ano após o primeiro uso. O único investimento feito na companhia até o momento foram US$ 8 milhões, que, segundo o TechCrunch, teriam sido feitos pelo fundo Sequoia Capital e outros investidores. Com isso, o Facebook fez um pagamento de US$ 2,38 milhões para cada dólar que tinha sido investido no Whatsapp em sua história, o que representa um lucro de 237.999.900% sobre o valor investido pela Sequoia.
Outro destaque é a quantidade paga por cada funcionário o serviço de mensagens tinha. Até a véspera, o Whatsapp possuía apenas 55 empregados, ou seja, os US$ 19 bilhões representam US$ 345,45 milhões para cada funcionário.
Atualmente cerca de 450 milhões de pessoas utilizam o aplicativo todo mês, sendo que 1 milhão de novos usuários aderem ao Whatsapp todo dia. Para Zuckerberg, a expectativa é que o aplicativo atinja 1 bilhão de usuários. Com isso, o Facebook aceitou pagar aproximadamente US$ 42 para cada usuário do serviço de mensagens.
Para se ter uma ideia, o valor pago pelo Facebook no Whatsapp é 4,75 vezes maior do que o que a Disney pagou pela consagrada LucasFilm, empresa responsável pelas franquias de cinema Star Wars e Indiana Jones. Supera também o valor de diversas empresas brasileiras consagradas.
No ano passado, o Facebook já tinha feito uma grande aquisição - considerada a maior de sua história até aquela época - ao pagar US$ 1 bilhão pelo Instagram, valor que, na época, foi considerado elevado. Como comparação, em setembro de 2013, o Instagram possuía 150 milhões de usuários, ou seja, enquanto Zuckerberg pagou US$ 42 para cada usuário do Whatsapp, no cado do aplicativo de fotos foram apenas US$ 6,66.